Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544 |
Resumo: | As dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atual |
id |
UFF-2_8ac10a418bde9e31f7aa78c16a90d9b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28544 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativaEnsino e aprendizagem de MatemáticaEducação básicaMetodologia de ensinoEducação básicaEnsino de MatemáticaMetodologia educacionalTeaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologiesAs dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atualThe difficulties in teaching and learning mathematics in Brazilian schools have been increasing over the years, causing this subject to have, according to studies, high failure rates and one of those responsible for school dropout. In this sense, this work seeks to understand, through a bibliographic research, the reason why, even with evident deficiencies, school mathematics is taught, in most cases, through a teaching methodology with a formal and technicist bias - also known as traditional teaching - whi ch places the student as a passive subject, which presents a mathematics devoid of meaning and without concern for the formation of the student's citizenship. In addition, we present as a solution to this traditional form of teaching, a teaching philosophi cally based on critical Mathematics Education and methodologically on Ethnomathematics or/and Mathematical Modeling, seeking to show its benefits to improve mathematics teaching and also to contribute to the formation of a critical citizen. In the end, we conclude that a change in the current state of school mathematics teaching is something that will take time, but possible. A collective effort is necessary, which requires the union of the bodies responsible for education, the universities and the teachers themselves to make an effort to implement any methodologies that can improve the current scenario.51 f.Abdón, Miriam del MilagroGomes, Anne Michelle DysmanRezende, Wanderley MouraPereira, Marcos Ulisses da Silva2023-04-14T17:29:29Z2023-04-14T17:29:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-14T17:29:33Zoai:app.uff.br:1/28544Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:02.925623Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
title |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
spellingShingle |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa Pereira, Marcos Ulisses da Silva Ensino e aprendizagem de Matemática Educação básica Metodologia de ensino Educação básica Ensino de Matemática Metodologia educacional Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies |
title_short |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
title_full |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
title_fullStr |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
title_full_unstemmed |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
title_sort |
Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa |
author |
Pereira, Marcos Ulisses da Silva |
author_facet |
Pereira, Marcos Ulisses da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abdón, Miriam del Milagro Gomes, Anne Michelle Dysman Rezende, Wanderley Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Ulisses da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de Matemática Educação básica Metodologia de ensino Educação básica Ensino de Matemática Metodologia educacional Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies |
topic |
Ensino e aprendizagem de Matemática Educação básica Metodologia de ensino Educação básica Ensino de Matemática Metodologia educacional Teaching and learning mathematics, Basic education, Teaching methodologies |
description |
As dificuldades no ensino - aprendizagem de matemática nas escolas brasileiras vêm se acentuando cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que essa matéria tenha, segundo estudos, altos índices de reprovação e seja uma das responsáveis pela evasão escolar. Nesse sentido, esse trabalho busca entender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o motivo de, mesmo com evidentes deficiências, a matemática escolar ser ensinada, na grande maioria das vezes, por meio de uma metodologia de ensino de viés formal e tecnicista – também conhecida como ensino tradicional - que coloca o aluno como sujeito passivo, que apresenta uma matemática desprovida de significado e sem a preocupação com a formação da cidadania do educando. Além disso, apresentamos como opção a essa forma de ensino tradicional, um ensino pautado filosoficamente na Educação Matemática Crítica e metodologicamente na Etnomatemática ou/e na Modelagem Matemática, buscando mostrar seus benefícios para melhorar o ensino de matemática e, também, para contribuir para a formação de um cidadão crítico. Ao final, concluímos que uma mudança no estado atual do ensino da matemática escolar é algo vai demandar tempo, mas que é possível, sendo necessário um esforço coletivo que requer a união dos órgãos responsáveis pela educação, das universidades e dos próprios docentes, buscando implementar quaisquer metodologias que possam melhorar o cenário atual |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-14T17:29:29Z 2023-04-14T17:29:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Marcos Ulisses da Silva. Rompendo com o ensino tradicional: em busca de uma Matemática mais crítica e significativa. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823688345976832 |