O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6075 |
Resumo: | No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula |
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O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniformeEnsino de físicaRazão e proporçãoExperimentaçãoMovimento uniformeEnsino de físicaRazão e proporçãoProdução intelectualPhysics teachingRatio and proportionExperimentationUniform movementNo ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESAt the elementary school ratio and proportion teaching is usually performed in the seventh year, without bindings and applications in physics, as for example in uniform motion, which is a content studied in the ninth grade. The students present an inherent difficulty in order to meaningfully appropriate of fundamental concepts that enables your future employment in other situations. In this work we aim to perform a potentially significant teaching of ratio and proportion by using experimentation, using uniform motion. The proposal is a strongly playful experimentation, very close to the recent memory of several students in this series. The planning of this practical activity aims to enable the application of the discussed concepts to the uniform motion, demystifying the difficulty of this content in the ninth-grade science classes. The results show that students in the seventh grade are able to learn and grasp these concepts, as well as analyze key issues involving uniform motion. In fact, a student of this year, which studies the concepts of ratio and proportion, is also able to work with issues concerning uniform motion, usually studied only in the ninth year of basic education. As a product associated with this dissertation, we elaborate a separate document, which is intend to be used by teachers of basic education in order to implement this proposal in classroomsSilva, Ladário daAmaral, Márcia Amira Freitas doGonçalves, NeideCarvalho, Silvânia Alves deDutra, Márcio Jacinto Vasconcellos2018-04-03T19:05:46Z2018-04-03T19:05:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6075Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:48:57Zoai:app.uff.br:1/6075Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:36.961157Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula |
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