Ergonomia na central de teleatendimento a eventos do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inacio, Beatriz da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14576
Resumo: Quando uma situação de emergência acontece no Brasil, o primeiro número de telefone que nos vem à mente é o 193, utilizado nacionalmente para pedir socorro ao Corpo de Bombeiros. Os responsáveis por atender essas ligações, possibilitando que vidas sejam salvas, atuam em centrais de atendimento ou quartéis, a depender da unidade da federação. O estudo analisou o trabalho desses profissionais de atendimento no estado do Rio de Janeiro, e em sua região metropolitana, alocados em uma unidade que centraliza os equipamentos de segurança pública regionais e permite uma rápida comunicação e cooperação. Esses trabalhadores possuem um diferencial em competência, pois atuaram na linha de frente do Corpo de Bombeiros e retornaram ao trabalho após a aposentadoria, exercendo a função de atendimento à eventos. A prestação do serviço é contínua, 24 horas por dia e 7 dias por semana, requisitando que atuem em turnos alternados para suprir a necessidade do setor. Assim, o estudo se baseou na literatura que analisa atividades análogas e os efeitos das mesmas na vida e saúde dos trabalhadores, destacando a questão da faixa etária, pois os trabalhadores fazem parte da categoria de trabalhadores mais velhos (acima de 45 anos). Em seguida, analisa as características da atividade e seus impactos na saúde pela ótica da Ergonomia. Para isso, utilizou-se como metodologia a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e, como método de construção de dados, uma adaptação do questionário Inquérito Saúde e Trabalho (INSAT). A partir dos resultados, buscou-se estabelecer um nexo causal entre a atividade desempenhada e as queixas e patologias relatadas
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