“O golpe, o golpe, o golpe”: entre ecos de protesto, a construção de um ethos irônico nas crônicas políticas de Arnaldo Jabor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10057 |
Resumo: | Em busca de tecer reflexões sobre a relação entre identidade, discurso e sociedade, procede-se, nesta pesquisa, à análise da construção identitária do sujeito enunciador Arnaldo Jabor – cronista de destaque na mídia brasileira – em dois momentos de grande efervescência da política nacional, ligados à atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do governo federal. Mais especificamente, neste trabalho, nos debruçaremos sobre dez textos, sendo cinco deles expostos no livro Pornopolítica, de (2006), e cinco produzidos para o jornal impresso O Globo no ano de 2016. Dentre esses textos, duas crônicas foram selecionadas para uma análise mais apurada, sendo uma publicada no ano de 2006, “Viva a crise!”, e outra em 2016, intitulada “O golpe, o golpe, o golpe – O verdadeiro golpista foi o PT, esse partido que nos desmanchou”. Os demais textos serão analisados sob forma de tabela e anexados no final desta pesquisa. Examinamos os referidos textos com o objetivo de focalizar a imagem que o enunciador projeta de si mesmo por meio do discurso produzido, supondo a constituição de um ethos irônico caracteristicamente. No âmbito dos procedimentos de análise, este trabalho investiga, de modo particular, a menção irônica dada pelo emprego do mecanismo coesivo de repetição de palavras, do recurso tipográfico das aspas e das expressões nominais, assumindo-os como marcas linguístico-discursivas constitutivas do suposto ethos irônico de Jabor. Como fundamentação teórico-metodológica, convocamos uma orientação calcada na Análise Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau (2005 e 2008), a que se conjugam as noções de ethos, especialmente da perspectiva aristotélica retomada por Charaudeau (2015), Maingueneau (2015), Amossy (2005) e Fiorin (2015), e de ironia, em conformidade com Brait (2008), Maingueneau (2002) e Machado (2014). Acreditamos que esse trabalho contribua para a discussão de um tema relevante e recorrente no atual cenário político que o Brasil tem atravessado: a crise financeira instaurada no país que estava sob o governo de Lula no ano de 2006 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no ano de 2016, ocorrido sob o pretexto de que a mesma havia cometido o crime de responsabilidade fiscal |
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Acreditamos que esse trabalho contribua para a discussão de um tema relevante e recorrente no atual cenário político que o Brasil tem atravessado: a crise financeira instaurada no país que estava sob o governo de Lula no ano de 2006 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no ano de 2016, ocorrido sob o pretexto de que a mesma havia cometido o crime de responsabilidade fiscalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this research, we analyze the identity construct of the subject enunciator Arnaldo Jabor - chronicler of prominence in the Brazilian media - in two moments of great effervescence of the national politics, in order to reflect on the relation between identity, discourse and society, linked to the work of the Workers' Party (PT) at the head of the federal government. More specifically, in this work, we will focus on ten texts, five of which are exposed in the book Pornopolitics, (2006), and five produced for the printed newspaper O Globo in the year 2016. Among these texts, two chronicles were selected for an analysis more accurate one published in the year 2006, "Viva a crisis!" and another in 2016 entitled "The coup, the coup, the coup - The real coup was the PT, that party that broke us up." The other texts will be analyzed in tabular form and appended at the end of this research. We examine the mentioned texts with the objective of focusing the image that the enunciator projects of itself through the discourse produced, supposing the constitution of an ironic ethos characteristically. In the scope of the analysis procedures, this work investigates, in particular, the ironic mention given by the use of the cohesive mechanism of repetition of words, the typographic resource of quotation marks and nominal expressions, assuming them as linguistic-discursive marks constitutive of the supposed ironic ethos of Jabor. As a theoretical-methodological foundation, we call for a guideline based on Patrick Charaudeau's Semiolinguistic Discourse Analysis (2005 and 2008), which combines the notions of ethos, especially from the Aristotelian perspective retaken by Charaudeau (2015), Maingueneau (2015), Amossy (2005) and Fiorin (2015), and ironic, according to Brait (2008), Maingueneau (2002) and Machado (2014). We believe that this work contributes to the discussion of a relevant and recurring theme in the current political scenario that Brazil has been through: the financial crisis set in the country that was under Lula's government in 2006 and the impeachment of former President Dilma Rousseff in the year 2016, under the pretext that she had committed the crime of fiscal responsibility196 f.Ribeiro, Patricia Ferreira NevesFeres, Beatriz dos SantosCunha, Tânia ReisFreitas, Jefferson dos Santos de2019-06-19T14:48:13Z2019-06-19T14:48:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10057CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T21:52:09Zoai:app.uff.br:1/10057Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:43.695965Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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