As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Manuella da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816
Resumo: O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas.
id UFF-2_8825ad34412434eacc7e8c366f8a98b9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27816
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As Leis de Kepler através de um esquema colaborativoEnsino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler.Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privadoCollaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws.O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas.Physics teaching finds many barries in the classroom, either by the students’ lack of interest in this traditional teaching that does not corresponds to the needs of the actual generation, difficulties in Mathematics, by the stigma of Physics is a difficult subject, or by the lack of investments in Science Education that the stimulates student curiosity. Based on these concepts, this dissertation presents a didactic sequence proposal that aims to create a teaching environment that piques the students interest about Physics. Collaborative teaching and problem solving methodologies will be used for this work. The dynamic will involve the development of an educational product composed of a script for the classes in the form of a conversation circles and an educational game of questions and answers using a roulette wheel to draw the categories of questions that will be applied in a class of the first year of high school at a private school in Niterói city (RJ). The methodologies will be applied in order to promote an interactionist environment, based on the construction of knowledge in a collective way, using group work to promote a socially interesting environment that leads the construction of knowledge in a meaningful way, enabling the resolution of problems in teaching Kepler’s laws. The main result obtained with the application of the didactic sequence in class was the increase in student participation, especially in problem solving practice.82 p.Barbosa, Augusto Cesar de CastroCosta, Marcus Vinícius TovarHelayël Neto, José AbdallaAnjos, Roberto Meigikos dosCastro, Maria Priscila Pessanha deRibeiro, Manuella da Silva2023-02-06T15:51:29Z2023-02-06T15:51:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-06T15:51:32Zoai:app.uff.br:1/27816Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:27.537558Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
title As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
spellingShingle As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
Ribeiro, Manuella da Silva
Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler.
Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado
Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws.
title_short As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
title_full As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
title_fullStr As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
title_full_unstemmed As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
title_sort As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
author Ribeiro, Manuella da Silva
author_facet Ribeiro, Manuella da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Costa, Marcus Vinícius Tovar
Helayël Neto, José Abdalla
Anjos, Roberto Meigikos dos
Castro, Maria Priscila Pessanha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Manuella da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler.
Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado
Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws.
topic Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler.
Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado
Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws.
description O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-06T15:51:29Z
2023-02-06T15:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816
identifier_str_mv RIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823555248128000