A escola no túnel do tempo : Imaginários sociodiscursivos e efeitos de sentido em charges contemporâneas sobre a educação de ontem e de hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eveline Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9977
Resumo: Esta pesquisa, cujas bases estão lançadas sobre a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, tem por objeto analítico um conjunto de charges publicadas entre os anos de 2007 e 2015, que abordam o tema da educação brasileira por meio de um paralelo temporal entre o passado e o presente. Situada na fronteira entre arte e jornalismo e entre informação e opinião, a charge, enquanto gênero discursivo, constrói um acontecimento comentado verbo-visual, explorando mais intensamente o espaço de captação do que o de informação em seu contrato comunicativo midiático. O enunciador chargista, mais voltado, portanto, para o objetivo de atrair seu público, lança mão de estratégias específicas de apelo da emoção mais do que da razão, cujos efeitos pretendidos de humor e de pathos temperam a objetividade e a verbalidade predominantes nas publicações jornalísticas. A produção de tais efeitos se deve, por sua vez, à evocação de saberes diversos que permeiam as trocas comunicativas e sustentam sistemas coletivos de representações colocados em jogo no processo de semiotização do mundo da charge. Na ilustração caricatural da realidade educacional brasileira de ontem e de hoje, os textos em exame re-apresentam, assim, imaginários sociodiscursivos de forma implícita em sua composição, por meio de mecanismos linguísticos e discursivos diversos e interdependentes, cuja descrição constitui o objetivo principal deste estudo. A investigação se fundamenta, ainda, em pressupostos da Teoria das Representações Sociais, da Semiótica da imagem visual e dos quadrinhos, da Semântica e dos estudos do humor, que convergiram para a construção de uma grade analítica projetada para contemplar a complexidade desse discurso em que palavra e imagem dizem tanto com tão pouco
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