Discutindo relações étnico-raciais na escola: relato de uma experiência de educação antirracista no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) em Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Natan Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12454
Resumo: Este trabalho consiste em um relato etnográfico de uma experiência de estágio no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID CAPES) ocorrida entre 2014 e 2017, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) que se localiza no centro da cidade de Niterói. Trata-se de uma escola de formação de professores com uma grande tradição e que nos seus 182 anos de existência tem recebido um público majoritariamente feminino. Partindo da hipótese de que é fundamental discutir a questão racial no espaço escolar brasileiro, este trabalho apresenta algumas reflexões a partir da oficina de bonecas negras realizada na sala Griot. Antes da minha chegada ao IEPIC, a professora de geografia Perses Canellas, idealizadora da sala Griot, desenvolveu vários trabalhos acerca da questão racial e foi contemplada pelo projeto “A cor da cultura”. No entanto, com sua aposentaria, o espaço foi desativado sendo usado como depósito de materiais que poderiam, inclusive, ser descartados por conta do seu estado de conservação deteriorado. Neste texto, pretendo descrever a história da sala Griot, seu processo de reinauguração, e apresentar o relato de uma experiência pedagógica: a oficina de bonecas negras que teve por objetivo contribuir para construção de práticas pedagógicas voltadas para uma educação antirracista
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