Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiane Helena Rodrigues da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32598
Resumo: Objetiva-se refletir sobre o Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os desafios enfrentados pela criança no âmbito escolar e na sua vida cotidiana. Trata-se de uma revisão bibliográfica analisando a história da educação inclusiva e os marcos legais, no intuito de refletir sobre os desafios encontrados pelos alunos e professores no processo de inclusão escolar. O trabalho se justifica na tentativa de contribuir e dar mais relevância ao assunto. O TDC é um desafio neurodesenvolvimental que afeta significativamente as habilidades motoras da criança em relação à sua idade cronológica e que se manifesta em habilidades motoras substancialmente inferior ao esperado para a idade do indivíduo. Este transtorno, pode causar problemas na escola e na vida cotidiana se não for diagnosticado e tratado precocemente. Intervenções terapêuticas, são essenciais para ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora necessária para atividades diárias e acadêmicas. A detecção precoce, é fundamental para minimizar os impactos futuros na aprendizagem escolar. O TDC, muitas vezes, ocorre em comorbidade com outros transtornos do neurodesenvolvimento. As crianças podem enfrentar desafios como baixa autoestima, ansiedade e dificuldades sociais. Destaca-se a importância da educação inclusiva e as mudanças nos paradigmas educacionais, refletindo sobre a necessidade de uma nova abordagem educacional que acolha todas as formas de diferenças e necessidades dos alunos. A educação inclusiva no Brasil requer mudanças significativas, adaptações e investimentos para garantir que todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência, possam experienciar plenamente o ambiente escolar e se beneficiar de uma abordagem pedagógica diversificada e democrática.
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