Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31255
Resumo: Este trabalho analisa as possíveis imbricações entre os conceitos Ator Santo e Ator Cortesão, criados pelo encenador polonês Jerzy Grotowsky na década de 1960, com o atual perfil dos novos atores brasileiros. Inicialmente, examina-se a criação dos referidos conceitos, percebendo de que forma a história do teatro polonês e a trajetória artística de seu criador ajudaram a sedimentar estes constructos. A partir daí, são apresentadas as opiniões de atores profissionais e de formadores de atores sobre o tema, de forma a ampliar este debate. Com base em tais elementos, fez-se uma investigação, através de questionários em uma pesquisa de campo presencial, com estudantes de curso de formação de ator em cinco capitais brasileiras visando detectar as direções para as quais se inclinam esses novos artistas. Em função dos resultados, são feitas sugestões para o aperfeiçoamento deste panorama, com propostas de inserção e consolidação sistemática do teatro na educação básica e fundamental, a partir do relato de experiências desenvolvidas no projeto Núcleo de Arte, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no sentido de trazer uma contribuição eficaz para a formação dos novos atores e para o seu futuro exercício profissional
id UFF-2_85b418b724a504e76a7734b389ec0f3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31255
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructoHoliness and courtliness in the formation of the actor: the theater-education as a constructGrotowskiFormação de atoresTeatro-educaçãoAtorTeatro na educaçãoGrotowski, Jerzy, 1933-1999GrotowskiTraining of actorsTheatre educationEste trabalho analisa as possíveis imbricações entre os conceitos Ator Santo e Ator Cortesão, criados pelo encenador polonês Jerzy Grotowsky na década de 1960, com o atual perfil dos novos atores brasileiros. Inicialmente, examina-se a criação dos referidos conceitos, percebendo de que forma a história do teatro polonês e a trajetória artística de seu criador ajudaram a sedimentar estes constructos. A partir daí, são apresentadas as opiniões de atores profissionais e de formadores de atores sobre o tema, de forma a ampliar este debate. Com base em tais elementos, fez-se uma investigação, através de questionários em uma pesquisa de campo presencial, com estudantes de curso de formação de ator em cinco capitais brasileiras visando detectar as direções para as quais se inclinam esses novos artistas. Em função dos resultados, são feitas sugestões para o aperfeiçoamento deste panorama, com propostas de inserção e consolidação sistemática do teatro na educação básica e fundamental, a partir do relato de experiências desenvolvidas no projeto Núcleo de Arte, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no sentido de trazer uma contribuição eficaz para a formação dos novos atores e para o seu futuro exercício profissionalThis work analyzes the possible connections between the concepts Holy Actor and Courtesan Actor, created by the Polish director Jerzy Grotowsky in the 1960s, with contemporary Brazilian actors. Initially, we examine the creation of these concepts, observing how the history of Polish theater and artistic career of its creator helped to develop these ideas. We follow this by presenting the views of professional actors and professors on the subject in order to widen the debate. Based on this, we conducted a survey with students from a training course for actors in five capital cities to study the directions in which these young artists are interested. On the basis of these results, some suggestions are made for improving the panorama, with proposals for systematic integration and development of theater in primary and secondary education, from a report of personal experiences at the Center for Arts Education of the Municipality of Rio de Janeiro, to provide an effective contribution in the training of new actors and for their future professional development176 p.Machado, Heloisa de Toledohttp://lattes.cnpq.br/3020719094482702Cordeiro, Rosa Inês de NovaisTavares, Renanhttp://lattes.cnpq.br/5738480654741923Rangel, Rodrigo2023-11-26T23:22:43Z2023-11-26T23:22:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRANGEL, Rodrigo. Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31255CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-26T23:22:49Zoai:app.uff.br:1/31255Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:54.317300Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
Holiness and courtliness in the formation of the actor: the theater-education as a construct
title Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
spellingShingle Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
Rangel, Rodrigo
Grotowski
Formação de atores
Teatro-educação
Ator
Teatro na educação
Grotowski, Jerzy, 1933-1999
Grotowski
Training of actors
Theatre education
title_short Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
title_full Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
title_fullStr Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
title_full_unstemmed Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
title_sort Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo
author Rangel, Rodrigo
author_facet Rangel, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Heloisa de Toledo
http://lattes.cnpq.br/3020719094482702
Cordeiro, Rosa Inês de Novais
Tavares, Renan
http://lattes.cnpq.br/5738480654741923
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Grotowski
Formação de atores
Teatro-educação
Ator
Teatro na educação
Grotowski, Jerzy, 1933-1999
Grotowski
Training of actors
Theatre education
topic Grotowski
Formação de atores
Teatro-educação
Ator
Teatro na educação
Grotowski, Jerzy, 1933-1999
Grotowski
Training of actors
Theatre education
description Este trabalho analisa as possíveis imbricações entre os conceitos Ator Santo e Ator Cortesão, criados pelo encenador polonês Jerzy Grotowsky na década de 1960, com o atual perfil dos novos atores brasileiros. Inicialmente, examina-se a criação dos referidos conceitos, percebendo de que forma a história do teatro polonês e a trajetória artística de seu criador ajudaram a sedimentar estes constructos. A partir daí, são apresentadas as opiniões de atores profissionais e de formadores de atores sobre o tema, de forma a ampliar este debate. Com base em tais elementos, fez-se uma investigação, através de questionários em uma pesquisa de campo presencial, com estudantes de curso de formação de ator em cinco capitais brasileiras visando detectar as direções para as quais se inclinam esses novos artistas. Em função dos resultados, são feitas sugestões para o aperfeiçoamento deste panorama, com propostas de inserção e consolidação sistemática do teatro na educação básica e fundamental, a partir do relato de experiências desenvolvidas no projeto Núcleo de Arte, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no sentido de trazer uma contribuição eficaz para a formação dos novos atores e para o seu futuro exercício profissional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-26T23:22:43Z
2023-11-26T23:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RANGEL, Rodrigo. Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31255
identifier_str_mv RANGEL, Rodrigo. Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823621506596864