Sinal vermelho: a trilogia da devoração de Oswald de Andrade: censura e teatro no Estado Novo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21989 |
Resumo: | Este trabalho pretende abordar a relação entre Estado Novo (1937-1945) a e censura teatral. Para tal, partimos do conceito de Estado ampliado, de Antonio Gramsci, que entende o Estado não apenas em seu sentido estritamente político, mas também cultural e ideológico. É importante ressaltar que nesse período a questão da cultura foi concebida visando a uma organização política, ou seja, à criação de instituições culturais próprias, destinadas à produção e à propagação da concepção de mundo e se utilizava do setor artístico para tal. Este campo era especialmente ligado ao governo Getúlio Vargas, e particularmente ao ministro Gustavo Capanema. Procuramos mostrar que além da censura do Serviço Nacional do Teatro (SNT) e a do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), existiam também a censura do gosto e a imposta através dos financiamentos estatais. Para tal, considerando que nos textos de Oswald de Andrade “A morta”, “O rei da vela”, “O homem e o cavalo”, dentre outros, há um caráter contra hegemônico, e levando em conta a afirmação de Bakhtin de que “a palavra é a arena onde se confrontam os valores sociais contraditórios; os conflitos da língua refletem os conflitos de classe no interior do mesmo sistema”, tomaremos esses trabalhos como objeto de análise |
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Sinal vermelho: a trilogia da devoração de Oswald de Andrade: censura e teatro no Estado NovoTeatroOswald de AndradeEstado novoCensuraCensuraTeatro - aspecto históricoRepública, 1937-1945BrasilAndrade, Oswald de, 1890-1954TheaterOswald de AndradeNew stateCensorshipEste trabalho pretende abordar a relação entre Estado Novo (1937-1945) a e censura teatral. Para tal, partimos do conceito de Estado ampliado, de Antonio Gramsci, que entende o Estado não apenas em seu sentido estritamente político, mas também cultural e ideológico. É importante ressaltar que nesse período a questão da cultura foi concebida visando a uma organização política, ou seja, à criação de instituições culturais próprias, destinadas à produção e à propagação da concepção de mundo e se utilizava do setor artístico para tal. Este campo era especialmente ligado ao governo Getúlio Vargas, e particularmente ao ministro Gustavo Capanema. Procuramos mostrar que além da censura do Serviço Nacional do Teatro (SNT) e a do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), existiam também a censura do gosto e a imposta através dos financiamentos estatais. Para tal, considerando que nos textos de Oswald de Andrade “A morta”, “O rei da vela”, “O homem e o cavalo”, dentre outros, há um caráter contra hegemônico, e levando em conta a afirmação de Bakhtin de que “a palavra é a arena onde se confrontam os valores sociais contraditórios; os conflitos da língua refletem os conflitos de classe no interior do mesmo sistema”, tomaremos esses trabalhos como objeto de análiseThis work intends to approach the relation between the Estado Novo (1937-1945) and the theater censorship. For such, we leave of the concept of extended State, of Antonio Gramsci, who not only understands the State in its direction strict politician, but cultural and also ideological. It is important to stand out that in this period the question of the culture was conceived aiming to an organization politics, that is, to the creation of proper cultural institutions, destined to the production and the propagation of the conception of world and if it used of the artistic sector for such. This field was especially on in the Getúlio Vargas government, and particularly to the minister Gustavo Capanema. We look for to show that beyond the censorship of the National Service of the Theater (SNT) and of the Department of the Press and Propaganda (DIP), the censorship of the taste and the imposed one through the state financings also existed. For such, considering that in the texts of Oswald de Andrade “A morta”, “O rei da vela”, “O homem e o cavalo”, amongst others, have an against-hegemonic character, and taking in account the affirmation of Bakhtin of that “the word is the enclosure for bullfighting where if they collate the contradictory social values; the conflicts of the language the same reflect the conflicts of classroom in the interior of system”, will take these works as analysis object154 f.NiteróiAmaral, Adriana Facina Gurgel doMattos, Marcelo BadaróPereira, Victor Hugo AdlerMedeiros, Mirna Aragão de2021-05-11T14:32:51Z2021-05-11T14:32:51Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Mirna Aragão de. Sinal vermelho: a trilogia da devoração de Oswald de Andrade: censura e teatro no Estado Novo. 2008. 350f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21989Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-23T15:49:46Zoai:app.uff.br:1/21989Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-23T15:49:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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