A ressignificação de Guapimirim-RJ a partir da narrativa turística e os desdobramentos ocorridos no território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Coelho Machado dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17023
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.10925107700
Resumo: Tomando a dimensão socioespacial do turismo como ponto de partida, investigou-se o processo de turistificação em Guapimirim, município da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro e que compõe a região turística Serra Verde Imperial. O intuito foi compreender como a narrativa turística proposta pela GuapimirimTur, primeira agência de turismo receptivo do município, dialoga e converge com o senso de pertencimento e a identidade territorial dos moradores, assim como com as tomadas de decisão do poder público municipal e do trade turístico local. Para o desenvolvimento desta investigação, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, como levantamento documental, pesquisas bibliográficas, questionário on-line (survey), entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e a observação participante. Evidenciou-se que o patrimônio natural, cultural e histórico do município, envolto de expressões que reforçam os sentimentos de orgulho, apropriação e pertencimento, compõe de maneira significativa a narrativa turística proposta pelo empreendimento social, que deu novamente visibilidade ao turismo local dentro e fora de Guapimirim, trazendo à tona a potencialidade do município e motivando outros atores e agentes a contribuírem com o trade turístico local. A partir disso, o poder público buscou acompanhar esta nova demanda e começou a investir mais esforços em relação à atividade, tratada também nesta pesquisa como um complexo fenômeno. É perceptível que o momento é apropriado para efetivar um planejamento turístico consistente no município com o envolvimento da população. Foi possível aferir também que há em curso transformações na percepção e na atitude de moradores com o território. A pesquisa evidencia ainda que a narrativa turística proposta pela agência impulsiona o processo de ressignificação em curso, contribuindo com a construção de uma nova identidade territorial em Guapimirim – que estaria deixando de ser um “lugar de passagem” para se tornar um destino turístico, conforme alguns moradores o compreendem
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Para o desenvolvimento desta investigação, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, como levantamento documental, pesquisas bibliográficas, questionário on-line (survey), entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e a observação participante. Evidenciou-se que o patrimônio natural, cultural e histórico do município, envolto de expressões que reforçam os sentimentos de orgulho, apropriação e pertencimento, compõe de maneira significativa a narrativa turística proposta pelo empreendimento social, que deu novamente visibilidade ao turismo local dentro e fora de Guapimirim, trazendo à tona a potencialidade do município e motivando outros atores e agentes a contribuírem com o trade turístico local. A partir disso, o poder público buscou acompanhar esta nova demanda e começou a investir mais esforços em relação à atividade, tratada também nesta pesquisa como um complexo fenômeno. É perceptível que o momento é apropriado para efetivar um planejamento turístico consistente no município com o envolvimento da população. Foi possível aferir também que há em curso transformações na percepção e na atitude de moradores com o território. A pesquisa evidencia ainda que a narrativa turística proposta pela agência impulsiona o processo de ressignificação em curso, contribuindo com a construção de uma nova identidade territorial em Guapimirim – que estaria deixando de ser um “lugar de passagem” para se tornar um destino turístico, conforme alguns moradores o compreendemTaking the socio-spatial dimension of tourism as a starting point, this study investigated the process of touristification in Guapimirim, a municipality in the metropolitan region of the Rio de Janeiro city that makes up the Serra Verde Imperial tourist region. The aim was to understand how the tourist narrative proposed by GuapimirimTur, the first receptive agency of the county, dialogues and converges with the sense of belonging and territorial identity of the residents, as well as with the municipal government’s and the tourist trade’s decision-making. In order to develop the research, which presents a qualitative approach and has an exploratory character, different methodologies were used, such as documentary survey, bibliographic research, online questionnaire (survey), semi-structured interviews, content analysis and participant observation. It became evident that the natural, cultural and historical heritage of the municipality, surrounded by expressions that reinforce the feelings of pride, appropriation and belonging, significantly composes the tourist narrative proposed by the social enterprise, which, once again, brought visibility to local tourism inside and outside Guapimirim, revealing the potential of the municipality and motivating other actors and agents to contribute to the local tourist trade. From this point forward, the government sought to follow this new demand and decided to devote more efforts towards the activity, also treated in this research as a complex phenomenon. It is noticeable that the present moment is appropriate to carry out consistent tourism planning in the municipality, involving the population. It was also possible to verify that there are ongoing transformations in the residents’ perception and attitude regarding the territory. The research also shows that the tourist narrative proposed by the agency drives the ongoing reframing process, contributing to the construction of a new territorial identity in Guapimirim. Hence, our city would no longer be a “place in the middle of the way”, it would become a tourist destination itself, as some residents already see it196fFratucci, Aguinaldo CesarBotelho, Eloise SilveiraFerreira, Helena Catão Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/1475340701101093http://lattes.cnpq.br/8489517667159662http://lattes.cnpq.br/2389958939659180http://lattes.cnpq.br/4337545097127302Santos, Rafael Coelho Machado dos2021-03-07T16:48:06Z2021-03-07T16:48:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rafael Coelho Machado dos. A ressignificação de Guapimirim-RJ a partir da narrativa turística e os desdobramentos ocorridos no território. 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/17023Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.10925107700CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T13:45:00Zoai:app.uff.br:1/17023Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-03T13:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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