Plano de negócios: Mercado Vale do Sol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçola Junior, Gerson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2284
Resumo: Atualmente, é muito comum o sonho de empreender e que esse empreendimento signifique lucro rapidamente, seja esse sonhador um administrador de empresas ou não. No Brasil, segundo informações do Sebrae (2012), 48% das empresas fecham as portas depois de três anos e culpado disso pode ser a falta de um bom plano de negócios. O "Plano de Negócios" é considerado um documento que descreve todas as etapas que o empreendedor precisará avançar ao planejar a abertura ou a expansão de uma empresa (SEBRAE, 2012). Através de plano de negócios é possível identificar e restringir possíveis erros ainda na etapa de planejamento ao invés de cometê-los no mercado, com a empresa já em funcionamento. Na visão do empreendedorismo o plano de negócios também serve para conduzir uma empresa já estabelecida se um novo produto será bem aceito, se a empresa pode partir para outros ramos de negócios diferentes, como a empresa se encontra no mercado, mostra se o projeto colaborará para o sucesso da organização ou situação futura. Segundo o autor o plano de negócios não deve estar apenas focado no aspecto financeiro, mas também em várias outras variáveis que vão determinar o sucesso do empreendimento (DORNELAS, 2007, p. 74). No segmento desta temática, conforme pesquisa acadêmica, os minimercados são uma boa alternativa de negócio, pois os eles oferecem uma variedade de gêneros alimentícios, bebidas e produtos de limpeza, trabalhando com estoques e espaço físico reduzidos. A instalação de um empreendimento desse tipo versa em comprar pequenas quantidades de produtos e comercializa-Ias criando deste modo uma clientela e após um tempo pensar na ampliação do negócio. Nesse sentido, o objetivo da criação desta microempresa é ser referência no que diz respeito à qualidade dos produtos comercializados entre os mercados e supermercados na cidade de Pinheiral. Atuando com lojas modernas e agradáveis, e equipamentos de primeira qualidade que refletirão no melhor e mais higiênico mercado da cidade. Para isso será investido em torno de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) e o retorno se dará em aproximadamente quatro anos e um mês, o que pode parecer um negócio inviável à primeira vista, mas que certamente será muito atraente. É o que veremos à frente. Diante do objetivo exposto será apresentado na primeira parte os idealizadores reais por esse projeto, as pessoas responsáveis por fazer desse investimento um sucesso, veremos as normas legais que devemos cumprir para não passarmos pro problemas maiores e o porquê de investir nesse negócio, quais os pontos fortes e fracos do investimento. Na segunda parte do trabalho falarei um pouco mais sobre as competências e habilidades dos responsáveis direto pelo negócio, além de contar um pouco mais da história de como uma essa ideia se transformou em verdade. Mais adiante apresentarei os itens os quais trabalhamos e como agrupamo-los para dividi-los em setores e facilitar o manuseio dos mesmos. Apresentarei o layout do mercado e a capacidade de vendas que o mercado pode atingir atualmente, fazendo essa demonstração em um fluxograma. Na quarta parte do presente trabalho falarei sobre mercado, clientes, fornecedores e marketing, mostrarei o porque minha localização pode se tornar uma vantagem competitiva e como busco atrair meu público alvo. Pra finalizar demostrarei qual foi o investimento em ativo imobilizado para a abertura e funcionamento da empresa, além de fazer uma análise financeira do negócio e mostrar o porquê ele é considerado viável
id UFF-2_8a0bc9c0e2f29882cf86c8f81458e4ff
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2284
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Plano de negócios: Mercado Vale do SolMercadoPlano de negóciosAtualmente, é muito comum o sonho de empreender e que esse empreendimento signifique lucro rapidamente, seja esse sonhador um administrador de empresas ou não. No Brasil, segundo informações do Sebrae (2012), 48% das empresas fecham as portas depois de três anos e culpado disso pode ser a falta de um bom plano de negócios. O "Plano de Negócios" é considerado um documento que descreve todas as etapas que o empreendedor precisará avançar ao planejar a abertura ou a expansão de uma empresa (SEBRAE, 2012). Através de plano de negócios é possível identificar e restringir possíveis erros ainda na etapa de planejamento ao invés de cometê-los no mercado, com a empresa já em funcionamento. Na visão do empreendedorismo o plano de negócios também serve para conduzir uma empresa já estabelecida se um novo produto será bem aceito, se a empresa pode partir para outros ramos de negócios diferentes, como a empresa se encontra no mercado, mostra se o projeto colaborará para o sucesso da organização ou situação futura. Segundo o autor o plano de negócios não deve estar apenas focado no aspecto financeiro, mas também em várias outras variáveis que vão determinar o sucesso do empreendimento (DORNELAS, 2007, p. 74). No segmento desta temática, conforme pesquisa acadêmica, os minimercados são uma boa alternativa de negócio, pois os eles oferecem uma variedade de gêneros alimentícios, bebidas e produtos de limpeza, trabalhando com estoques e espaço físico reduzidos. A instalação de um empreendimento desse tipo versa em comprar pequenas quantidades de produtos e comercializa-Ias criando deste modo uma clientela e após um tempo pensar na ampliação do negócio. Nesse sentido, o objetivo da criação desta microempresa é ser referência no que diz respeito à qualidade dos produtos comercializados entre os mercados e supermercados na cidade de Pinheiral. Atuando com lojas modernas e agradáveis, e equipamentos de primeira qualidade que refletirão no melhor e mais higiênico mercado da cidade. Para isso será investido em torno de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) e o retorno se dará em aproximadamente quatro anos e um mês, o que pode parecer um negócio inviável à primeira vista, mas que certamente será muito atraente. É o que veremos à frente. Diante do objetivo exposto será apresentado na primeira parte os idealizadores reais por esse projeto, as pessoas responsáveis por fazer desse investimento um sucesso, veremos as normas legais que devemos cumprir para não passarmos pro problemas maiores e o porquê de investir nesse negócio, quais os pontos fortes e fracos do investimento. Na segunda parte do trabalho falarei um pouco mais sobre as competências e habilidades dos responsáveis direto pelo negócio, além de contar um pouco mais da história de como uma essa ideia se transformou em verdade. Mais adiante apresentarei os itens os quais trabalhamos e como agrupamo-los para dividi-los em setores e facilitar o manuseio dos mesmos. Apresentarei o layout do mercado e a capacidade de vendas que o mercado pode atingir atualmente, fazendo essa demonstração em um fluxograma. Na quarta parte do presente trabalho falarei sobre mercado, clientes, fornecedores e marketing, mostrarei o porque minha localização pode se tornar uma vantagem competitiva e como busco atrair meu público alvo. Pra finalizar demostrarei qual foi o investimento em ativo imobilizado para a abertura e funcionamento da empresa, além de fazer uma análise financeira do negócio e mostrar o porquê ele é considerado viávelMeirelles Junior, Julio Candido deLeite, Clemente GonzagaSimão, Alessandra dos SantosMarçola Junior, Gerson2016-09-29T20:00:25Z2016-09-29T20:00:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2284CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T17:58:37Zoai:app.uff.br:1/2284Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:33.141239Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
title Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
spellingShingle Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
Marçola Junior, Gerson
Mercado
Plano de negócios
title_short Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
title_full Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
title_fullStr Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
title_full_unstemmed Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
title_sort Plano de negócios: Mercado Vale do Sol
author Marçola Junior, Gerson
author_facet Marçola Junior, Gerson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirelles Junior, Julio Candido de
Leite, Clemente Gonzaga
Simão, Alessandra dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçola Junior, Gerson
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado
Plano de negócios
topic Mercado
Plano de negócios
description Atualmente, é muito comum o sonho de empreender e que esse empreendimento signifique lucro rapidamente, seja esse sonhador um administrador de empresas ou não. No Brasil, segundo informações do Sebrae (2012), 48% das empresas fecham as portas depois de três anos e culpado disso pode ser a falta de um bom plano de negócios. O "Plano de Negócios" é considerado um documento que descreve todas as etapas que o empreendedor precisará avançar ao planejar a abertura ou a expansão de uma empresa (SEBRAE, 2012). Através de plano de negócios é possível identificar e restringir possíveis erros ainda na etapa de planejamento ao invés de cometê-los no mercado, com a empresa já em funcionamento. Na visão do empreendedorismo o plano de negócios também serve para conduzir uma empresa já estabelecida se um novo produto será bem aceito, se a empresa pode partir para outros ramos de negócios diferentes, como a empresa se encontra no mercado, mostra se o projeto colaborará para o sucesso da organização ou situação futura. Segundo o autor o plano de negócios não deve estar apenas focado no aspecto financeiro, mas também em várias outras variáveis que vão determinar o sucesso do empreendimento (DORNELAS, 2007, p. 74). No segmento desta temática, conforme pesquisa acadêmica, os minimercados são uma boa alternativa de negócio, pois os eles oferecem uma variedade de gêneros alimentícios, bebidas e produtos de limpeza, trabalhando com estoques e espaço físico reduzidos. A instalação de um empreendimento desse tipo versa em comprar pequenas quantidades de produtos e comercializa-Ias criando deste modo uma clientela e após um tempo pensar na ampliação do negócio. Nesse sentido, o objetivo da criação desta microempresa é ser referência no que diz respeito à qualidade dos produtos comercializados entre os mercados e supermercados na cidade de Pinheiral. Atuando com lojas modernas e agradáveis, e equipamentos de primeira qualidade que refletirão no melhor e mais higiênico mercado da cidade. Para isso será investido em torno de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) e o retorno se dará em aproximadamente quatro anos e um mês, o que pode parecer um negócio inviável à primeira vista, mas que certamente será muito atraente. É o que veremos à frente. Diante do objetivo exposto será apresentado na primeira parte os idealizadores reais por esse projeto, as pessoas responsáveis por fazer desse investimento um sucesso, veremos as normas legais que devemos cumprir para não passarmos pro problemas maiores e o porquê de investir nesse negócio, quais os pontos fortes e fracos do investimento. Na segunda parte do trabalho falarei um pouco mais sobre as competências e habilidades dos responsáveis direto pelo negócio, além de contar um pouco mais da história de como uma essa ideia se transformou em verdade. Mais adiante apresentarei os itens os quais trabalhamos e como agrupamo-los para dividi-los em setores e facilitar o manuseio dos mesmos. Apresentarei o layout do mercado e a capacidade de vendas que o mercado pode atingir atualmente, fazendo essa demonstração em um fluxograma. Na quarta parte do presente trabalho falarei sobre mercado, clientes, fornecedores e marketing, mostrarei o porque minha localização pode se tornar uma vantagem competitiva e como busco atrair meu público alvo. Pra finalizar demostrarei qual foi o investimento em ativo imobilizado para a abertura e funcionamento da empresa, além de fazer uma análise financeira do negócio e mostrar o porquê ele é considerado viável
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T20:00:25Z
2016-09-29T20:00:25Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2284
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657161326592