Proposta de um modelo matemático para o dimensionamento de frota para transporte rodoviário de cargas de uma empresa de petróleo e gás
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30072 |
Resumo: | A região da bacia de Campos enfrentou nos últimos anos uma desaceleração econômica devido a crise e consequente redução de investimentos na região. Neste cenário, as empresas de exploração e produção de petróleo buscam reduzir custos, melhorar o aproveitamento de seus ativos e tornar seus processos mais eficientes a fim de se manterem no mercado. O presente trabalho surgiu da necessidade de reduzir custos na empresa estudada bem como atender de forma mais precisa a demanda do cliente. Neste contexto, o setor de logística offshore tem um papel significativo e foi alvo das medidas de redução de custos. Devido ao impacto nas operações na região foi necessário melhor planejamento a fim de reduzir custos desnecessários. Para isso, foi feita uma análise da demanda atual e frota de caminhões e proposto um modelo matemático com objetivo de auxiliar na tomada de decisão quanto ao tamanho ótimo da frota promovendo redução dos custos logísticos de transporte de carga em uma empresa de exploração e produção de petróleo. |
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Proposta de um modelo matemático para o dimensionamento de frota para transporte rodoviário de cargas de uma empresa de petróleo e gásDimensionamento de frotaModelagem matemáticaTransporte de cargaEngenharia de ProduçãoTransporte de cargasTransporte rodoviárioAnálise de custoIndústria petrolíferaFleet sizingMathematical modelingCargo transportA região da bacia de Campos enfrentou nos últimos anos uma desaceleração econômica devido a crise e consequente redução de investimentos na região. Neste cenário, as empresas de exploração e produção de petróleo buscam reduzir custos, melhorar o aproveitamento de seus ativos e tornar seus processos mais eficientes a fim de se manterem no mercado. O presente trabalho surgiu da necessidade de reduzir custos na empresa estudada bem como atender de forma mais precisa a demanda do cliente. Neste contexto, o setor de logística offshore tem um papel significativo e foi alvo das medidas de redução de custos. Devido ao impacto nas operações na região foi necessário melhor planejamento a fim de reduzir custos desnecessários. Para isso, foi feita uma análise da demanda atual e frota de caminhões e proposto um modelo matemático com objetivo de auxiliar na tomada de decisão quanto ao tamanho ótimo da frota promovendo redução dos custos logísticos de transporte de carga em uma empresa de exploração e produção de petróleo.The Campos basin region has faced an economic slowdown in recent years due to the crisis and consequent reduction of investments in the region. In this scenario, oil exploration and production companies seek to reduce costs, improve the utilization of their assets and make their processes more efficient in order to remain in the market. The present work arose from the need to reduce costs in the company studied as well as to meet more precisely the demand of the client. In this context, the offshore logistics sector plays a significant role and has been targeted for cost reduction measures. Due to the impact on operations in the region, better planning was needed to reduce unnecessary costs. For this, an analysis of the current demand and fleet of trucks was made and a mathematical model was proposed with the purpose of assisting in the decision making regarding the optimum size of the fleet, promoting reduction of the logistics costs of cargo transportation in a company of exploration and production of Oil and Gas.105 f.Rio das OstrasMeza, Edwin Benito MitaccTammela, IaraCruz, Luis Gustavo ZelayaCosenza, Harvey José Santos RibeiroVianna, Dalessandro SoaresMeza, Edwin Benito MitaccVianna, Dalessandro SoaresGonçalves, Juliana Siqueira2023-08-23T00:00:52Z2023-08-23T00:00:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGonçalves, Juliana Siqueira. Proposta de um modelo matemático para o dimensionamento de frota para transporte rodoviário de cargas de uma empresa de petróleo e gás. 2018. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30072Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-23T00:00:55Zoai:app.uff.br:1/30072Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:52.924556Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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