Estudo do impacto da penetração de estações de recarga para veículos elétricos na rede de distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Luiz Felipe dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31621
Resumo: Com a crescente adoção de veículos elétricos, impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, surgem desafios significativos para a infraestrutura elétrica atual. A partir disso, o estudo explora as iniciativas brasileiras de eletrificação do transporte e destaca a importância de um planejamento eficaz para a implementação de eletropostos. Através de uma metodologia que inclui simulações e análises de fluxo de potência, este trabalho avalia as flutuações de tensão, o aumento da potência reativa e outros fatores relevantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem abrangente e integrada que considere variáveis técnicas relacionadas a rede de distribuição. Os resultados indicam que a categorização dos ramos da rede em mais ou menos vulneráveis é uma ferramenta eficaz para prever a estabilidade da tensão e as perdas de energia. Além disso, constatou-se que a inserção aleatória de eletropostos, ou em funções de otimização considerando apenas critérios geográficos e de demanda, pode não ser a estratégia mais eficiente, ressaltando a importância de planejar a operação dos eletropostos de forma mais alinhada com parâmetros elétricos. O desenvolvimento ilustra os desafios da implementação em massa de eletropostos, utilizando o modelo de simulação IEEE33, e destaca que cada caso real requer uma análise detalhada para avaliar o fluxo de potência, visando maximizar o desempenho e minimizar os impactos negativos. As conclusões apontam para a necessidade de uma abordagem integrada que considere as variáveis técnicas, comportamentais e regulatórias, além dos fatores de localização e demanda
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