A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Emannuel Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27238
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar de maneira crítica o espaço ocupado pela disciplina de Sociologia a partir dos conceitos e conteúdos programáticos da Ciência Política, tomando como marco histórico o período de inserção curricular da Sociologia no início do século XX até o ano de 2022. O método utilizado consiste na revisão bibliográfica e na análise crítica de artigos acadêmicos e livros na área de pesquisa de Ensino em Ciências Sociais. Assim, busca-se discutir os processos que transformaram a disciplina de Sociologia no que é hoje e como tais processos afetaram a progressão e a construção da tradição do ensino dos conteúdos de Ciência Política no Ensino Médio. Como resultado, aponta-se para a trajetória intermitente da disciplina de Sociologia ao longo dos anos como um fator de impacto negativo no ensino de Ciência Política ao dificultar a manutenção de um espaço consolidado para a aprendizagem de conceitos e categorias analíticas fundamentais, bem como a construção de uma cultura política no país.
id UFF-2_8bfbe8308cbf5c636a16762a3bd720ec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27238
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aulaEnsino; Ciência Política; Ensino Médio; IntermitênciaTeaching; Political Science; High School; IntermittenceEsta monografia tem por objetivo analisar de maneira crítica o espaço ocupado pela disciplina de Sociologia a partir dos conceitos e conteúdos programáticos da Ciência Política, tomando como marco histórico o período de inserção curricular da Sociologia no início do século XX até o ano de 2022. O método utilizado consiste na revisão bibliográfica e na análise crítica de artigos acadêmicos e livros na área de pesquisa de Ensino em Ciências Sociais. Assim, busca-se discutir os processos que transformaram a disciplina de Sociologia no que é hoje e como tais processos afetaram a progressão e a construção da tradição do ensino dos conteúdos de Ciência Política no Ensino Médio. Como resultado, aponta-se para a trajetória intermitente da disciplina de Sociologia ao longo dos anos como um fator de impacto negativo no ensino de Ciência Política ao dificultar a manutenção de um espaço consolidado para a aprendizagem de conceitos e categorias analíticas fundamentais, bem como a construção de uma cultura política no país.This undergraduate dissertation aims to analyze in a critical way the space occupied by the Sociology subject, taking as historical marks the period of curricular insertion of Sociology in the beginning of the 20th century until 2022. The deployed method consists in bibliographic revision and critic analysis of academic articles and books on the research area of Social Sciences teaching. We intend to discuss the process that transformed the sociology subject into what it is nowadays and how these processes affected the progression and the construction of the high-school Political Science content teaching. As a result, we understand the intermittence path whose Sociology discipline has passed over the years produced a negative impact on the Political Science teaching by making the fundamental analytical concepts and categories difficult to be learnt, as well as obstructing the promotion of a democratic culture in Brazil.69 f.Ferreira, Ricardo Bruno S.http://lattes.cnpq.br/9199448333883628Troiano, Marielehttp://lattes.cnpq.br/3227437575714593Coutinho, G. G.http://lattes.cnpq.br/3816115320336044Garcia, Emannuel Santana2022-12-13T15:15:53Z2022-12-13T15:15:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Emannuel Santana. A Ciência Política no Ensino Médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27238CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-13T20:55:01Zoai:app.uff.br:1/27238Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-13T20:55:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
title A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
spellingShingle A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
Garcia, Emannuel Santana
Ensino; Ciência Política; Ensino Médio; Intermitência
Teaching; Political Science; High School; Intermittence
title_short A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
title_full A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
title_fullStr A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
title_full_unstemmed A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
title_sort A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula
author Garcia, Emannuel Santana
author_facet Garcia, Emannuel Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ricardo Bruno S.
http://lattes.cnpq.br/9199448333883628
Troiano, Mariele
http://lattes.cnpq.br/3227437575714593
Coutinho, G. G.
http://lattes.cnpq.br/3816115320336044
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Emannuel Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ciência Política; Ensino Médio; Intermitência
Teaching; Political Science; High School; Intermittence
topic Ensino; Ciência Política; Ensino Médio; Intermitência
Teaching; Political Science; High School; Intermittence
description Esta monografia tem por objetivo analisar de maneira crítica o espaço ocupado pela disciplina de Sociologia a partir dos conceitos e conteúdos programáticos da Ciência Política, tomando como marco histórico o período de inserção curricular da Sociologia no início do século XX até o ano de 2022. O método utilizado consiste na revisão bibliográfica e na análise crítica de artigos acadêmicos e livros na área de pesquisa de Ensino em Ciências Sociais. Assim, busca-se discutir os processos que transformaram a disciplina de Sociologia no que é hoje e como tais processos afetaram a progressão e a construção da tradição do ensino dos conteúdos de Ciência Política no Ensino Médio. Como resultado, aponta-se para a trajetória intermitente da disciplina de Sociologia ao longo dos anos como um fator de impacto negativo no ensino de Ciência Política ao dificultar a manutenção de um espaço consolidado para a aprendizagem de conceitos e categorias analíticas fundamentais, bem como a construção de uma cultura política no país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T15:15:53Z
2022-12-13T15:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Emannuel Santana. A Ciência Política no Ensino Médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27238
identifier_str_mv GARCIA, Emannuel Santana. A Ciência Política no Ensino Médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135410431754240