Análise das cotas raciais sob a perspectiva do reconhecimento: um estudo acerca da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Soraya Gonçalves dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23509
Resumo: Essa dissertação pretende colaborar com o debate em torno das questões relativas à política de Ação Afirmativa no ensino superior, tendo como pano de fundo os problemas relacionados ao campo do reconhecimento. Tomamos como referencial teórico as produções de Axel Honneth. De forma geral, o estudo tem por objetivo investigar os possíveis efeitos subjetivos oriundos da política de cotas raciais nos beneficiários dessa política. A metodologia foi pautada em pesquisa bibliográfica sobre as desigualdades observadas na nossa formação social, além da realização de uma pesquisa de campo qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a técnica de grupos de discussão mediante entrevistas semi-estruturadas com questões abertas. Visamos, dessa forma, explorar, com mais profundidade, as percepções e experiências dos estudantes. A amostra consistiu em 36 graduandos vinculados aos cursos de duas grandes áreas do conhecimento científico – as Ciências Humanas e Filosóficas e as Engenharias – da Universidade Federal Fluminense no ano de 2018. Com base na sistematização e análise dos dados coletados, observa-se os ganhos simbólicos, positivos e negativos, dos alunos cotistas advindos do ingresso à universidade via política de cotas raciais, bem como os entraves e dificuldades existentes em decorrência de ser beneficiário da medida. Constatamos ainda que há muita condenação moral por parte dos discentes e docentes em detrimento da presença dos graduandos cotistas. Detectamos a possibilidade de alteração substancial da autoimagem dos beneficiários da política a partir da vivência universitária. Os dados mostram que a Ação Afirmativa tem grau relevante de influência no que se refere ao incremento de estima e prestígio social dos alunos cotistas.
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