A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11573 |
Resumo: | As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos |
id |
UFF-2_7fd0a5f0776118c5cf66a93ebcdf5b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11573 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de FísicaFísica térmicaHistória da CiênciaFilosofia da CiênciaEquivalente mecânico do calorEnsino de FísicaFísica térmicaHistória da CiênciaFilosofia da CiênciaEnsino de físicaThermal physicsHistory of SciencePhilosophy of ScienceMechanical equivalent of heatPhysics teachingAs diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandosThe oficial guidelines of Basic Education and the researches in Physics teaching have recommended, since a long time ago, a profound reformulation in the practices effected in schools. Such recommendations aim at transforming the dramatic picture of this subject teaching, which very little or nothing collaborates to the broad students formation, towards a reality in which Physics learning effectively constitute in instrument of world understanding by the subjects of education. In this way, this monograph presents the main arguments and justifications through which the use of History and Phylosophy of Science has been widely defended as a pedagogical strategy to the reformulation and improvement of Physics teaching. Besides, some suggestions will be appointed to incorporate this strategy in the teachinglearning process, as well as orientations destined to alert the teacher against traps which tend to transmit deformed visions about Science to the students. Finally, it will be proposed a didactic sequence founded on the articulation of the historical-philosophic perspective with an experimental activity with the objective of studying heat nature, obtaining its mechanical equivalent, promoting reflections that aid the construction of more adequate conceptions of heat, work, energy and its conservation, and, at the same time, contributing to the development of more appropriate and critical visions of the Nature of Science by the studentsAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, IsaCosta, Eden VieiraMelo, Bruno Max de Souza2019-10-04T18:58:13Z2019-10-04T18:58:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11573openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T17:25:28Zoai:app.uff.br:1/11573Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:37.900290Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
title |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
spellingShingle |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física Melo, Bruno Max de Souza Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Equivalente mecânico do calor Ensino de Física Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Ensino de física Thermal physics History of Science Philosophy of Science Mechanical equivalent of heat Physics teaching |
title_short |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
title_full |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
title_fullStr |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
title_sort |
A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física |
author |
Melo, Bruno Max de Souza |
author_facet |
Melo, Bruno Max de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lucia da Cruz de Costa, Isa Costa, Eden Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Bruno Max de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Equivalente mecânico do calor Ensino de Física Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Ensino de física Thermal physics History of Science Philosophy of Science Mechanical equivalent of heat Physics teaching |
topic |
Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Equivalente mecânico do calor Ensino de Física Física térmica História da Ciência Filosofia da Ciência Ensino de física Thermal physics History of Science Philosophy of Science Mechanical equivalent of heat Physics teaching |
description |
As diretrizes oficiais da Educação Básica e as pesquisas em ensino de Física recomendam, há muito tempo, uma reformulação profunda das práticas efetuadas nas escolas. Tais recomendações visam transformar o atual quadro dramático do ensino desta disciplina, que pouco ou nada colabora para a formação ampla dos estudantes, para uma realidade na qual o aprendizado da Física constitua-se efetivamente em instrumento para a compreensão do mundo pelos educandos. Nesse sentido, esta monografia apresenta os principais argumentos e justificativas pelos quais o uso da História e da Filosofia da Ciência tem sido largamente defendido como estratégia pedagógica para a reformulação e melhoria do ensino de Física. Além disso, serão indicadas algumas sugestões para a incorporação desta estratégia no processo de ensino-aprendizagem, bem como orientações destinadas a alertar o professor para armadilhas que tendem a transmitir visões deformadas sobre a Ciência para os alunos. Por fim, será proposta uma sequência didática alicerçada na articulação da perspectiva histórico-filosófica com uma atividade experimental com o objetivo de estudar a natureza do calor, obter seu equivalente mecânico, desencadear reflexões que auxiliem na construção de concepções mais adequadas dos conceitos de calor, trabalho, energia e sua conservação e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de visões mais apropriadas e críticas da Natureza da Ciência pelos educandos |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-10-04T18:58:13Z 2019-10-04T18:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11573 |
identifier_str_mv |
MELO, Bruno Max de Souza. A natureza do calor e o princípio da conservação da energia: atividades investigativas com o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823581479305216 |