A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens. |
id |
UFF-2_8e3c47607366ba0a0fcc9df84c51bfe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30442 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolarcomunicação escolarinclusãoalunos com transtorno do espectro autistaschool communicationinclusionstudents with autistic spectrum disorderO presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens.The present work aimed to highlight possible strategies for non-verbal communication between the teacher and the student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). As specific objectives: a) carry out theoretical studies on the present theme; b) carry out a survey on possible practices and strategies that contribute to the communication of students with non-verbal ASD; c) highlight contributions to the area, since these students – especially students with non-verbal ASD – are considered a major challenge to school spaces. This interest is motivated by the diagnosis of ASD - which presents limitations at different levels in communication, interaction and behavior - communication being one of the major obstacles in the educational environment, because it is from it that the educational process happens. So, how does the communication between teacher and students with non-verbal ASD happen? To find out more about the subject, a questionnaire was organized on the subject, which was sent to teachers of the Differentiated Work Unit (UTD TEA), located in the Municipality of Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, in order to know their opinions and actions on the subject presented. After that, we sought to relate knowledge produced during the research and highlight important information that can contribute to the learning/communication/inclusion of these students, among them the alternative communication for these students through images.55 p.Uhmann, Silvana MatosBergo, Renata SilvaGomes, Rodrigo Lima RibeiroCarmo, Jacqueline de Souza do2023-09-19T16:11:24Z2023-09-19T16:11:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T16:11:28Zoai:app.uff.br:1/30442Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:24.091300Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
title |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
spellingShingle |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar Carmo, Jacqueline de Souza do comunicação escolar inclusão alunos com transtorno do espectro autista school communication inclusion students with autistic spectrum disorder |
title_short |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
title_full |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
title_fullStr |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
title_sort |
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar |
author |
Carmo, Jacqueline de Souza do |
author_facet |
Carmo, Jacqueline de Souza do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uhmann, Silvana Matos Bergo, Renata Silva Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Jacqueline de Souza do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação escolar inclusão alunos com transtorno do espectro autista school communication inclusion students with autistic spectrum disorder |
topic |
comunicação escolar inclusão alunos com transtorno do espectro autista school communication inclusion students with autistic spectrum disorder |
description |
O presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T16:11:24Z 2023-09-19T16:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442 |
identifier_str_mv |
CARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823661993164800 |