O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32608
Resumo: A informalidade é um problema socioeconômico que está cada dia mais presente no cenário brasileiro. Em 2020, a pandemia de Covid-19 intensificou essa situação, resultando em uma crise econômica acentuada pelo aumento do desemprego. Muitos migraram para o setor informal em busca de sustento, dada a necessidade de isolamento social para conter o vírus. Seguindo a perspectiva da teoria estruturalista de mercado, o objetivo foi identificar os fatores que desempenharam um papel na influência do impacto desta crise sobre o setor informal. Com base nos dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) e da PNAD COVID- 19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19), buscou-se explicar a importância de variáveis como idade, raça, sexo, escolaridade, entre outras, para explicar a informalidade, por meio do modelo Logit. Os resultados destacam a influência significativa de fatores socioeconômicos na probabilidade de inserção no setor informal durante a pandemia. Fatores como cor da pele, aposentadoria, recebimento de auxílio emergencial e idade avançada foram identificados como contribuintes para a maior vulnerabilidade ao setor informal. A escolaridade emerge como fator importante, demonstrando que níveis mais elevados contribuem para a redução da probabilidade de ocupações informais, ressaltando a relevância da educação como estratégia fundamental no enfrentamento da informalidade durante períodos de crise.
id UFF-2_84655f7e15ff796828f14112e427e294
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32608
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMALA informalidade é um problema socioeconômico que está cada dia mais presente no cenário brasileiro. Em 2020, a pandemia de Covid-19 intensificou essa situação, resultando em uma crise econômica acentuada pelo aumento do desemprego. Muitos migraram para o setor informal em busca de sustento, dada a necessidade de isolamento social para conter o vírus. Seguindo a perspectiva da teoria estruturalista de mercado, o objetivo foi identificar os fatores que desempenharam um papel na influência do impacto desta crise sobre o setor informal. Com base nos dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) e da PNAD COVID- 19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19), buscou-se explicar a importância de variáveis como idade, raça, sexo, escolaridade, entre outras, para explicar a informalidade, por meio do modelo Logit. Os resultados destacam a influência significativa de fatores socioeconômicos na probabilidade de inserção no setor informal durante a pandemia. Fatores como cor da pele, aposentadoria, recebimento de auxílio emergencial e idade avançada foram identificados como contribuintes para a maior vulnerabilidade ao setor informal. A escolaridade emerge como fator importante, demonstrando que níveis mais elevados contribuem para a redução da probabilidade de ocupações informais, ressaltando a relevância da educação como estratégia fundamental no enfrentamento da informalidade durante períodos de crise.Bastos, Patrícia de Melo AbritaArêdes, Alan Figueiredo deSales, Marcus Vinicius da SilvaSILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA2024-03-06T14:10:15Z2024-03-06T14:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32608CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-06T14:10:19Zoai:app.uff.br:1/32608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-06T14:10:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
title O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
spellingShingle O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
SILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA
title_short O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
title_full O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
title_fullStr O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
title_full_unstemmed O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
title_sort O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NO MERCADO INFORMAL
author SILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA
author_facet SILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Patrícia de Melo Abrita
Arêdes, Alan Figueiredo de
Sales, Marcus Vinicius da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, THAYSSA CARVALHO JUNGER DA
description A informalidade é um problema socioeconômico que está cada dia mais presente no cenário brasileiro. Em 2020, a pandemia de Covid-19 intensificou essa situação, resultando em uma crise econômica acentuada pelo aumento do desemprego. Muitos migraram para o setor informal em busca de sustento, dada a necessidade de isolamento social para conter o vírus. Seguindo a perspectiva da teoria estruturalista de mercado, o objetivo foi identificar os fatores que desempenharam um papel na influência do impacto desta crise sobre o setor informal. Com base nos dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) e da PNAD COVID- 19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19), buscou-se explicar a importância de variáveis como idade, raça, sexo, escolaridade, entre outras, para explicar a informalidade, por meio do modelo Logit. Os resultados destacam a influência significativa de fatores socioeconômicos na probabilidade de inserção no setor informal durante a pandemia. Fatores como cor da pele, aposentadoria, recebimento de auxílio emergencial e idade avançada foram identificados como contribuintes para a maior vulnerabilidade ao setor informal. A escolaridade emerge como fator importante, demonstrando que níveis mais elevados contribuem para a redução da probabilidade de ocupações informais, ressaltando a relevância da educação como estratégia fundamental no enfrentamento da informalidade durante períodos de crise.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-06T14:10:15Z
2024-03-06T14:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32608
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838781145874432