Avaliação de desempenho de unidades operacionais em uma organização de alta confiabilidade através da aplicação da técnica de similaridade com solução ideal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marcos Paulo Barcellos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4505
Resumo: O setor elétrico brasileiro, após o período de privatização e a criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vem sendo submetido a regras mais rígidas e índices de qualidade cada vez mais exigentes. As perspectivas das companhias atuantes neste setor perante as partes interessadas, como o cliente que exige melhores níveis de serviço, acionistas por sua vez buscando incrementar a eficiência de suas concessionárias de energia para atingir seus objetivos financeiros. Assim neste ambiente desafiador encontram-se as distribuidoras de energia elétrica, que por sua vez são medidas e avaliadas pela ANEEL por indicadores que refletem nas tarifas cobradas ao consumidor. Desta forma resta a empresa de energia buscar a máxima eficiência operacional a fim de atender de forma equilibrada, cliente, acionista e a agência reguladora. O trabalho desenvolveu uma proposta de Índice de manutenção de excelência, conjugando resultados de pessoas, recursos e tecnologia de forma a avaliar o desempenho de unidades operacionais. A abordagem metodológica proposta está estruturada numa pesquisa quali-quantitativa com a aplicação da metodologia TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution). Os dados foram levantados a partir de setores operacionais de uma empresa caracterizada como sendo uma organização de alta confiabilidade e atuante do setor elétrico. Como resultado esperado a consolidação da metodologia proposta que permitiu a avaliação da performance da gestão global da manutenção
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