Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina Moreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25771
Resumo: O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. Com isso, algumas leis e decretos que foram primordiais para a garantia do acesso e a permanência dos alunos com deficiência às escolas em salas regulares visando a inclusão e respaldando seus direitos foram ressaltados, assim como alguns trabalhos que se desenvolveram em perspectivas inclusivas, demonstrando-se a importância e relevância dos mesmos. Esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática abordando-se o conteúdo de química sobre densidade de substâncias, para alunos do ensino médio, em que foram propostos experimentos que utilizassem da multissensorialidade, para trabalhar sentidos além da visão e buscou-se fazer uma análise sobre a importância do desenho universal para a aprendizagem. A sequência didática sugerida contou com três aulas nas quais se utilizam experimentos em uma perspectiva inclusiva com os princípios do DUA, e a multissensorialidade em que objetivou-se explorar os canais sensoriais. A pesquisa realizada foi qualitativa e os resultados apresentados buscaram contemplar práticas que fossem acessíveis para todos os alunos independente de deficiência ou não. As aulas planejadas foram descritas e discutidas de acordo com a literatura encontrada, que apesar do DUA já existir há alguns anos, ainda não existem muitos trabalhos publicados que o aborde e que tenha propostas aplicas em turmas, especialmente em aulas de química. Mas ressalta-se a importância de sua exploração e que novos trabalhados sejam feitos e publicados para auxiliar os professores na tarefa de alcançar uma sala de aula inclusiva em que todos os alunos sintam-se pertencentes e consigam explorar ao máximo seus potenciais
id UFF-2_85fc75772f946bcb82a02a708793a6c5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25771
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médioDesenho universal para aprendizagemMultissensorialidadeEnsino de químicaInclusão escolarEducação inclusivaEnsino médioEducação especialUniversal design for learningMultisensoryChemistry teachingO Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. Com isso, algumas leis e decretos que foram primordiais para a garantia do acesso e a permanência dos alunos com deficiência às escolas em salas regulares visando a inclusão e respaldando seus direitos foram ressaltados, assim como alguns trabalhos que se desenvolveram em perspectivas inclusivas, demonstrando-se a importância e relevância dos mesmos. Esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática abordando-se o conteúdo de química sobre densidade de substâncias, para alunos do ensino médio, em que foram propostos experimentos que utilizassem da multissensorialidade, para trabalhar sentidos além da visão e buscou-se fazer uma análise sobre a importância do desenho universal para a aprendizagem. A sequência didática sugerida contou com três aulas nas quais se utilizam experimentos em uma perspectiva inclusiva com os princípios do DUA, e a multissensorialidade em que objetivou-se explorar os canais sensoriais. A pesquisa realizada foi qualitativa e os resultados apresentados buscaram contemplar práticas que fossem acessíveis para todos os alunos independente de deficiência ou não. As aulas planejadas foram descritas e discutidas de acordo com a literatura encontrada, que apesar do DUA já existir há alguns anos, ainda não existem muitos trabalhos publicados que o aborde e que tenha propostas aplicas em turmas, especialmente em aulas de química. Mas ressalta-se a importância de sua exploração e que novos trabalhados sejam feitos e publicados para auxiliar os professores na tarefa de alcançar uma sala de aula inclusiva em que todos os alunos sintam-se pertencentes e consigam explorar ao máximo seus potenciaisThe universal design for learning (UDL) was created as an alternative to the traditional model found in classrooms with rigid didactics and which didn’t contemplate the plurality existing in each classroom. This way, some laws and decrees that were essential to guarantee the access and permanence of students with disabilities to schools in regular classrooms aiming at inclusion and supporting their rights were highlighted, as well as some developed works in inclusive perspectives, demonstrating the importance and relevance of them. This work aimed to propose a didactic sequence approaching the content of chemistry about density of substances, for high school students, in which experiments were proposed using multisensory, to work with senses beyond vision and sought to do an analysis about the importance of universal design for learning. A didactic sequence was suggested with three classes containing experiments that use an inclusive perspective with the principles of UDL, and the multisensory in which the objective was to explore sensory channels. The research carried out was qualitative and the results presented looked for contemplate practices that were accessible to all students, regardless of disability or not. The planned classes were described and discussed according to the literature found, which despite the UDL already having a few years, there are still not many published works that approach it and has been applied in classes, especially in chemistry classes. But the importance of its exploration and that new works be done and published to help teachers in the task of achieving an inclusive classroom in which all students feel that they belong and are able to explore their potential to the fullest is underlined52 p.Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Silva, Rafael Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3829408982268735Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632http://lattes.cnpq.br/7864479401386812Almeida, Carolina Moreira de2022-07-20T17:36:56Z2022-07-20T17:36:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Carolina Moreira de . Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25771CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T18:00:34Zoai:app.uff.br:1/25771Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-01T18:00:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
title Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
spellingShingle Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
Almeida, Carolina Moreira de
Desenho universal para aprendizagem
Multissensorialidade
Ensino de química
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Ensino médio
Educação especial
Universal design for learning
Multisensory
Chemistry teaching
title_short Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
title_full Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
title_fullStr Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
title_sort Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
author Almeida, Carolina Moreira de
author_facet Almeida, Carolina Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amado, Beatriz Crittelli
http://lattes.cnpq.br/7339478176562437
Silva, Rafael Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/3829408982268735
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
http://lattes.cnpq.br/7864479401386812
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carolina Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho universal para aprendizagem
Multissensorialidade
Ensino de química
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Ensino médio
Educação especial
Universal design for learning
Multisensory
Chemistry teaching
topic Desenho universal para aprendizagem
Multissensorialidade
Ensino de química
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Ensino médio
Educação especial
Universal design for learning
Multisensory
Chemistry teaching
description O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. Com isso, algumas leis e decretos que foram primordiais para a garantia do acesso e a permanência dos alunos com deficiência às escolas em salas regulares visando a inclusão e respaldando seus direitos foram ressaltados, assim como alguns trabalhos que se desenvolveram em perspectivas inclusivas, demonstrando-se a importância e relevância dos mesmos. Esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática abordando-se o conteúdo de química sobre densidade de substâncias, para alunos do ensino médio, em que foram propostos experimentos que utilizassem da multissensorialidade, para trabalhar sentidos além da visão e buscou-se fazer uma análise sobre a importância do desenho universal para a aprendizagem. A sequência didática sugerida contou com três aulas nas quais se utilizam experimentos em uma perspectiva inclusiva com os princípios do DUA, e a multissensorialidade em que objetivou-se explorar os canais sensoriais. A pesquisa realizada foi qualitativa e os resultados apresentados buscaram contemplar práticas que fossem acessíveis para todos os alunos independente de deficiência ou não. As aulas planejadas foram descritas e discutidas de acordo com a literatura encontrada, que apesar do DUA já existir há alguns anos, ainda não existem muitos trabalhos publicados que o aborde e que tenha propostas aplicas em turmas, especialmente em aulas de química. Mas ressalta-se a importância de sua exploração e que novos trabalhados sejam feitos e publicados para auxiliar os professores na tarefa de alcançar uma sala de aula inclusiva em que todos os alunos sintam-se pertencentes e consigam explorar ao máximo seus potenciais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T17:36:56Z
2022-07-20T17:36:56Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Carolina Moreira de . Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25771
identifier_str_mv ALMEIDA, Carolina Moreira de . Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135363677847552