Avaliação da descarbonização da matriz energética brasileira por meio da produção de hidrogênio verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rafaela Oliveira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Vinicius Souza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27722
Resumo: A produção de hidrogênio para uso como combustível tem sido uma das projeções futuras para solucionar problemas ambientais ligados à emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Há diversas formas de produção, porém uma das fontes que tem mostrado grande potencial de descarbonização da matriz energética é o hidrogênio verde, principalmente quando atrelado ao be green de grandes marcas e indústrias. A partir dessa premissa, este trabalho engloba o estudo de distintos métodos de produção de hidrogênio com o objetivo de comparar seus impactos nos âmbitos ambientais, técnicos, políticos e econômicos, além de projetar um cenário futuro para inserção desse combustível no mercado brasileiro. Para auxiliar na coleta de dados demonstrativos sobre produção de hidrogênio por meio de eletrólise, foi feita uma parte experimental no laboratório LENTEQ - UFF, que revela a geração de hidrogênio, além de apresentar dados de consumo e rendimento. O experimento revelou que tensões entre 2,0V e 3,0V tem maior rendimento e que a natureza do eletrodo de grafite não é a melhor opção para zero emissão de carbono. Pôde-se constatar que ainda não há uma produção de hidrogênio que, sozinha, satisfaça os critérios de desenvolvimento sustentável do milênio, mas que o cenário nacional se volta para uma transição entre a “produção azul” para a “produção verde” em uma perspectiva de 20 anos pra frente, uma vez que os preços de eletrolisadores e energia renovável sejam mais acessíveis, fomentando o consumo do hidrogênio como combustível para que ele seja mais solidificado como alternativa para descarbonização da matriz energética de automóveis, indústrias e da sociedade como um todo.
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