Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Reinaldo Venancio do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255819
Resumo: A dissertação apresentada é o resultado de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que teve como objetivo geral pesquisar e estudar o histórico da Educação Inclusiva, a sala de aula inclusiva, o Desenho Universal para a Aprendizagem, e a Multissensorialidade e o ensino de Ciências como aportes para a disponibilização de um molde para a elaboração de uma célula animal tridimensional multissensorial. A pesquisa é classificada como pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa dezenove alunos do oitavo ano de uma sala regular de ensino da rede pública estadual do interior de São Paulo durante a eletiva cursada no primeiro semestre de 2023 e vinte professores participantes de três oficinas realizadas em encontros na cidade de São Paulo em 2022 e 2023. Os dados foram coletados em questionários após a elaboração do modelo celular. Os resultados apontaram uma boa aceitação por grande parte dos alunos, que indicaram uma forma diferente de se aprender sobre as células, e todos os professores relataram que desenvolveriam a atividade com seus alunos. Concluiu-se que para os alunos, as atividades de elaboração da célula animal, junto com as outras atividades oferecidas na eletiva, permitiram comprovar que é possível inovar no ensino e oferecer atividades diversificadas além do livro didático e da lousa, para os professores, as oficinas realizadas foram importantes para ajustar o produto e perceber a aceitação do material de aprendizagem, que foi positiva e elogiada. Verificou-se que é possível criar um material de aprendizagem inclusivo, um produto educacional para elaboração de um modelo de célula animal, útil no processo de ensino-aprendizagem do professor de Ciências.
id UNSP_f503fd609f76209baa0d5042deee210a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255819
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de CiênciasElaboration of a three-dimensional multisensory model of na animal cell for teaching ScienseCitologiaDesenho universal para a aprendizagemInclusãoCytologyUniversal design for learningInclusionA dissertação apresentada é o resultado de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que teve como objetivo geral pesquisar e estudar o histórico da Educação Inclusiva, a sala de aula inclusiva, o Desenho Universal para a Aprendizagem, e a Multissensorialidade e o ensino de Ciências como aportes para a disponibilização de um molde para a elaboração de uma célula animal tridimensional multissensorial. A pesquisa é classificada como pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa dezenove alunos do oitavo ano de uma sala regular de ensino da rede pública estadual do interior de São Paulo durante a eletiva cursada no primeiro semestre de 2023 e vinte professores participantes de três oficinas realizadas em encontros na cidade de São Paulo em 2022 e 2023. Os dados foram coletados em questionários após a elaboração do modelo celular. Os resultados apontaram uma boa aceitação por grande parte dos alunos, que indicaram uma forma diferente de se aprender sobre as células, e todos os professores relataram que desenvolveriam a atividade com seus alunos. Concluiu-se que para os alunos, as atividades de elaboração da célula animal, junto com as outras atividades oferecidas na eletiva, permitiram comprovar que é possível inovar no ensino e oferecer atividades diversificadas além do livro didático e da lousa, para os professores, as oficinas realizadas foram importantes para ajustar o produto e perceber a aceitação do material de aprendizagem, que foi positiva e elogiada. Verificou-se que é possível criar um material de aprendizagem inclusivo, um produto educacional para elaboração de um modelo de célula animal, útil no processo de ensino-aprendizagem do professor de Ciências.The Master’s thesis presented is the result of research from the Postgraduate Program in Teaching for Basic Education, which had the general objective of researching and studying the history of Inclusive Education, the inclusive classroom, the Universal Design for Learning, and the Multisensoriality and Science teaching as contributions to the provision of a mold for the creation of a three-dimensional multisensory animal cell. The research is classified as intervention research with a qualitative approach. Nineteen eighth-year students from a regular state public school classroom in the interior of São Paulo participated in this research during the elective course taken in the first semester of 2023 and twenty teachers participating in three workshops held at meetings in the city of São Paulo in 2022 and 2023. Data were collected in questionnaires after developing the cellular model. The results showed good acceptance by most students, who indicated a different way of learning about cells, and all teachers reported that they would develop the activity with their students. It was concluded that for the students, the activities of creating the animal cell, together with the other activities offered in the elective, made it possible to prove that it is possible to innovate in teaching and offer diversified activities beyond the textbook and the blackboard, for teachers, the The workshops held were important to adjust the product and perceive the acceptance of the learning material, which was positive and praised. It was found that it is possible to create an inclusive learning material, an educational product for creating an animal cell model, useful in the teaching-learning process of the Science teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Camargo, Eder Pires de [UNESP]Valle, Reinaldo Venancio do2024-06-03T17:39:18Z2024-06-03T17:39:18Z2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVALLE, R. V. Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências. Orientador: Alexandre de Oliveira Legendre. 2024. 146 f. Dissertação (Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T06:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:06:08.413621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
Elaboration of a three-dimensional multisensory model of na animal cell for teaching Sciense
title Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
spellingShingle Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
Valle, Reinaldo Venancio do
Citologia
Desenho universal para a aprendizagem
Inclusão
Cytology
Universal design for learning
Inclusion
title_short Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
title_full Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
title_fullStr Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
title_sort Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências
author Valle, Reinaldo Venancio do
author_facet Valle, Reinaldo Venancio do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Reinaldo Venancio do
dc.subject.por.fl_str_mv Citologia
Desenho universal para a aprendizagem
Inclusão
Cytology
Universal design for learning
Inclusion
topic Citologia
Desenho universal para a aprendizagem
Inclusão
Cytology
Universal design for learning
Inclusion
description A dissertação apresentada é o resultado de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que teve como objetivo geral pesquisar e estudar o histórico da Educação Inclusiva, a sala de aula inclusiva, o Desenho Universal para a Aprendizagem, e a Multissensorialidade e o ensino de Ciências como aportes para a disponibilização de um molde para a elaboração de uma célula animal tridimensional multissensorial. A pesquisa é classificada como pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa dezenove alunos do oitavo ano de uma sala regular de ensino da rede pública estadual do interior de São Paulo durante a eletiva cursada no primeiro semestre de 2023 e vinte professores participantes de três oficinas realizadas em encontros na cidade de São Paulo em 2022 e 2023. Os dados foram coletados em questionários após a elaboração do modelo celular. Os resultados apontaram uma boa aceitação por grande parte dos alunos, que indicaram uma forma diferente de se aprender sobre as células, e todos os professores relataram que desenvolveriam a atividade com seus alunos. Concluiu-se que para os alunos, as atividades de elaboração da célula animal, junto com as outras atividades oferecidas na eletiva, permitiram comprovar que é possível inovar no ensino e oferecer atividades diversificadas além do livro didático e da lousa, para os professores, as oficinas realizadas foram importantes para ajustar o produto e perceber a aceitação do material de aprendizagem, que foi positiva e elogiada. Verificou-se que é possível criar um material de aprendizagem inclusivo, um produto educacional para elaboração de um modelo de célula animal, útil no processo de ensino-aprendizagem do professor de Ciências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-03T17:39:18Z
2024-06-03T17:39:18Z
2024-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALLE, R. V. Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências. Orientador: Alexandre de Oliveira Legendre. 2024. 146 f. Dissertação (Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255819
identifier_str_mv VALLE, R. V. Elaboração de um modelo tridimensional multissensorial de célula animal para o ensino de Ciências. Orientador: Alexandre de Oliveira Legendre. 2024. 146 f. Dissertação (Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128755637420032