A produção do espaço pelo turista na Região Encontro das Águas: geossímbolos do Araguaia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34043 |
Resumo: | O espaço é produto das ações humanas, do “ser-no-mundo”; é concebido em uma dinamicidade crescente e a partir de trajetórias em um constante devir. O turismo é uma prática social - logo espacial - deste ser que se desloca e promove relações significativas com o lugar, com a comunidade local, com empresários, dentre outros. O objetivo desta pesquisa, portanto, consiste em analisar a espacialidade do turista a partir da relação entre o espaço percebido, concebido e vivido na Região Encontro das Águas. Tal região corresponde ao aglomerado dos municípios: Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), na confluência dos rios: Araguaia e das Garças. Este aglomerado refere-se ao locus da pesquisa, a qual investigou a espacialidade do turista a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Em se tratando da pesquisa bibliográfica, o aporte teórico utilizado baseou-se em autores como Lefebvre (2006), Massey (2009) e Bonnemaison (1981, 2004), dentre outros, não menos relevantes. No diz respeito à pesquisa quantitativa, com o propósito de identificar o turista e as motivações de sua viagem, realizou-se um levantamento por meio da aplicação de 1.140 formulários nos principais pontos de acesso à Região Encontro das Águas, durante 12 meses. E, com relação à pesquisa qualitativa, a fim de identificar e discutir o processo de construção e apropriação simbólica realizada pelo turista, usou-se a técnica de entrevista, com roteiro estruturado e aplicado com 52 turistas, em 17 atrativos turísticos da Região. Os resultados deste trabalho apontaram que o turista, estrategicamente, faz uso da diferença/multiplicidade discreta para destacar e distinguir, por determinados atributos, os atrativos turísticos e, assim, tornar os lugares e as experiências únicas, destacando a heterogeneidade. Conferiu-se que a “natureza” - ou sua representação – atua como principal atrativo turístico da Região Encontro das Águas, materializada nos rios, praias, matas, cachoeiras e nas águas termais. As representações sociais que permeiam a experiência coletiva do turista na Região Encontro das Águas são: hedonismo, sagrado/profano, espaço-tempo do sossego, sensualidade, natureza sacralizada (símbolo do sagrado, restauração da mente, pureza). Contudo, verificou-se que o símbolo não é apenas uma representação do espaço, do atrativo turístico; o símbolo também é algo do campo afetivo daquilo que se é percebido, vivido; é um investimento de sensações, expectativas, portanto, uma prática. A indissociabilidade entre o percebido, vivido e concebido remete-nos o que Bonnemaison (1981) denominou como geossímbolo. A produção do espaço pelo turista da Região Encontro das Águas promove o “geossímbolo Encontro das Águas”, com uma referência à diversidade de formas/conteúdos que a presente pesquisa revelou. |
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Este aglomerado refere-se ao locus da pesquisa, a qual investigou a espacialidade do turista a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Em se tratando da pesquisa bibliográfica, o aporte teórico utilizado baseou-se em autores como Lefebvre (2006), Massey (2009) e Bonnemaison (1981, 2004), dentre outros, não menos relevantes. No diz respeito à pesquisa quantitativa, com o propósito de identificar o turista e as motivações de sua viagem, realizou-se um levantamento por meio da aplicação de 1.140 formulários nos principais pontos de acesso à Região Encontro das Águas, durante 12 meses. E, com relação à pesquisa qualitativa, a fim de identificar e discutir o processo de construção e apropriação simbólica realizada pelo turista, usou-se a técnica de entrevista, com roteiro estruturado e aplicado com 52 turistas, em 17 atrativos turísticos da Região. Os resultados deste trabalho apontaram que o turista, estrategicamente, faz uso da diferença/multiplicidade discreta para destacar e distinguir, por determinados atributos, os atrativos turísticos e, assim, tornar os lugares e as experiências únicas, destacando a heterogeneidade. Conferiu-se que a “natureza” - ou sua representação – atua como principal atrativo turístico da Região Encontro das Águas, materializada nos rios, praias, matas, cachoeiras e nas águas termais. As representações sociais que permeiam a experiência coletiva do turista na Região Encontro das Águas são: hedonismo, sagrado/profano, espaço-tempo do sossego, sensualidade, natureza sacralizada (símbolo do sagrado, restauração da mente, pureza). Contudo, verificou-se que o símbolo não é apenas uma representação do espaço, do atrativo turístico; o símbolo também é algo do campo afetivo daquilo que se é percebido, vivido; é um investimento de sensações, expectativas, portanto, uma prática. A indissociabilidade entre o percebido, vivido e concebido remete-nos o que Bonnemaison (1981) denominou como geossímbolo. A produção do espaço pelo turista da Região Encontro das Águas promove o “geossímbolo Encontro das Águas”, com uma referência à diversidade de formas/conteúdos que a presente pesquisa revelou.The space is the product of human action, of being in the world, it is designed in an increasing dynamics, and from trajectories that are ever becoming. Tourism is one, social practice whence spatial, this being that moves and promotes meaningful relationships with the place with the local community, entrepreneurs and others. The aim of this study therefore is to examine the spatiality of tourist from the relationship between perceived, conceived and lived space in Região Encontro das Águas. The Região Encontro das Águas corresponds to the cluster of 3 municipalities at the confluence of the rivers Araguaia and Garças: Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) and Aragarças (GO); locus of research that investigates the spatiality of tourist from the methodological procedures: literature that has as theoretical contribution Lefebvre (2006), Massey (2009) and Bonnemaison (1981, 2004), among other relevant authors. In regard to quantitative research in order to identify the tourist and the motivations of your trip, survey was carried from the application of 1,140 forms at the main access points to the Região Encontro das Águas during 12 months which aimed to identify the tourist and the motivations of the trip; qualitative research using the interview technique with structured script, applied with 52 tourists in 17 tourist attractions of the region, in order to identify and discuss the process of construction and symbolic appropriation made by the tourist. The tourist makes use strategically of the difference/discrete multiplicity to highlight and distinguish by certain attributes the tourist attractions and to make the places and experiences unique highlighting the heterogeneity. It is noteworthy that the "nature” - or their representation - acts as the main tourist attraction of the Região Encontro das Águas, materialized in rivers, beaches, forests, waterfalls and hot springs in. Social representations that permeate the collective experience of the tourist in Região Encontro das Águas are: hedonism, sacred/profane, space-time of peace, sensuality, nature sanctified (holy symbol, restoration of mind, purity). But the symbol is not only a representation of space, tourist attraction, the symbol is also something of affective area, of the perceived, the living, it is an investment of feelings, expectations, therefore a practice. The inseparability between perceived, conceived and lived gives us what Bonnemaison (1981) called geosymbol. The production of the space by the tourist from the Região Encontro das Águas promotes the geosymbol Meeting of the Waters with a reference to the form/content that this research has revealed.185 p.Costa, Rogério Haesbaert daOliveira, Marcio Piñon deRibeiro, Miguel Ângelo CamposFratucci, Aguinaldo CesarBarbosa, Jorge LuizGarcia, Rita Maria de Paula2024-08-09T21:09:10Z2024-08-09T21:09:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGARCIA, Rita Maria de Paula. A produção do espaço pelo turista na Região Encontro das Águas: geossímbolos do Araguaia. 2014. 185 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34043CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-09T21:09:15Zoai:app.uff.br:1/34043Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:32.052306Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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