Do picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Edvan Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22279
Resumo: Este trabalho monográfico, pré-requisito para a obtenção do grau de licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - campus Niterói, busca traçar um paralelo entre as práticas escolares e as práticas circenses a fim de investigar as minhas suspeitas de que a arte circense é capaz de ofertar fortes contribuições à escola. Fundamentado na vivência empírica deste artista circense e subsidiada por intelectuais da educação e do circo, este trabalho busca traçar paralelos, encruzilhadas e contraposições entre a ethos, a arquitetura e os objetivos das práticas escolares e circenses. A busca da modernidade por uma escola que controle os corpos, que centre suas práticas na abstração mental e na competência intelectual se opõe às práticas do circo moderno de criação de espetáculos vivos que valorizem a cultura corporal e a produção de sentidos. A produção acadêmica acerca do circo e acerca do circo na escola, embora muito incipientes, tendem a deslocar a arte circense do lugar de arte e classificá-la no campo dos estudos em educação física. Aqui faço o esforço de realocar academicamente o circo no seu justo lugar entre as artes do espetáculo, além do esforço para superar o romantismo recorrentemente aplicado quando se fala em arte circense. Das contribuições ofertadas por este trabalho ao campo teórico, temos em especial os debates sobre como é possível relacionar a produção de uma aula e de um espetáculo no que se refere ao espaço físico e as formas, bem como a produção de sentidos em cada um destes espaços. Outra contribuição se encontra no par corpo discente e plateia a partir da administração das tensões geradas e da busca pela atenção de seu público. Por fim, uma das grandes contribuições para este trabalho vem da relação buscada entre o artista circense e o educador democrático de Paulo Freire
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