Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luísa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10475
Resumo: A monografia visa discutir a importância da Educação Decolonial e antirracista na realidade social brasileira, a partir da experiência de campo no Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC). As questões norteadoras são: Até que ponto a Sala Griot no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho configura-se como um espaço de educação decolonial? Como os analistas do campo das Ciências Sociais e Educação concebem educação decolonial como estratégia para a implementação da Lei 10.639/03? Parte-se do suposto que a educação decolonial valoriza as produções desenvolvidas em locais e por grupos subalternizados historicamente com o intuito de romper a dominação epistemológica. Tal proposta articula-se às competências do professor de sociologia escolar, como também integram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, entende-se que a Lei 10639/03 sugere uma reinterpretação e ressignificação da história e das relações étnico raciais no nosso país através do currículo da escola básica.. Metodologicamente, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica fundamentada em Oliveira, Gandau, Walsh, Castro-Gómez, Maldonado-Torres, Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, entre outros. A respeito da Sala Griot no IEPIC entrevistas são realizadas com docentes e alunos a fim de reconstituir a história desse espaço, bem como diferenciar bullying de racismo
id UFF-2_85b144fd3da375b3c5e42193b5202158
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10475
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológicaEducação decolonialEducação antirracistaLei 10639/03IEPICEnsino médioSala GriotSociologia escolarInstituto de Educação Professor Ismael CoutinhoEnsino médioSociologia educacionalDecolonial pedagogyAntiracist pedagogyLaw 10639/03IEPICHigh schoolSala GriotSchool sociologyA monografia visa discutir a importância da Educação Decolonial e antirracista na realidade social brasileira, a partir da experiência de campo no Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC). As questões norteadoras são: Até que ponto a Sala Griot no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho configura-se como um espaço de educação decolonial? Como os analistas do campo das Ciências Sociais e Educação concebem educação decolonial como estratégia para a implementação da Lei 10.639/03? Parte-se do suposto que a educação decolonial valoriza as produções desenvolvidas em locais e por grupos subalternizados historicamente com o intuito de romper a dominação epistemológica. Tal proposta articula-se às competências do professor de sociologia escolar, como também integram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, entende-se que a Lei 10639/03 sugere uma reinterpretação e ressignificação da história e das relações étnico raciais no nosso país através do currículo da escola básica.. Metodologicamente, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica fundamentada em Oliveira, Gandau, Walsh, Castro-Gómez, Maldonado-Torres, Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, entre outros. A respeito da Sala Griot no IEPIC entrevistas são realizadas com docentes e alunos a fim de reconstituir a história desse espaço, bem como diferenciar bullying de racismoThis work aims to discuss the importance of a Decolonial and Antiracist pedagogy practice in the Brazilian social reality, starting from a field experience at Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC). The guiding questions are: to what extent the Griot Room in IEPIC constitutes a space of decolonial education? How analysts in the field of Social Sciences and Education conceive decolonial education as strategy of the Law 10639/03 enforcement. It’s assumed that decolonial education values the productions developed in places and by groups historically subalternized with the intention of breaking the epistemological domination. This proposal articulates to the competences of the professor of school sociology, as well as they integrated the National Curricular Parameters. In this sense, it is understood that Law 10639/03 suggests a reinterpretation and re-signification of the history and racial-ethnic relations in our country through the curriculum of the basic school. Methodologically the research carries out a bibliographic review based on Oliveira, Gandau, Walsh, Castro-Gómez, Maldonado-Torres, Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, among others. Regarding the Griot Room in IEPIC, interviews are held with lecturers and students in order to reconstitute the history of this space as well as differentiate bullying from racismSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daRios, Flávia MateusGuerreiro, Lídice de BarrosMonteiro, Luísa Rodrigues2019-07-19T19:59:47Z2019-07-19T19:59:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10475Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T19:27:15Zoai:app.uff.br:1/10475Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:50.812362Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
title Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
spellingShingle Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
Monteiro, Luísa Rodrigues
Educação decolonial
Educação antirracista
Lei 10639/03
IEPIC
Ensino médio
Sala Griot
Sociologia escolar
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Ensino médio
Sociologia educacional
Decolonial pedagogy
Antiracist pedagogy
Law 10639/03
IEPIC
High school
Sala Griot
School sociology
title_short Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
title_full Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
title_fullStr Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
title_full_unstemmed Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
title_sort Sala Griot como espaço de educação descolonial: aplicação da Lei 10639/03 no rompimento da dominação epistemológica
author Monteiro, Luísa Rodrigues
author_facet Monteiro, Luísa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Rios, Flávia Mateus
Guerreiro, Lídice de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luísa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação decolonial
Educação antirracista
Lei 10639/03
IEPIC
Ensino médio
Sala Griot
Sociologia escolar
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Ensino médio
Sociologia educacional
Decolonial pedagogy
Antiracist pedagogy
Law 10639/03
IEPIC
High school
Sala Griot
School sociology
topic Educação decolonial
Educação antirracista
Lei 10639/03
IEPIC
Ensino médio
Sala Griot
Sociologia escolar
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Ensino médio
Sociologia educacional
Decolonial pedagogy
Antiracist pedagogy
Law 10639/03
IEPIC
High school
Sala Griot
School sociology
description A monografia visa discutir a importância da Educação Decolonial e antirracista na realidade social brasileira, a partir da experiência de campo no Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC). As questões norteadoras são: Até que ponto a Sala Griot no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho configura-se como um espaço de educação decolonial? Como os analistas do campo das Ciências Sociais e Educação concebem educação decolonial como estratégia para a implementação da Lei 10.639/03? Parte-se do suposto que a educação decolonial valoriza as produções desenvolvidas em locais e por grupos subalternizados historicamente com o intuito de romper a dominação epistemológica. Tal proposta articula-se às competências do professor de sociologia escolar, como também integram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, entende-se que a Lei 10639/03 sugere uma reinterpretação e ressignificação da história e das relações étnico raciais no nosso país através do currículo da escola básica.. Metodologicamente, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica fundamentada em Oliveira, Gandau, Walsh, Castro-Gómez, Maldonado-Torres, Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, entre outros. A respeito da Sala Griot no IEPIC entrevistas são realizadas com docentes e alunos a fim de reconstituir a história desse espaço, bem como diferenciar bullying de racismo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-19T19:59:47Z
2019-07-19T19:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10475
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10475
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601297391616