Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Xênia Fróes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27962
Resumo: Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher histórias de professoras de Educação Infantil, sobre suas experiências e práticas pedagógicas com a arte, foi o fio que teceu a pesquisa. O objetivo de identificar fundamentos do trabalho com a arte na educação infantil, mapeando e analisando referências teó - ricas e artísticas evocadas em narrativas docentes sobre suas práti - cas, guiou o percurso. Pelas trilhas das abordagens (auto)biográficas (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICEN - TINI, 2011), entrelaçou arte, educação infantil, memórias, experi - ências, formação estética e narrativas docentes. A conversa de base dialógica (FREIRE, 1989; 1996) e a fotografia – como mediadora de rememorações (DELORY -MOMBERGER, 2014) e como narrativa visual (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) –, foram tomadas como dispositivos de apoio ao tecer narrativo das experiências do - centes. No contexto da pandemia de Covid -19, considerando a im - posição do distanciamento, foram realizados quatro encontros, por meio de plataforma virtual, com três professoras de Educação In - fantil da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, configurados como “conversas pelas janelas virtuais” (MELLO, 2021). As professoras foram convidadas a partilhar fotografias dos espaços em que atuam e, por meio delas, contar seus percursos e re - lação com a arte, na prática pedagógica, nos espaços habitados com as crianças. As conversas foram gravadas, transcritas, textualizadas e organizadas em cinco grandes grupos narrativos, constituídos, prio - ritariamente, com palavras e imagens (re)colhidas das narradoras - -participantes: retrato das professoras; diálogos sobre o cotidiano; espaços da prática docente em fotografias; escolhas estéticas; arte nas propostas e experiências partilhadas com as crianças. Com o conjunto de narrativas organizado, o estabelecimento de chaves de leitura permitiu traçar interpretações e considerações, ampliando o diálogo e a compreensão de pontos definidos como essenciais na te - mática pesquisada: conexões entre os objetos autobiográficos e as materialidades das salas de referência; modos de ver e fazer arte evi - denciados nas paredes e murais; inventário de propostas, linguagens e materialidades; olhares e escutas sobre o que é arte; lastros forma - tivos da pesquisa. Sobre a concepção de arte, as narrativas docentes apontam definições em palavras -chave: criação, expressão, emoção, produção, experimentação, sonho, estética, cultura. Sobre o trabalho com a arte na Educação Infantil, perpassa as narrativas uma ideia ampliada, que rompe com os cânones, por exemplo, das materialida - des e das formas, da percepção do belo. Como dizem as professoras: arte não é só o quadro na parede, também é uma estamparia; não é só pintura, uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação de história, composição com materiais não estruturados, além do estritamente artístico. O entrelaçamento de linguagens, ob - servado pelos marcadores presentes nas fotografias das salas, assim como no testemunho docente, traz à luz a visão de que arte atravessa o cotidiano, está em tudo.
id UFF-2_847aee220497923741259a7140f3b35b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27962
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantilArte na Educação InfantilDimensão Estética do Ambiente EducativoConversa como Dispositivo de PesquisaNarrativas (Auto) BiográficasFormação Estética DocenteEducação infantilNarrativaFormação de professorArt in Early Childhood EducationEesthetic Dimension of the Educational EnvironmentConversation as a Search Device(Auto) Biographical NarrativesTeacher Aesthetic TrainingOuvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher histórias de professoras de Educação Infantil, sobre suas experiências e práticas pedagógicas com a arte, foi o fio que teceu a pesquisa. O objetivo de identificar fundamentos do trabalho com a arte na educação infantil, mapeando e analisando referências teó - ricas e artísticas evocadas em narrativas docentes sobre suas práti - cas, guiou o percurso. Pelas trilhas das abordagens (auto)biográficas (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICEN - TINI, 2011), entrelaçou arte, educação infantil, memórias, experi - ências, formação estética e narrativas docentes. A conversa de base dialógica (FREIRE, 1989; 1996) e a fotografia – como mediadora de rememorações (DELORY -MOMBERGER, 2014) e como narrativa visual (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) –, foram tomadas como dispositivos de apoio ao tecer narrativo das experiências do - centes. No contexto da pandemia de Covid -19, considerando a im - posição do distanciamento, foram realizados quatro encontros, por meio de plataforma virtual, com três professoras de Educação In - fantil da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, configurados como “conversas pelas janelas virtuais” (MELLO, 2021). As professoras foram convidadas a partilhar fotografias dos espaços em que atuam e, por meio delas, contar seus percursos e re - lação com a arte, na prática pedagógica, nos espaços habitados com as crianças. As conversas foram gravadas, transcritas, textualizadas e organizadas em cinco grandes grupos narrativos, constituídos, prio - ritariamente, com palavras e imagens (re)colhidas das narradoras - -participantes: retrato das professoras; diálogos sobre o cotidiano; espaços da prática docente em fotografias; escolhas estéticas; arte nas propostas e experiências partilhadas com as crianças. Com o conjunto de narrativas organizado, o estabelecimento de chaves de leitura permitiu traçar interpretações e considerações, ampliando o diálogo e a compreensão de pontos definidos como essenciais na te - mática pesquisada: conexões entre os objetos autobiográficos e as materialidades das salas de referência; modos de ver e fazer arte evi - denciados nas paredes e murais; inventário de propostas, linguagens e materialidades; olhares e escutas sobre o que é arte; lastros forma - tivos da pesquisa. Sobre a concepção de arte, as narrativas docentes apontam definições em palavras -chave: criação, expressão, emoção, produção, experimentação, sonho, estética, cultura. Sobre o trabalho com a arte na Educação Infantil, perpassa as narrativas uma ideia ampliada, que rompe com os cânones, por exemplo, das materialida - des e das formas, da percepção do belo. Como dizem as professoras: arte não é só o quadro na parede, também é uma estamparia; não é só pintura, uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação de história, composição com materiais não estruturados, além do estritamente artístico. O entrelaçamento de linguagens, ob - servado pelos marcadores presentes nas fotografias das salas, assim como no testemunho docente, traz à luz a visão de que arte atravessa o cotidiano, está em tudo.Listening to stories and knowing how to tell stories is an art, which is preserved in the very act of telling and listening, telling and listening again and again, as Benjamin (2010) says. The desire to hear and gather stories from early childhood education teachers, about their experiences and pedagogical practices with art, was the thread that wove the research. The objective of identifying fundamentalsof working with art in early childhood education, mapping and analyzing theoretical and artistic references evoked in teaching narratives about their practices, guided the course. Through the paths of (auto)biographical approaches (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICENTINI, 2011), Benjamin intertwined art, early childhood education, memories, experiences, aesthetic training and teaching narratives. Dialogical -based conversation (FREIRE, 1989; 1996) and photography – as a mediator of remembrance (DELORY -MOMBERGER, 2014) and as a visual narrative (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) – were taken as support devices, to weave a narrative of teaching experiences. In the context of the Covid -19 pandemic, considering the imposition of distancing, four meetings were held, through a virtual platform, with three Early Childhood Education teachers from the Municipal Education Network of the city of Rio de Janeiro/RJ, configured as “conversations through virtual windows” (MELLO, 2021). The teachers were invited to share photographs of the spacesin which they work and, through them, to tell their journeys and relationship with art, in pedagogical practice, in spaces inhabited with children. The conversations were recorded, transcribed, textualized and organized into five large narrative groups, consisting primarily of words and images (re)collected from the participant -narrators: portrait of the teachers; dialogues about everyday life;spaces of teaching practice in photographs; aesthetic choices; art in the proposals and experiences shared with the children. With the set of narratives organized, the establishment of reading keys made it possible to trace interpretations and considerations, expanding the dialogue and understanding of points defined as essential in the researched theme: connections between autobiographical objectsand the materialities of reference rooms; ways of seeing and makingart evidenced on the walls and murals; inventory of proposals,languages and materialities; looking at and listening to what art is; formative ballasts of the research. Regarding the conception of art, the teachers’ narratives point to definitions in key words: creation, expression, emotion, production, experimentation, dream, aesthetics, culture. Regarding the work with art in Early Childhood Education, an expanded idea permeates the narratives, which breaks with the canons, for example, of materialities and forms, of the perception of beauty. As the teachers say: art is not just the picture on the wall, it is also a print; it’s not just painting, the use of the brush, it’s also literature, popular manifestations, storytelling, composition with unstructured materials, in addition to the strictly artistic. The intertwining of languages, observed by the markers present in the photographs of the rooms, as well asin the teaching testimony, brings to light the view that art crosses everyday life, is in everything.237 p.Ostetto, Luciana EsmeraldaAlbano, Ana AngélicaHenriques, EdaMaia, Marta Nídia Varella GomesMartins, Mirian CelesteMotta, Xênia Fróes da2023-02-27T13:19:06Z2023-02-27T13:19:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOTTA, Xênia Fróes da. Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil. 2022. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27962CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T13:19:10Zoai:app.uff.br:1/27962Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:43.678643Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
title Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
spellingShingle Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
Motta, Xênia Fróes da
Arte na Educação Infantil
Dimensão Estética do Ambiente Educativo
Conversa como Dispositivo de Pesquisa
Narrativas (Auto) Biográficas
Formação Estética Docente
Educação infantil
Narrativa
Formação de professor
Art in Early Childhood Education
Eesthetic Dimension of the Educational Environment
Conversation as a Search Device
(Auto) Biographical Narratives
Teacher Aesthetic Training
title_short Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
title_full Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
title_fullStr Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
title_full_unstemmed Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
title_sort Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
author Motta, Xênia Fróes da
author_facet Motta, Xênia Fróes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Albano, Ana Angélica
Henriques, Eda
Maia, Marta Nídia Varella Gomes
Martins, Mirian Celeste
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Xênia Fróes da
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na Educação Infantil
Dimensão Estética do Ambiente Educativo
Conversa como Dispositivo de Pesquisa
Narrativas (Auto) Biográficas
Formação Estética Docente
Educação infantil
Narrativa
Formação de professor
Art in Early Childhood Education
Eesthetic Dimension of the Educational Environment
Conversation as a Search Device
(Auto) Biographical Narratives
Teacher Aesthetic Training
topic Arte na Educação Infantil
Dimensão Estética do Ambiente Educativo
Conversa como Dispositivo de Pesquisa
Narrativas (Auto) Biográficas
Formação Estética Docente
Educação infantil
Narrativa
Formação de professor
Art in Early Childhood Education
Eesthetic Dimension of the Educational Environment
Conversation as a Search Device
(Auto) Biographical Narratives
Teacher Aesthetic Training
description Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher histórias de professoras de Educação Infantil, sobre suas experiências e práticas pedagógicas com a arte, foi o fio que teceu a pesquisa. O objetivo de identificar fundamentos do trabalho com a arte na educação infantil, mapeando e analisando referências teó - ricas e artísticas evocadas em narrativas docentes sobre suas práti - cas, guiou o percurso. Pelas trilhas das abordagens (auto)biográficas (ABRAHÃO, 2003; JOSSO, 2004; PASSEGGI; SOUZA; VICEN - TINI, 2011), entrelaçou arte, educação infantil, memórias, experi - ências, formação estética e narrativas docentes. A conversa de base dialógica (FREIRE, 1989; 1996) e a fotografia – como mediadora de rememorações (DELORY -MOMBERGER, 2014) e como narrativa visual (VIADEL; ROLDÁN, 2012; EGAS, 2017) –, foram tomadas como dispositivos de apoio ao tecer narrativo das experiências do - centes. No contexto da pandemia de Covid -19, considerando a im - posição do distanciamento, foram realizados quatro encontros, por meio de plataforma virtual, com três professoras de Educação In - fantil da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, configurados como “conversas pelas janelas virtuais” (MELLO, 2021). As professoras foram convidadas a partilhar fotografias dos espaços em que atuam e, por meio delas, contar seus percursos e re - lação com a arte, na prática pedagógica, nos espaços habitados com as crianças. As conversas foram gravadas, transcritas, textualizadas e organizadas em cinco grandes grupos narrativos, constituídos, prio - ritariamente, com palavras e imagens (re)colhidas das narradoras - -participantes: retrato das professoras; diálogos sobre o cotidiano; espaços da prática docente em fotografias; escolhas estéticas; arte nas propostas e experiências partilhadas com as crianças. Com o conjunto de narrativas organizado, o estabelecimento de chaves de leitura permitiu traçar interpretações e considerações, ampliando o diálogo e a compreensão de pontos definidos como essenciais na te - mática pesquisada: conexões entre os objetos autobiográficos e as materialidades das salas de referência; modos de ver e fazer arte evi - denciados nas paredes e murais; inventário de propostas, linguagens e materialidades; olhares e escutas sobre o que é arte; lastros forma - tivos da pesquisa. Sobre a concepção de arte, as narrativas docentes apontam definições em palavras -chave: criação, expressão, emoção, produção, experimentação, sonho, estética, cultura. Sobre o trabalho com a arte na Educação Infantil, perpassa as narrativas uma ideia ampliada, que rompe com os cânones, por exemplo, das materialida - des e das formas, da percepção do belo. Como dizem as professoras: arte não é só o quadro na parede, também é uma estamparia; não é só pintura, uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação de história, composição com materiais não estruturados, além do estritamente artístico. O entrelaçamento de linguagens, ob - servado pelos marcadores presentes nas fotografias das salas, assim como no testemunho docente, traz à luz a visão de que arte atravessa o cotidiano, está em tudo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27T13:19:06Z
2023-02-27T13:19:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTTA, Xênia Fróes da. Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil. 2022. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27962
identifier_str_mv MOTTA, Xênia Fróes da. Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil. 2022. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576024612864