A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477
Resumo: Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime.
id UFF-2_8528b42dca1152a8f29de6be8b4b9f90
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22477
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de AspergerCTSAExperimentaçãoQuímica inclusivaNecessidades educacionais especiaisEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeDislexiaSíndrome de AspergerSTSEExperimentationInclusive chemistrySpecial educational needsEsse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime.This work was designed to analyze how the use of chemical experimentation assists in the teaching-learning process for students with special educational needs (SEN), focusing on students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), dyslexia and Asperger's syndrome [Autism Spectrum Degrees (TEA)]. Initially, we searched the literature for works that talk about the subject, and afterwards we investigated, through questionnaires, the level of importance that students assisted by the Academic Support Sector - SAA / UFF (Fluminense Federal University) Campus Volta Redonda, give the classes tailored and how they were done during high school. Subsequently, it was also aimed to verify the perspective with some teachers of public schools in the region, about the conduction or not of these classes and their whys. The research had a semiquantitative, qualitative and interpretative nature, so the analysis of the questionnaires was performed through the Discursive Textual Analysis (DTA), which served as a data collection instrument, thus, the DTA was used to categorize the discussions. As a way of applying the concepts related to the STSE approach (science, technology, society and environment), the didactic sequence proposed by Aikenhead (1994) and the generative themes brought from the pedagogy of educator Paulo Freire, used the questionnaires diagnostics to an elaboration of an experimental class in a more equitable way.Alves, Andréa Aparecida RibeiroSilva, Aroldo NascimentoAmado, Beatriz CrittelliGarcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado2021-07-05T21:07:13Z2021-07-05T21:07:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:23:30Zoai:app.uff.br:1/22477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:29.780236Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
title A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
spellingShingle A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
CTSA
Experimentação
Química inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Dislexia
Síndrome de Asperger
STSE
Experimentation
Inclusive chemistry
Special educational needs
title_short A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
title_full A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
title_fullStr A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
title_full_unstemmed A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
title_sort A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
author Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
author_facet Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
Silva, Aroldo Nascimento
Amado, Beatriz Crittelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Experimentação
Química inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Dislexia
Síndrome de Asperger
STSE
Experimentation
Inclusive chemistry
Special educational needs
topic CTSA
Experimentação
Química inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Dislexia
Síndrome de Asperger
STSE
Experimentation
Inclusive chemistry
Special educational needs
description Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-05T21:07:13Z
2021-07-05T21:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823695551791104