As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816 |
Resumo: | O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas. |
id |
UFF-2_8825ad34412434eacc7e8c366f8a98b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27816 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativoEnsino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler.Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privadoCollaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws.O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas.Physics teaching finds many barries in the classroom, either by the students’ lack of interest in this traditional teaching that does not corresponds to the needs of the actual generation, difficulties in Mathematics, by the stigma of Physics is a difficult subject, or by the lack of investments in Science Education that the stimulates student curiosity. Based on these concepts, this dissertation presents a didactic sequence proposal that aims to create a teaching environment that piques the students interest about Physics. Collaborative teaching and problem solving methodologies will be used for this work. The dynamic will involve the development of an educational product composed of a script for the classes in the form of a conversation circles and an educational game of questions and answers using a roulette wheel to draw the categories of questions that will be applied in a class of the first year of high school at a private school in Niterói city (RJ). The methodologies will be applied in order to promote an interactionist environment, based on the construction of knowledge in a collective way, using group work to promote a socially interesting environment that leads the construction of knowledge in a meaningful way, enabling the resolution of problems in teaching Kepler’s laws. The main result obtained with the application of the didactic sequence in class was the increase in student participation, especially in problem solving practice.82 p.Barbosa, Augusto Cesar de CastroCosta, Marcus Vinícius TovarHelayël Neto, José AbdallaAnjos, Roberto Meigikos dosCastro, Maria Priscila Pessanha deRibeiro, Manuella da Silva2023-02-06T15:51:29Z2023-02-06T15:51:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-06T15:51:32Zoai:app.uff.br:1/27816Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:27.537558Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
title |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
spellingShingle |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo Ribeiro, Manuella da Silva Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler. Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws. |
title_short |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
title_full |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
title_fullStr |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
title_full_unstemmed |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
title_sort |
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo |
author |
Ribeiro, Manuella da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Manuella da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Augusto Cesar de Castro Costa, Marcus Vinícius Tovar Helayël Neto, José Abdalla Anjos, Roberto Meigikos dos Castro, Maria Priscila Pessanha de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Manuella da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler. Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws. |
topic |
Ensino Colaborativo, Resolução de Problemas, Jogo Didático, Leis de Kepler. Ensino da Ciencia, Ensino de fisica, Sequencia didatica, Ensino medio, Ensino privado Collaborative Teaching, Problem Solving, Didactic Game, Kepler’s Laws. |
description |
O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, pelo estigma de ser um conteúdo difícil, ou pela falta de investimento em um ensino de ciências que estimule a curiosidade, aproximando a ciência do cotidiano do aluno. Pensando nisso, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que tem como objetivo criar um ambiente de ensino que desperte o interesse dos alunos para o ensino de Física. Para tanto, serão utilizadas as etodologias de ensino colaborativo e de resolução de problemas. A dinâmica envolverá o desenvolvimento de um produto educacional composto de um roteiro para aulas no formato de roda de conversa e um jogo didático de perguntas e respostas utilizando uma roleta para sortear as categorias de perguntas que será aplicado em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular, no município de Niterói (RJ). As metodologias são aplicadas com o intuito de promover um ambiente interacionista, baseado na construção do conhecimento de forma coletiva, utilizando o trabalho em grupo para promover um ambiente socialmente interessante e que possibilite a construção do conhecimento de maneira significativa propiciando à resolução de problemas no ensino das Leis de Kepler. O principal resultado obtido na aplicação da sequência didática em sala de aula foi o aumento da participação dos estudantes, em especial na prática de resolução de problemas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-06T15:51:29Z 2023-02-06T15:51:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Manuella da Silva. As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823555248128000 |