Composição probabilística de tempos de deslocamento em rota de transporte público urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro de Oliveira Mignot de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4841
Resumo: O presente estudo formula um modelo probabilístico para a determinação do tempo de viagem total de uma determinada rota na cidade de Niterói. Tais dados foram obtidos para catorze pontos consecutivos junto a uma empresa local prestadora desse serviço. O período dos dados coletados foi de quatro meses consecutivos ao longo dos dias úteis da semana. Inicialmente foram feitas análises preliminares de outliers para validar a qualidade dos dados obtidos. Então, foram feitos ajustes de funções de densidade de probabilidade pré-estabelecidas para cada par de pontos através da maximização da função de verossimilhança. Após isto, foi feita uma análise da qualidade dos ajustes através do teste de Cramer von Mises. Para as funções que melhor se ajustaram foi realizada a operação de convolução e encontrada uma função que representa o tempo total de viagem do caminho. Para a soma dos tempos foi feito o mesmo tratamento de dados, ajuste de função de densidade de probabilidade e validação do ajuste. Por fim, comparou-se a função obtida da convolução com a função de densidade de probabilidade resultante do ajuste à soma dos tempos. Esta comparação serviu para validar o modelo proposto
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