A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bruno Max de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24141
Resumo: As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos.
id UFF-2_892d5925b2dc5b69e29e2d351db6854c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24141
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de FísicaFísica térmicaHistória da CiênciaFilosofia da CiênciaEquivalente mecânico do calorEnsino de FísicaFísica TérmicaHistória da CiênciaFilosofia da CiênciaEquivalente Mecânico do CalorEnsino de FísicaProdução intelectualThermal PhysicsHistory of SciencePhilosophy of ScienceMechanical Equivalent of HeatPhysics TeachingAs diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos.The oficial guidelines of Basic Education and the researches in Physics teaching have recommended, since a long time ago, a profound reformulation in the practices effected in schools. Such recommendations aim at transforming the dramatic picture of this subject teaching, which very little or nothing collaborates to the broad students formation, towards a reality in which Physics learning effectively constitute in instrument of world understanding by the subjects of education. In this way, this monograph presents the main arguments and justifications through which the use of History and Phylosophy of Science has been widely defended as a pedagogical strategy to the reformulation and improvement of Physics teaching. Besides, some suggestions will be appointed to incorporate this strategy in the teaching learning process, as well as orientations destined to alert the teacher against traps which tend to transmit deformed visions about Science to the students. Finally, it will be proposed a didactic sequence founded on the articulation of the historical-philosophic perspective with an experimental activity with the objective of studying heat nature, obtaining its mechanical equivalent, promoting reflections that aid the construction of more adequate conceptions of heat, work, energy and its conservation, and, at the same time, contributing to the development of more appropriate and critical visions of the Nature of Science by the students.Universidade Federal FluminenseNiteróiAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, IsaCosta, Eden VieiraAlmeida, Lucia da Cruz deMelo, Bruno Max de Souza2022-01-04T17:38:15Z2022-01-04T17:38:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. 2013. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24141Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T20:17:35Zoai:app.uff.br:1/24141Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T20:17:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
title A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
spellingShingle A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
Melo, Bruno Max de Souza
Física térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente mecânico do calor
Ensino de Física
Física Térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente Mecânico do Calor
Ensino de Física
Produção intelectual
Thermal Physics
History of Science
Philosophy of Science
Mechanical Equivalent of Heat
Physics Teaching
title_short A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
title_full A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
title_fullStr A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
title_full_unstemmed A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
title_sort A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
author Melo, Bruno Max de Souza
author_facet Melo, Bruno Max de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Almeida, Lucia da Cruz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bruno Max de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Física térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente mecânico do calor
Ensino de Física
Física Térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente Mecânico do Calor
Ensino de Física
Produção intelectual
Thermal Physics
History of Science
Philosophy of Science
Mechanical Equivalent of Heat
Physics Teaching
topic Física térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente mecânico do calor
Ensino de Física
Física Térmica
História da Ciência
Filosofia da Ciência
Equivalente Mecânico do Calor
Ensino de Física
Produção intelectual
Thermal Physics
History of Science
Philosophy of Science
Mechanical Equivalent of Heat
Physics Teaching
description As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-01-04T17:38:15Z
2022-01-04T17:38:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. 2013. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24141
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. 2013. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838693234311168