Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32598 |
Resumo: | Objetiva-se refletir sobre o Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os desafios enfrentados pela criança no âmbito escolar e na sua vida cotidiana. Trata-se de uma revisão bibliográfica analisando a história da educação inclusiva e os marcos legais, no intuito de refletir sobre os desafios encontrados pelos alunos e professores no processo de inclusão escolar. O trabalho se justifica na tentativa de contribuir e dar mais relevância ao assunto. O TDC é um desafio neurodesenvolvimental que afeta significativamente as habilidades motoras da criança em relação à sua idade cronológica e que se manifesta em habilidades motoras substancialmente inferior ao esperado para a idade do indivíduo. Este transtorno, pode causar problemas na escola e na vida cotidiana se não for diagnosticado e tratado precocemente. Intervenções terapêuticas, são essenciais para ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora necessária para atividades diárias e acadêmicas. A detecção precoce, é fundamental para minimizar os impactos futuros na aprendizagem escolar. O TDC, muitas vezes, ocorre em comorbidade com outros transtornos do neurodesenvolvimento. As crianças podem enfrentar desafios como baixa autoestima, ansiedade e dificuldades sociais. Destaca-se a importância da educação inclusiva e as mudanças nos paradigmas educacionais, refletindo sobre a necessidade de uma nova abordagem educacional que acolha todas as formas de diferenças e necessidades dos alunos. A educação inclusiva no Brasil requer mudanças significativas, adaptações e investimentos para garantir que todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência, possam experienciar plenamente o ambiente escolar e se beneficiar de uma abordagem pedagógica diversificada e democrática. |
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Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusivaTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãoEducação inclusivaPolíticas públicasDevelopmental coordination disorderInclusive educationPublic policyObjetiva-se refletir sobre o Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os desafios enfrentados pela criança no âmbito escolar e na sua vida cotidiana. Trata-se de uma revisão bibliográfica analisando a história da educação inclusiva e os marcos legais, no intuito de refletir sobre os desafios encontrados pelos alunos e professores no processo de inclusão escolar. O trabalho se justifica na tentativa de contribuir e dar mais relevância ao assunto. O TDC é um desafio neurodesenvolvimental que afeta significativamente as habilidades motoras da criança em relação à sua idade cronológica e que se manifesta em habilidades motoras substancialmente inferior ao esperado para a idade do indivíduo. Este transtorno, pode causar problemas na escola e na vida cotidiana se não for diagnosticado e tratado precocemente. Intervenções terapêuticas, são essenciais para ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora necessária para atividades diárias e acadêmicas. A detecção precoce, é fundamental para minimizar os impactos futuros na aprendizagem escolar. O TDC, muitas vezes, ocorre em comorbidade com outros transtornos do neurodesenvolvimento. As crianças podem enfrentar desafios como baixa autoestima, ansiedade e dificuldades sociais. Destaca-se a importância da educação inclusiva e as mudanças nos paradigmas educacionais, refletindo sobre a necessidade de uma nova abordagem educacional que acolha todas as formas de diferenças e necessidades dos alunos. A educação inclusiva no Brasil requer mudanças significativas, adaptações e investimentos para garantir que todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência, possam experienciar plenamente o ambiente escolar e se beneficiar de uma abordagem pedagógica diversificada e democrática.The aim is to reflect on Developmental Coordination Disorder (DCD) and the challenges faced by children at school and in their daily lives. This is a bibliographical review analyzing the history of inclusive education and legal frameworks, with the aim of reflecting on the challenges encountered by students and teachers in the process of school inclusion. The work is justified in an attempt to contribute and give more relevance to the subject. DCD is a neurodevelopmental challenge that significantly affects a child's motor skills in relation to their chronological age and which manifests itself in motor skills that are substantially lower than expected for the individual's age. This disorder can cause problems at school and in everyday life if not diagnosed and treated early. Therapeutic interventions are essential to help the child develop the motor coordination necessary for daily and academic activities. Early detection is essential to minimize future impacts on school learning. BDD often occurs in comorbidity with other neurodevelopmental disorders. Children may face challenges such as low self-esteem, anxiety and social difficulties. The importance of inclusive education and changes in educational paradigms are highlighted, reflecting on the need for a new educational approach that embraces all forms of student differences and needs. Inclusive education in Brazil requires significant changes, adaptations and investments to ensure that all students, especially those with disabilities, can fully experience the school environment and benefit from a diverse and democratic pedagogical approach.24Gomes, Rodrigo Lima RibeiroPrado, Renata Lopes CostaBergo, Renata SilvaSilva, Tatiane Helena Rodrigues da2024-03-05T21:56:15Z2024-03-05T21:56:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Tatiane Helena Rodrigues da. Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusiva. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32598CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-05T21:56:19Zoai:app.uff.br:1/32598Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:03.508723Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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