O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Monique Capobiango
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21692
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.08714253780
Resumo: A escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a escola necessita de metodologias educacionais que proporcionem aos jovens uma maior autonomia para que sejam qualificados a participar de forma ativa na comunidade, promovendo mudanças e produzindo progressos para o desenvolvimento da cidadania. Um dos pilares fundamentais desta construção é o Ensino de Ciências, onde se destacam os saberes referentes à disciplina de Química que são importantes para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da população. Contudo, o Ensino de Química no espaço escolar está distante da vida prática do adolescente e da sociedade, restringindo-se à memorização de fórmulas, nomenclaturas e teorias. Para esta investigação científica, estabeleceu-se como objetivo analisar se os conhecimentos sobre descarte de resíduos sólidos eletrônicos articulados à conteúdos de Eletroquímica, no Ensino de Química, podem sensibilizar alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto aos impactos ambientais causados por descarte inadequado de pilhas e baterias, através de uma proposta de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática. O delineamento metodológico para este estudo envolveu a pesquisa participativa e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada inicialmente no Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no município de Volta Redonda. Destinada a três turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 39 discentes. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, os resultados foram obtidos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário anterior à sequência didática e alguns instrumentos da sequência didática. O questionário posterior à aplicação da Sequência Didática, não foi possível aplicar. Foi possível ponderar que os estudantes não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias, sabiam que havia uma maneira correta de descartar mas não o faziam. Após a aplicação da sequência didática, espera-se que haja compreensão quanto ao conteúdo de Eletroquímica, além da sensibilização ambiental dos participantes. Disponibilizou-se o produto educacional com versões para professor a fim de tornar mais hábil o processo de ensino dos educandos, pretendendo, desta maneira, contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes e discentes no Ensino de Química
id UFF-2_8c198cbc05f46f543972eebfcaae5e43
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21692
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médioEnsino de químicaEletroquímicaSensibilização ambientalPilhas e bateriasProcesso de ensino-aprendizagemJogo educativoEnsino médioImpacto ambientalChemistry teachingElectrochemistryEnvironmental awarenessStacks and batteriesA escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a escola necessita de metodologias educacionais que proporcionem aos jovens uma maior autonomia para que sejam qualificados a participar de forma ativa na comunidade, promovendo mudanças e produzindo progressos para o desenvolvimento da cidadania. Um dos pilares fundamentais desta construção é o Ensino de Ciências, onde se destacam os saberes referentes à disciplina de Química que são importantes para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da população. Contudo, o Ensino de Química no espaço escolar está distante da vida prática do adolescente e da sociedade, restringindo-se à memorização de fórmulas, nomenclaturas e teorias. Para esta investigação científica, estabeleceu-se como objetivo analisar se os conhecimentos sobre descarte de resíduos sólidos eletrônicos articulados à conteúdos de Eletroquímica, no Ensino de Química, podem sensibilizar alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto aos impactos ambientais causados por descarte inadequado de pilhas e baterias, através de uma proposta de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática. O delineamento metodológico para este estudo envolveu a pesquisa participativa e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada inicialmente no Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no município de Volta Redonda. Destinada a três turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 39 discentes. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, os resultados foram obtidos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário anterior à sequência didática e alguns instrumentos da sequência didática. O questionário posterior à aplicação da Sequência Didática, não foi possível aplicar. Foi possível ponderar que os estudantes não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias, sabiam que havia uma maneira correta de descartar mas não o faziam. Após a aplicação da sequência didática, espera-se que haja compreensão quanto ao conteúdo de Eletroquímica, além da sensibilização ambiental dos participantes. Disponibilizou-se o produto educacional com versões para professor a fim de tornar mais hábil o processo de ensino dos educandos, pretendendo, desta maneira, contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes e discentes no Ensino de QuímicaThe school has the function of signifying knowledge to individuals inserted in a society in constant transformation due to the growing scientific and technological advance and the wide accessibility to information. To this end, the school needs educational methodologies that provide young people with greater autonomy so that they are qualified to participate actively in the community, promoting changes and producing progress for the development of citizenship. One of the fundamental pillars of this construction is the Teaching of Sciences, which highlights the knowledge related to the discipline of Chemistry that is important for the economic, social and technological development of the population. However, teaching chemistry in the school environment is far from the practical life of the adolescent and society, restricting itself to memorizing formulas, nomenclatures and theories. For this scientific investigation, the objective was to analyze whether the knowledge on the disposal of electronic solid waste linked to the contents of Electrochemistry, in Chemistry Teaching, can sensitize students of the 3rd year of High School about the environmental impacts caused by improper disposal of batteries and batteries, through a proposal to develop and apply a didactic sequence. The methodological design for this study involved participatory research and a qualitative approach. The research was initially applied at Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, in the municipality of Volta Redonda. Intended for three classes of 3rd year of high school, totaling 39 students. Due to the pandemic caused by the new coronavirus, the results were obtained using the questionnaire prior to the didactic sequence and some didactic sequence instruments as a data collection instrument. The questionnaire subsequent to the application of the Didactic Sequence, was not possible to apply. It was possible to consider that the students were unaware of the environmental impacts of improper disposal of batteries, they knew that there was a correct to discard, but they did not. After applying the didactic sequence, expect an understanding of the content of Electrochemistry, in addition to the environmental awareness of the participants. The educational product with versions for teachers was made available in order to make theteaching process of students more skillful, intending, in this way, to contribute to the reflection and the work of teachers and students in Chemistry Teaching149 f.Mozer, Thiago SimonatoPereira, Ana Carolina CallegarioSantos, Danielle da Costa Rubim Messeder doshttp://lattes.cnpq.br/1938543782820356http://lattes.cnpq.br/1140431324453069http://lattes.cnpq.br/3993666302098293http://lattes.cnpq.br/3774442484775804Martins, Monique Capobiango2021-04-16T14:54:31Z2021-04-16T14:54:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARTINS, Monique Capobiango. O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21692Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.08714253780http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-04T21:33:48Zoai:app.uff.br:1/21692Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-04T21:33:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
title O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
spellingShingle O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
Martins, Monique Capobiango
Ensino de química
Eletroquímica
Sensibilização ambiental
Pilhas e baterias
Processo de ensino-aprendizagem
Jogo educativo
Ensino médio
Impacto ambiental
Chemistry teaching
Electrochemistry
Environmental awareness
Stacks and batteries
title_short O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
title_full O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
title_fullStr O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
title_sort O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
author Martins, Monique Capobiango
author_facet Martins, Monique Capobiango
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mozer, Thiago Simonato
Pereira, Ana Carolina Callegario
Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos
http://lattes.cnpq.br/1938543782820356
http://lattes.cnpq.br/1140431324453069
http://lattes.cnpq.br/3993666302098293
http://lattes.cnpq.br/3774442484775804
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Monique Capobiango
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Eletroquímica
Sensibilização ambiental
Pilhas e baterias
Processo de ensino-aprendizagem
Jogo educativo
Ensino médio
Impacto ambiental
Chemistry teaching
Electrochemistry
Environmental awareness
Stacks and batteries
topic Ensino de química
Eletroquímica
Sensibilização ambiental
Pilhas e baterias
Processo de ensino-aprendizagem
Jogo educativo
Ensino médio
Impacto ambiental
Chemistry teaching
Electrochemistry
Environmental awareness
Stacks and batteries
description A escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a escola necessita de metodologias educacionais que proporcionem aos jovens uma maior autonomia para que sejam qualificados a participar de forma ativa na comunidade, promovendo mudanças e produzindo progressos para o desenvolvimento da cidadania. Um dos pilares fundamentais desta construção é o Ensino de Ciências, onde se destacam os saberes referentes à disciplina de Química que são importantes para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da população. Contudo, o Ensino de Química no espaço escolar está distante da vida prática do adolescente e da sociedade, restringindo-se à memorização de fórmulas, nomenclaturas e teorias. Para esta investigação científica, estabeleceu-se como objetivo analisar se os conhecimentos sobre descarte de resíduos sólidos eletrônicos articulados à conteúdos de Eletroquímica, no Ensino de Química, podem sensibilizar alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto aos impactos ambientais causados por descarte inadequado de pilhas e baterias, através de uma proposta de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática. O delineamento metodológico para este estudo envolveu a pesquisa participativa e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada inicialmente no Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no município de Volta Redonda. Destinada a três turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 39 discentes. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, os resultados foram obtidos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário anterior à sequência didática e alguns instrumentos da sequência didática. O questionário posterior à aplicação da Sequência Didática, não foi possível aplicar. Foi possível ponderar que os estudantes não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias, sabiam que havia uma maneira correta de descartar mas não o faziam. Após a aplicação da sequência didática, espera-se que haja compreensão quanto ao conteúdo de Eletroquímica, além da sensibilização ambiental dos participantes. Disponibilizou-se o produto educacional com versões para professor a fim de tornar mais hábil o processo de ensino dos educandos, pretendendo, desta maneira, contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes e discentes no Ensino de Química
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-16T14:54:31Z
2021-04-16T14:54:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Monique Capobiango. O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21692
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.08714253780
identifier_str_mv MARTINS, Monique Capobiango. O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21692
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.08714253780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135442358796288