O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6075
Resumo: No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
id UFF-2_8ab0463e2ed0a02647a6455152a1144a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6075
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniformeEnsino de físicaRazão e proporçãoExperimentaçãoMovimento uniformeEnsino de físicaRazão e proporçãoProdução intelectualPhysics teachingRatio and proportionExperimentationUniform movementNo ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESAt the elementary school ratio and proportion teaching is usually performed in the seventh year, without bindings and applications in physics, as for example in uniform motion, which is a content studied in the ninth grade. The students present an inherent difficulty in order to meaningfully appropriate of fundamental concepts that enables your future employment in other situations. In this work we aim to perform a potentially significant teaching of ratio and proportion by using experimentation, using uniform motion. The proposal is a strongly playful experimentation, very close to the recent memory of several students in this series. The planning of this practical activity aims to enable the application of the discussed concepts to the uniform motion, demystifying the difficulty of this content in the ninth-grade science classes. The results show that students in the seventh grade are able to learn and grasp these concepts, as well as analyze key issues involving uniform motion. In fact, a student of this year, which studies the concepts of ratio and proportion, is also able to work with issues concerning uniform motion, usually studied only in the ninth year of basic education. As a product associated with this dissertation, we elaborate a separate document, which is intend to be used by teachers of basic education in order to implement this proposal in classroomsSilva, Ladário daAmaral, Márcia Amira Freitas doGonçalves, NeideCarvalho, Silvânia Alves deDutra, Márcio Jacinto Vasconcellos2018-04-03T19:05:46Z2018-04-03T19:05:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6075Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:48:57Zoai:app.uff.br:1/6075Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:36.961157Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
title O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
spellingShingle O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos
Ensino de física
Razão e proporção
Experimentação
Movimento uniforme
Ensino de física
Razão e proporção
Produção intelectual
Physics teaching
Ratio and proportion
Experimentation
Uniform movement
title_short O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
title_full O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
title_fullStr O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
title_full_unstemmed O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
title_sort O ensino de razão e proporção no ensino fundamental usando experimentos de movimento retilíneo uniforme
author Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos
author_facet Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Amaral, Márcia Amira Freitas do
Gonçalves, Neide
Carvalho, Silvânia Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Razão e proporção
Experimentação
Movimento uniforme
Ensino de física
Razão e proporção
Produção intelectual
Physics teaching
Ratio and proportion
Experimentation
Uniform movement
topic Ensino de física
Razão e proporção
Experimentação
Movimento uniforme
Ensino de física
Razão e proporção
Produção intelectual
Physics teaching
Ratio and proportion
Experimentation
Uniform movement
description No ensino fundamental o ensino de razão e proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em física, como por exemplo, em movimento uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de razões e proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de razão e proporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da educação básica. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-03T19:05:46Z
2018-04-03T19:05:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6075
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6075
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823595625644032