Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcos Ulisses da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544
Resumo: As dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atual
id UFF-2_8ac10a418bde9e31f7aa78c16a90d9b5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28544
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativaEnsino e aprendizagem de MatemáticaEducação básicaMetodologia de ensinoEducação básicaEnsino de MatemáticaMetodologia educacionalTeaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologiesAs dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atualThe difficulties in teaching and learning mathematics in Brazilian schools have been increasing over the years, causing this subject to have, according to studies, high failure rates and one of those responsible for school dropout. In this sense, this work seeks to understand, through a bibliographic research, the reason why, even with evident deficiencies, school mathematics is taught, in most cases, through a teaching methodology with a formal and technicist bias - also known as traditional teaching - whi ch places the student as a passive subject, which presents a mathematics devoid of meaning and without concern for the formation of the student's citizenship. In addition, we present as a solution to this traditional form of teaching, a teaching philosophi cally based on critical Mathematics Education and methodologically on Ethnomathematics or/and Mathematical Modeling, seeking to show its benefits to improve mathematics teaching and also to contribute to the formation of a critical citizen. In the end, we conclude that a change in the current state of school mathematics teaching is something that will take time, but possible. A collective effort is necessary, which requires the union of the bodies responsible for education, the universities and the teachers themselves to make an effort to implement any methodologies that can improve the current scenario.51 f.Abdón, Miriam del MilagroGomes, Anne Michelle DysmanRezende, Wanderley MouraPereira, Marcos Ulisses da Silva2023-04-14T17:29:29Z2023-04-14T17:29:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-14T17:29:33Zoai:app.uff.br:1/28544Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:02.925623Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
title Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
spellingShingle Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
Pereira, Marcos Ulisses da Silva
Ensino e aprendizagem de Matemática
Educação básica
Metodologia de ensino
Educação básica
Ensino de Matemática
Metodologia educacional
Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies
title_short Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
title_full Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
title_fullStr Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
title_full_unstemmed Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
title_sort Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
author Pereira, Marcos Ulisses da Silva
author_facet Pereira, Marcos Ulisses da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdón, Miriam del Milagro
Gomes, Anne Michelle Dysman
Rezende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcos Ulisses da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de Matemática
Educação básica
Metodologia de ensino
Educação básica
Ensino de Matemática
Metodologia educacional
Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies
topic Ensino e aprendizagem de Matemática
Educação básica
Metodologia de ensino
Educação básica
Ensino de Matemática
Metodologia educacional
Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies
description As dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atual
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14T17:29:29Z
2023-04-14T17:29:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544
identifier_str_mv PEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823688345976832