Vozes do currículo: observações sobre a aplicabilidade do currículo mínimo de sociologia do estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9832 |
Resumo: | O currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro foi estabelecido a partir do ano de 2012. No entanto, ainda que ele possua um caráter prescritivo, identificamos no cotidiano escolar uma diversidade de práticas e relações estabelecidas com este instrumento de centralização curricular. Neste sentido propomos uma investigação que permita-nos ouvir as vozes dos professores sobre a aplicabilidade o currículo. A partir do método qualitativo e de entrevistas, pretende-se observar 4 eixos fundamentais nesta relação: os professores; o currículo; a escola; a prática. Articulando as concepções sobre esses elementos percebidas nas entrevistas com a discussão teórica de currículo e formação de professor, tentaremos mapear as trajetórias percorridas, os obstáculos e a superação dos desafios encontrados no decorrer do exercício do currículo mínimo da disciplina. Assim esta investigação contribui para fomentar o debate em torno do desenvolvimento da Sociologia Escolar |
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O currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro foi estabelecido a partir do ano de 2012. No entanto, ainda que ele possua um caráter prescritivo, identificamos no cotidiano escolar uma diversidade de práticas e relações estabelecidas com este instrumento de centralização curricular. Neste sentido propomos uma investigação que permita-nos ouvir as vozes dos professores sobre a aplicabilidade o currículo. A partir do método qualitativo e de entrevistas, pretende-se observar 4 eixos fundamentais nesta relação: os professores; o currículo; a escola; a prática. Articulando as concepções sobre esses elementos percebidas nas entrevistas com a discussão teórica de currículo e formação de professor, tentaremos mapear as trajetórias percorridas, os obstáculos e a superação dos desafios encontrados no decorrer do exercício do currículo mínimo da disciplina. Assim esta investigação contribui para fomentar o debate em torno do desenvolvimento da Sociologia Escolar |
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