A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477 |
Resumo: | Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime. |
id |
UFF-2_8528b42dca1152a8f29de6be8b4b9f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22477 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de AspergerCTSAExperimentaçãoQuímica inclusivaNecessidades educacionais especiaisEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeDislexiaSíndrome de AspergerSTSEExperimentationInclusive chemistrySpecial educational needsEsse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime.This work was designed to analyze how the use of chemical experimentation assists in the teaching-learning process for students with special educational needs (SEN), focusing on students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), dyslexia and Asperger's syndrome [Autism Spectrum Degrees (TEA)]. Initially, we searched the literature for works that talk about the subject, and afterwards we investigated, through questionnaires, the level of importance that students assisted by the Academic Support Sector - SAA / UFF (Fluminense Federal University) Campus Volta Redonda, give the classes tailored and how they were done during high school. Subsequently, it was also aimed to verify the perspective with some teachers of public schools in the region, about the conduction or not of these classes and their whys. The research had a semiquantitative, qualitative and interpretative nature, so the analysis of the questionnaires was performed through the Discursive Textual Analysis (DTA), which served as a data collection instrument, thus, the DTA was used to categorize the discussions. As a way of applying the concepts related to the STSE approach (science, technology, society and environment), the didactic sequence proposed by Aikenhead (1994) and the generative themes brought from the pedagogy of educator Paulo Freire, used the questionnaires diagnostics to an elaboration of an experimental class in a more equitable way.Alves, Andréa Aparecida RibeiroSilva, Aroldo NascimentoAmado, Beatriz CrittelliGarcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado2021-07-05T21:07:13Z2021-07-05T21:07:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:23:30Zoai:app.uff.br:1/22477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:29.780236Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
title |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
spellingShingle |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado CTSA Experimentação Química inclusiva Necessidades educacionais especiais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade Dislexia Síndrome de Asperger STSE Experimentation Inclusive chemistry Special educational needs |
title_short |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
title_full |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
title_fullStr |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
title_full_unstemmed |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
title_sort |
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger |
author |
Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado |
author_facet |
Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro Silva, Aroldo Nascimento Amado, Beatriz Crittelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTSA Experimentação Química inclusiva Necessidades educacionais especiais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade Dislexia Síndrome de Asperger STSE Experimentation Inclusive chemistry Special educational needs |
topic |
CTSA Experimentação Química inclusiva Necessidades educacionais especiais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade Dislexia Síndrome de Asperger STSE Experimentation Inclusive chemistry Special educational needs |
description |
Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-07-05T21:07:13Z 2021-07-05T21:07:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GARCIA, Paulo Henrique Esteves Esmerado. A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823695551791104 |