Estudo do impacto da penetração de estações de recarga para veículos elétricos na rede de distribuição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31621 |
Resumo: | Com a crescente adoção de veículos elétricos, impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, surgem desafios significativos para a infraestrutura elétrica atual. A partir disso, o estudo explora as iniciativas brasileiras de eletrificação do transporte e destaca a importância de um planejamento eficaz para a implementação de eletropostos. Através de uma metodologia que inclui simulações e análises de fluxo de potência, este trabalho avalia as flutuações de tensão, o aumento da potência reativa e outros fatores relevantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem abrangente e integrada que considere variáveis técnicas relacionadas a rede de distribuição. Os resultados indicam que a categorização dos ramos da rede em mais ou menos vulneráveis é uma ferramenta eficaz para prever a estabilidade da tensão e as perdas de energia. Além disso, constatou-se que a inserção aleatória de eletropostos, ou em funções de otimização considerando apenas critérios geográficos e de demanda, pode não ser a estratégia mais eficiente, ressaltando a importância de planejar a operação dos eletropostos de forma mais alinhada com parâmetros elétricos. O desenvolvimento ilustra os desafios da implementação em massa de eletropostos, utilizando o modelo de simulação IEEE33, e destaca que cada caso real requer uma análise detalhada para avaliar o fluxo de potência, visando maximizar o desempenho e minimizar os impactos negativos. As conclusões apontam para a necessidade de uma abordagem integrada que considere as variáveis técnicas, comportamentais e regulatórias, além dos fatores de localização e demanda |
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Estudo do impacto da penetração de estações de recarga para veículos elétricos na rede de distribuiçãoVeículo elétricoEstações de recargaEletropostosFluxo de potênciaQualidade de energiaVeículo elétricoRede de distribuiçãoFluxo de potênciaElectric vehicleCharging stationsElectric charging pointsPower flowPower qualityCom a crescente adoção de veículos elétricos, impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, surgem desafios significativos para a infraestrutura elétrica atual. A partir disso, o estudo explora as iniciativas brasileiras de eletrificação do transporte e destaca a importância de um planejamento eficaz para a implementação de eletropostos. Através de uma metodologia que inclui simulações e análises de fluxo de potência, este trabalho avalia as flutuações de tensão, o aumento da potência reativa e outros fatores relevantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem abrangente e integrada que considere variáveis técnicas relacionadas a rede de distribuição. Os resultados indicam que a categorização dos ramos da rede em mais ou menos vulneráveis é uma ferramenta eficaz para prever a estabilidade da tensão e as perdas de energia. Além disso, constatou-se que a inserção aleatória de eletropostos, ou em funções de otimização considerando apenas critérios geográficos e de demanda, pode não ser a estratégia mais eficiente, ressaltando a importância de planejar a operação dos eletropostos de forma mais alinhada com parâmetros elétricos. O desenvolvimento ilustra os desafios da implementação em massa de eletropostos, utilizando o modelo de simulação IEEE33, e destaca que cada caso real requer uma análise detalhada para avaliar o fluxo de potência, visando maximizar o desempenho e minimizar os impactos negativos. As conclusões apontam para a necessidade de uma abordagem integrada que considere as variáveis técnicas, comportamentais e regulatórias, além dos fatores de localização e demandaWith the growing adoption of electric vehicles, driven by the need to reduce greenhouse gas emissions and improve air quality, significant challenges arise for the current electrical infrastructure. From this, the study explores Brazilian initiatives for the electrification of transportation and highlights the importance of effective planning for the implementation of charging stations. Through a methodology that includes simulations and power flow analyses, this work evaluates voltage fluctuations, increased reactive power, and other relevant factors, emphasizing the need for a comprehensive and integrated approach that considers technical variables related to the distribution network. The results indicate that categorizing the network branches as more or less vulnerable is an effective tool for predicting voltage stability and energy losses. Furthermore, it was found that the random insertion of charging stations, or in optimization functions considering only geographical and demand criteria, may not be the most efficient strategy, highlighting the importance of planning the operation of charging stations more in line with electrical parameters. The development illustrates the challenges of mass implementation of charging stations, using the IEEE33 simulation model, and highlights that each real case requires a detailed analysis to evaluate power flow, aiming to maximize performance and minimize negative impacts. The conclusions point to the need for an integrated approach that considers technical, behavioral, and regulatory variables, in addition to location and demand factors84 p.Pinho, André da CostaFrança, Bruno WanderleyGuimaraens, Marcio Andre RibeiroVasconcelos, Luiz Felipe dos Santos2023-12-21T14:53:48Z2023-12-21T14:53:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Luiz Felipe dos Santos. Estudo do impacto da penetração de estações de recarga para veículos elétricos na rede de distribuição. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31621CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-21T14:53:52Zoai:app.uff.br:1/31621Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-21T14:53:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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