Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Laiz Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29842
Resumo: Os jogos têm se mostrado muito valiosos no processo de aquisição do conhecimento. Estes acompanham a humanidade desde os seus primórdios, sendo utilizados para diversos fins, desde ensinamentos de regras sociais, como grandes eventos recreativos. Atualmente, têm ganhado destaque como metodologias ativas em instituições de ensino, isso porque despertam o interesse dos alunos, estimulam a motivação e a interação social, atuam em processos cognitivos, e desta forma, impulsionam o processo de aprendizagem. Normalmente, as disciplinas do ensino superior são marcadas pelo elevado nível de conteúdo, complexidade e necessidade de abstração. Neste cenário, geralmente, os estudantes carecem de um aprendizado efetivo. Somando-se a isso, na grande maioria das vezes a única metodologia utilizada são as aulas expositivas de caráter unidirecional. Este quadro faz com os discentes se desmotivem e tenha dificuldades em aprender de forma eficaz. A bioquímica é uma das áreas que se encaixam nesse quadro, o que é muito ruim, uma vez que esta é uma matéria interdisciplinar sendo base para outras disciplinas. A boa notícia é que a literatura tem demonstrado que existem outros recursos didáticos além das aulas tradicionais que podem impactar de forma positiva na motivação dos estudantes, e os jogos didáticos é um deles, sendo um bom instrumento de ensino, pois aumentam a motivação, despertam emoções positivas em relação ao conteúdo trabalhado, aproximando dessa forma a turma da disciplina, além de aumentar a interação social que está diretamente ligada à aprendizagem - e tudo de forma leve e divertida. Diante disso, como estimular a motivação dos alunos de bioquímica, deixando as aulas mais leve? Os jogos didáticos seriam uma boa opção pedagógica? Com isso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar jogos didáticos para alunos da disciplina de bioquímica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos jogos que abordam temas relacionados ao metabolismo, temas inerentes ao dia a dia, e outras áreas da biologia. Os jogos foram desenvolvidos no Power Point, inspirados em games populares, e aplicados no formato presencial. O presente trabalho, mostrou que os jogos aplicados serviram como facilitadores/motivadores da aprendizagem, quando em associação com as aulas teóricas. Sendo assim, concluímos que os jogos aplicados nesse estudo são uma boa opção didática.
id UFF-2_8cdc96a0333158f0accac5fe21e45a6c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29842
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências BiológicasJogos didáticosJogos bioquímicosMetodologias alternativasJogo educativoMetabolismo energéticoBioquímicaAprendizagem significativaMotivação na educaçãoRecurso didáticoDidactic gamesBiochemical gamesAlternative methodologiesOs jogos têm se mostrado muito valiosos no processo de aquisição do conhecimento. Estes acompanham a humanidade desde os seus primórdios, sendo utilizados para diversos fins, desde ensinamentos de regras sociais, como grandes eventos recreativos. Atualmente, têm ganhado destaque como metodologias ativas em instituições de ensino, isso porque despertam o interesse dos alunos, estimulam a motivação e a interação social, atuam em processos cognitivos, e desta forma, impulsionam o processo de aprendizagem. Normalmente, as disciplinas do ensino superior são marcadas pelo elevado nível de conteúdo, complexidade e necessidade de abstração. Neste cenário, geralmente, os estudantes carecem de um aprendizado efetivo. Somando-se a isso, na grande maioria das vezes a única metodologia utilizada são as aulas expositivas de caráter unidirecional. Este quadro faz com os discentes se desmotivem e tenha dificuldades em aprender de forma eficaz. A bioquímica é uma das áreas que se encaixam nesse quadro, o que é muito ruim, uma vez que esta é uma matéria interdisciplinar sendo base para outras disciplinas. A boa notícia é que a literatura tem demonstrado que existem outros recursos didáticos além das aulas tradicionais que podem impactar de forma positiva na motivação dos estudantes, e os jogos didáticos é um deles, sendo um bom instrumento de ensino, pois aumentam a motivação, despertam emoções positivas em relação ao conteúdo trabalhado, aproximando dessa forma a turma da disciplina, além de aumentar a interação social que está diretamente ligada à aprendizagem - e tudo de forma leve e divertida. Diante disso, como estimular a motivação dos alunos de bioquímica, deixando as aulas mais leve? Os jogos didáticos seriam uma boa opção pedagógica? Com isso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar jogos didáticos para alunos da disciplina de bioquímica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos jogos que abordam temas relacionados ao metabolismo, temas inerentes ao dia a dia, e outras áreas da biologia. Os jogos foram desenvolvidos no Power Point, inspirados em games populares, e aplicados no formato presencial. O presente trabalho, mostrou que os jogos aplicados serviram como facilitadores/motivadores da aprendizagem, quando em associação com as aulas teóricas. Sendo assim, concluímos que os jogos aplicados nesse estudo são uma boa opção didática.Games have proven to be very valuable in the knowledge acquisition process. These accompany humanity since its beginnings, being used for various purposes, from teaching social rules, to large recreational events. Currently, they have gained prominence as active methodologies in educational institutions, because they arouse the interest of students, stimulate motivation and social interaction, act in cognitive processes, and in this way, boost the learning process. Normally, higher education disciplines are marked by a high level of content, complexity and the need for abstraction. In this scenario, students generally lack effective learning. In addition, most of the time, the only methodology used is unidirectional lectures. This situation causes students to become demotivated and find it difficult to learn effectively. Biochemistry is one of the areas that fit into this framework, which is very bad, since this is an interdisciplinary subject that is the basis for other disciplines. The good news is that the literature has shown that there are other didactic resources in addition to traditional classes that can positively impact student motivation, and didactic games are one of them, being a good teaching tool, as they increase motivation, awaken positive emotions in relation to the content worked on, thus bringing the class closer to the discipline, in addition to increasing social interaction that is directly linked to learning - and all in a light and fun way. Given this, how can we stimulate the motivation of biochemistry students, making classes lighter? Would educational games be a good pedagogical option? With that, the objective of the present work was to develop and apply didactic games for students of the discipline of biochemistry of the course of Biological Sciences. To do so, we develop and apply games that address issues related to metabolism, issues inherent in everyday life, and other areas of biology. The games were developed in Power Point, inspired by popular games, and applied in a face-to-face format. The present work showed that the applied games served as learning facilitators/motivators, when in association with the theoretical classes. Therefore, we conclude that the games applied in this study are a good didactic option.54 f.Martins, Mariana Renovatohttp://lattes.cnpq.br/4873004948911165Cabral, Luiz Morshttp://lattes.cnpq.br/5525595141868422Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410Faria, Giselle Mariannehttp://lattes.cnpq.br/3954719597965519http://lattes.cnpq.br/9112256066674496Moraes, Laiz Almeida2023-08-08T20:26:06Z2023-08-08T20:26:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORAES. Laiz Almeida. Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto de Biologia. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29842CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-08T20:26:11Zoai:app.uff.br:1/29842Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:31.548455Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
title Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
spellingShingle Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
Moraes, Laiz Almeida
Jogos didáticos
Jogos bioquímicos
Metodologias alternativas
Jogo educativo
Metabolismo energético
Bioquímica
Aprendizagem significativa
Motivação na educação
Recurso didático
Didactic games
Biochemical games
Alternative methodologies
title_short Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
title_full Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
title_fullStr Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
title_sort Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
author Moraes, Laiz Almeida
author_facet Moraes, Laiz Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mariana Renovato
http://lattes.cnpq.br/4873004948911165
Cabral, Luiz Mors
http://lattes.cnpq.br/5525595141868422
Vilela, Mariana Lima
http://lattes.cnpq.br/5813804226839410
Faria, Giselle Marianne
http://lattes.cnpq.br/3954719597965519
http://lattes.cnpq.br/9112256066674496
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Laiz Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Jogos bioquímicos
Metodologias alternativas
Jogo educativo
Metabolismo energético
Bioquímica
Aprendizagem significativa
Motivação na educação
Recurso didático
Didactic games
Biochemical games
Alternative methodologies
topic Jogos didáticos
Jogos bioquímicos
Metodologias alternativas
Jogo educativo
Metabolismo energético
Bioquímica
Aprendizagem significativa
Motivação na educação
Recurso didático
Didactic games
Biochemical games
Alternative methodologies
description Os jogos têm se mostrado muito valiosos no processo de aquisição do conhecimento. Estes acompanham a humanidade desde os seus primórdios, sendo utilizados para diversos fins, desde ensinamentos de regras sociais, como grandes eventos recreativos. Atualmente, têm ganhado destaque como metodologias ativas em instituições de ensino, isso porque despertam o interesse dos alunos, estimulam a motivação e a interação social, atuam em processos cognitivos, e desta forma, impulsionam o processo de aprendizagem. Normalmente, as disciplinas do ensino superior são marcadas pelo elevado nível de conteúdo, complexidade e necessidade de abstração. Neste cenário, geralmente, os estudantes carecem de um aprendizado efetivo. Somando-se a isso, na grande maioria das vezes a única metodologia utilizada são as aulas expositivas de caráter unidirecional. Este quadro faz com os discentes se desmotivem e tenha dificuldades em aprender de forma eficaz. A bioquímica é uma das áreas que se encaixam nesse quadro, o que é muito ruim, uma vez que esta é uma matéria interdisciplinar sendo base para outras disciplinas. A boa notícia é que a literatura tem demonstrado que existem outros recursos didáticos além das aulas tradicionais que podem impactar de forma positiva na motivação dos estudantes, e os jogos didáticos é um deles, sendo um bom instrumento de ensino, pois aumentam a motivação, despertam emoções positivas em relação ao conteúdo trabalhado, aproximando dessa forma a turma da disciplina, além de aumentar a interação social que está diretamente ligada à aprendizagem - e tudo de forma leve e divertida. Diante disso, como estimular a motivação dos alunos de bioquímica, deixando as aulas mais leve? Os jogos didáticos seriam uma boa opção pedagógica? Com isso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e aplicar jogos didáticos para alunos da disciplina de bioquímica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos jogos que abordam temas relacionados ao metabolismo, temas inerentes ao dia a dia, e outras áreas da biologia. Os jogos foram desenvolvidos no Power Point, inspirados em games populares, e aplicados no formato presencial. O presente trabalho, mostrou que os jogos aplicados serviram como facilitadores/motivadores da aprendizagem, quando em associação com as aulas teóricas. Sendo assim, concluímos que os jogos aplicados nesse estudo são uma boa opção didática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08T20:26:06Z
2023-08-08T20:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES. Laiz Almeida. Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto de Biologia. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29842
identifier_str_mv MORAES. Laiz Almeida. Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto de Biologia. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823671372677120