O consumo está sendo visto hoje pelas classes marginalizadas como forma de pôr fim a sua exclusão social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Isabela Martins de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33948
Resumo: O trabalho tem como objetivo geral compreender se o consumo é usado pelas classes marginalizadas como mecanismo de superação da exclusão social vivenciada por elas. Através da análise de conteúdo e da análise semiótica do “Funk Ostentação”, busca-se entender de que forma esse grupo social associa o consumo à ideia de inclusão social, e se, de fato, este meio é eficaz. Para fundamentar este trabalho, discorremos sobre os conceitos de cidadania, desigualdade social, sociedade de consumo, bem como, da relação entre cidadão e consumidor. A hipótese levantada nessa pesquisa é a de que pessoas de baixa renda entendem ser possível pertencer a um lugar de não-opressão através de bens de consumo.
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