Processo de produção de subjetividades na EJA: oljhe nos meus olhos sou um ser humano, matemática não se aprende-ensina por osmose, não carrego mais comigo o peso do mofo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31246 |
Resumo: | Nesse texto é apresentada uma pesquisa qualitativa que analisou discursos narrativos, em especial de profissionais da educação interessadas(os) na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), em busca de acompanhar alguns processos perceptíveis de produção de subjetividades dos sujeitos da EJA. Esse grupo de professoras(es) e/ou pesquisadoras(es) participou do curso de formação Saberes, currículos e práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos, realizado em 2021, pelo Grupo de Pesquisa de Jovens e Adultos da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Além da ótica freiriana que também fez parte do arsenal teórico usado ao longo do estudo, a pesquisa foi construída com base em referenciais teóricos metodológicos relativos às narrativas de si (BRAGANÇA, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2012; PASSEGGI, 2008) e outros referentes à cartografia (GUATARRI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009; ROLNIK, 1989), dentre outros. Com inspiração nessas perspectivas, a questão Quais interfaces entre estruturas curriculares e processos de ensino e de aprendizagem podem influenciar a produção de subjetividades dos sujeitos da EJA? perpassou a criação dos percursos. Em um deles, em função de sentimentos de impotência ou de insatisfação percebidos em alguns desses discursos narrativos, foram discutidos elementos sobre a formação inicial de professores da educação básica, em especial de matemática, o que favoreceu maior visualização de alguns aspectos que influenciam, ainda hoje, processos de produção de subjetividades dos sujeitos da EJA, estudantes, profissionais e pesquisadores. Tais pontos são relativos às dualidades múltiplas da educação em diferentes dimensões, diferenciando as políticas públicas educacionais oferecidas aos diferentes extratos das classes sociais, sustentadas por privilégios para alguns e precarização da educação para a maioria. Fatores que têm provocado maiores problemas para a educação escolar de jovens e adultos das camadas populares da classe trabalhadora, mas não apenas por isso, pois com o estudo também foi possível conjecturar que a precarização imposta à educação escolar regular de jovens e adultos tem servido também para distrair a atenção, de quem defende uma educação mais igualitária para toda a população brasileira em relação ao projeto de educação periférica e colonialista, que tem atingido inclusive os sujeitos do ensino regular público, vide a manutenção de classes de aceleração nas escolas públicas e a juvenilização da EJA e de seus primos acelerados que só tem aumentado nos últimos anos. |
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Processo de produção de subjetividades na EJA: oljhe nos meus olhos sou um ser humano, matemática não se aprende-ensina por osmose, não carrego mais comigo o peso do mofoCurrículosEJAInspiração CartográficaNarrativas de siProcessos de Produção de SubjetividadesCurrículoEducação de adultosNarrativaResumesEJACartographic InspirationSelf-NarrativesProduction Processes of SubjectivitiesNesse texto é apresentada uma pesquisa qualitativa que analisou discursos narrativos, em especial de profissionais da educação interessadas(os) na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), em busca de acompanhar alguns processos perceptíveis de produção de subjetividades dos sujeitos da EJA. Esse grupo de professoras(es) e/ou pesquisadoras(es) participou do curso de formação Saberes, currículos e práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos, realizado em 2021, pelo Grupo de Pesquisa de Jovens e Adultos da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Além da ótica freiriana que também fez parte do arsenal teórico usado ao longo do estudo, a pesquisa foi construída com base em referenciais teóricos metodológicos relativos às narrativas de si (BRAGANÇA, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2012; PASSEGGI, 2008) e outros referentes à cartografia (GUATARRI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009; ROLNIK, 1989), dentre outros. Com inspiração nessas perspectivas, a questão Quais interfaces entre estruturas curriculares e processos de ensino e de aprendizagem podem influenciar a produção de subjetividades dos sujeitos da EJA? perpassou a criação dos percursos. Em um deles, em função de sentimentos de impotência ou de insatisfação percebidos em alguns desses discursos narrativos, foram discutidos elementos sobre a formação inicial de professores da educação básica, em especial de matemática, o que favoreceu maior visualização de alguns aspectos que influenciam, ainda hoje, processos de produção de subjetividades dos sujeitos da EJA, estudantes, profissionais e pesquisadores. Tais pontos são relativos às dualidades múltiplas da educação em diferentes dimensões, diferenciando as políticas públicas educacionais oferecidas aos diferentes extratos das classes sociais, sustentadas por privilégios para alguns e precarização da educação para a maioria. Fatores que têm provocado maiores problemas para a educação escolar de jovens e adultos das camadas populares da classe trabalhadora, mas não apenas por isso, pois com o estudo também foi possível conjecturar que a precarização imposta à educação escolar regular de jovens e adultos tem servido também para distrair a atenção, de quem defende uma educação mais igualitária para toda a população brasileira em relação ao projeto de educação periférica e colonialista, que tem atingido inclusive os sujeitos do ensino regular público, vide a manutenção de classes de aceleração nas escolas públicas e a juvenilização da EJA e de seus primos acelerados que só tem aumentado nos últimos anos.In this text, it is a qualitative reserarch that heard narrative speeches, especially from education professionals encouraged in the Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), in search of accompanying some preceptible processes of production of subjectivities of the subjects of the EJA. This group of teachers and/or researchers participated in the training course Saberes, currículos e práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos, held in 2021 by the Grupo de Pesquisa de Jovens e Adultos of the Fluminense Federal University, with the support of the Sociedade Brasileira de Educação Matemática. In addition to the freirean perspective that was also part of the theoretical arsenal used throughout the study, the research was built based on methodological theoretical references related to self-narratives (BRAGANÇA, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2012; PASSEGGI, 2008) and other referents to cartography (GUATARRI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009; ROLNIK, 1989), amonf others. Inspired by these perspectives, the question What interfaces between curricular structures and teaching and learning processes can influence the production of subjectivities of EJA subjects? guided the creation of the routes. In one of them, due to feelings of impotence or dissatisfaction perceived in some of these narrative discourses, elements were discussed about the initial training of basic education teachers, especially mathematics, which favored a greater visualization of some aspects that influence, even today, production processes of subjectivities of EJA subjects, students, professionals and researchers. Such points are related to the multiple dualities of education in different dimensions, differentiating educational public policies offered to different strata of social classes, supported by privileges for some and precarious education for most. Factors that have caused greater problems for the school education of young people and adults from the popular layers of the working class, but not only because of this, because with the study it was also possible to conjecture that the precariousness imposed on the regular school education of young people and adults has also served to distract the attention of those who defend a more egalitarian education for the entire brazilian population, in relation to the project of peripheral and colonialist education that has even reached the subjects of regular public education, see the maintenance of acceleration classes in public schools and the juvenilization of EJA and its accelerated cousins that has only increased in recent years.353 p.Freitas, Adriano VargasGodoy, Elenilton VieiraVentura, Jaqueline PereiraFantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoSouza, Marta Lima deLopes, Eliane Fernandes Campos2023-11-25T23:51:20Z2023-11-25T23:51:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOPES, Eliane Fernandes Campos. 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