O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua: perspectivas no mercado de trabalho a partir da análise da trajetória profissional de seus egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Cássia Rosane Amim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23652
Resumo: A presente pesquisa tem como foco a Universidade Federal Fluminense (UFF) desde a sua implementação em 1984, em Santo Antônio de Pádua no Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Um acontecimento que foi um marco na história do município, pois além de ter contribuído para a redução de barreiras geográficas e econômicas que impediam o acesso à educação superior, serviu como vetor de elevação do perfil educacional da população local e regional. Destaca-se também o curso de Licenciatura em Matemática, o único oferecido na época, que habilitou um número expressivo de professores, suprindo uma carência nessa área. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a trajetória profissional de egressos desse curso, no período de 1989 a 2017, visando identificar as possíveis contribuições para a sua vida acadêmica e profissional. Para alcançar os objetivos e responder às questões da pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa documental para se conhecer a história da universidade e identificar os egressos do curso de Licenciatura em Matemática no período estabelecido para o estudo. Realizou-se também pesquisa qualitativa com aplicação de um questionário aos egressos cuja análise e interpretação dos dados foram realizadas com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), que, por meio dos cruzamentos das variáveis obtidas do questionário com os sujeitos participantes, possibilitou identificar comportamentos e características, formando agrupamentos de dados através da árvore de similaridade. A revisão de literatura que deu sustentação teórica ao trabalho tomou como referência os pesquisadores Maurice Tardif, António Nóvoa, Donald Schön, Selma Garrido Pimenta, Bernadete Gatti, Francisco Imbernón, entre outros estudiosos que muito têm contribuído com pesquisas relacionadas à formação de professores. Como conclusão é possível afirmar que a grande maioria dos egressos participantes da pesquisa está atuando na sua área de formação, ou seja, na educação e consideraram que o curso contribuiu para o acesso ao mercado de trabalho e para ascensão de sua carreira profissional e declararam estar satisfeitos com os conhecimentos e experiências adquiridos
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Destaca-se também o curso de Licenciatura em Matemática, o único oferecido na época, que habilitou um número expressivo de professores, suprindo uma carência nessa área. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a trajetória profissional de egressos desse curso, no período de 1989 a 2017, visando identificar as possíveis contribuições para a sua vida acadêmica e profissional. Para alcançar os objetivos e responder às questões da pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa documental para se conhecer a história da universidade e identificar os egressos do curso de Licenciatura em Matemática no período estabelecido para o estudo. Realizou-se também pesquisa qualitativa com aplicação de um questionário aos egressos cuja análise e interpretação dos dados foram realizadas com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), que, por meio dos cruzamentos das variáveis obtidas do questionário com os sujeitos participantes, possibilitou identificar comportamentos e características, formando agrupamentos de dados através da árvore de similaridade. A revisão de literatura que deu sustentação teórica ao trabalho tomou como referência os pesquisadores Maurice Tardif, António Nóvoa, Donald Schön, Selma Garrido Pimenta, Bernadete Gatti, Francisco Imbernón, entre outros estudiosos que muito têm contribuído com pesquisas relacionadas à formação de professores. Como conclusão é possível afirmar que a grande maioria dos egressos participantes da pesquisa está atuando na sua área de formação, ou seja, na educação e consideraram que o curso contribuiu para o acesso ao mercado de trabalho e para ascensão de sua carreira profissional e declararam estar satisfeitos com os conhecimentos e experiências adquiridosThe present research focuses on the Fluminense Federal University (FFU) since its implementation in 1984, in Santo Antônio de Pádua, Fluminense Northwest region of the State of Rio de Janeiro. An event that was a landmark in the history of the municipality, since it contributed to the reduction of geographical and economic barriers that prevented access to Higher Education, served as a vector for raising the educational profile of the local and regional population. Also noteworthy was the degree course in mathematics, the only one offered at the time, which enabled an expressive number of teachers, supplying a need in this area. The main objective of this work was to investigate the professional trajectory of the graduates of this course, from 1989 to 2017, in order to identify possible contributions to their academic and professional life. In order to reach the objectives and answer the research questions, the documentary research was used as methodological procedure to know the history of the university and to identify the graduates of the course of Degree in Mathematics in the period defined for the study. A qualitative research was also carried out with the application of a questionnaire to the graduates whose analysis and interpretation of the data were performed with the support of the CHIC (Implicative and Cohesive Hierarchical Classification) software, which, through the crossings of the variables obtained from the questionnaire with the participants, made it possible to identify behaviors and characteristics, forming groupings of data through the similarity tree. The literature review that gave theoretical support to the work took as reference the researchers Maurice Tardif, Antônio Nóvoa, Donald Schön, Selma Garrido Pimenta, Bernadete Gatti, Francisco Imbernón, among other scholars who have contributed a lot to researches related to teacher education. As a conclusion it is possible to affirm that the great majority of the graduates participating in the research are working in their area of education, that is, in education and considered that the course contributed to the access to the labour market and to the rise of their professional career and declared themselves to be satisfied with the knowledge and experience acquired151 f.Souza, Fabiano dos SantosDassie, Bruno AlvesBairral, Marcelo AlmeidaPontes, Cássia Rosane Amim2021-11-09T19:32:03Z2021-11-09T19:32:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23652Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-07T20:10:44Zoai:app.uff.br:1/23652Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:28.865964Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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