A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Jacqueline de Souza do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens.
id UFF-2_8e3c47607366ba0a0fcc9df84c51bfe2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30442
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolarcomunicação escolarinclusãoalunos com transtorno do espectro autistaschool communicationinclusionstudents with autistic spectrum disorderO presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens.The present work aimed to highlight possible strategies for non-verbal communication between the teacher and the student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). As specific objectives: a) carry out theoretical studies on the present theme; b) carry out a survey on possible practices and strategies that contribute to the communication of students with non-verbal ASD; c) highlight contributions to the area, since these students – especially students with non-verbal ASD – are considered a major challenge to school spaces. This interest is motivated by the diagnosis of ASD - which presents limitations at different levels in communication, interaction and behavior - communication being one of the major obstacles in the educational environment, because it is from it that the educational process happens. So, how does the communication between teacher and students with non-verbal ASD happen? To find out more about the subject, a questionnaire was organized on the subject, which was sent to teachers of the Differentiated Work Unit (UTD TEA), located in the Municipality of Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, in order to know their opinions and actions on the subject presented. After that, we sought to relate knowledge produced during the research and highlight important information that can contribute to the learning/communication/inclusion of these students, among them the alternative communication for these students through images.55 p.Uhmann, Silvana MatosBergo, Renata SilvaGomes, Rodrigo Lima RibeiroCarmo, Jacqueline de Souza do2023-09-19T16:11:24Z2023-09-19T16:11:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T16:11:28Zoai:app.uff.br:1/30442Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:24.091300Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
title A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
spellingShingle A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
Carmo, Jacqueline de Souza do
comunicação escolar
inclusão
alunos com transtorno do espectro autista
school communication
inclusion
students with autistic spectrum disorder
title_short A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
title_full A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
title_fullStr A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
title_full_unstemmed A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
title_sort A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
author Carmo, Jacqueline de Souza do
author_facet Carmo, Jacqueline de Souza do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uhmann, Silvana Matos
Bergo, Renata Silva
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Jacqueline de Souza do
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação escolar
inclusão
alunos com transtorno do espectro autista
school communication
inclusion
students with autistic spectrum disorder
topic comunicação escolar
inclusão
alunos com transtorno do espectro autista
school communication
inclusion
students with autistic spectrum disorder
description O presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos teóricos sobre a presente temática; b) realizar levantamento sobre possíveis práticas e estratégias que contribuem para a comunicação de alunos com TEA não verbais; c) destacar contribuições à área, uma vez que estes alunos – sobretudo os alunos com TEA não verbais – são considerados um grande desafio aos espaços escolares. Este interesse tem como motivação o diagnóstico do TEA – o qual apresenta limitações em diferentes níveis na comunicação, interação e comportamentos – sendo a comunicação um dos grandes entraves no meio educacional, pois a partir dela que o processo educacional acontece. Sendo assim, como acontece a comunicação entre professor e alunos com TEA não verbais? Para saber mais sobre o tema organizou-se um questionário sobre o tema que foi enviado para professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD TEA), situada no Município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro/RJ, a fim de saber suas opiniões e ações diante do assunto apresentado. Após isso, buscou-se relacionar conhecimentos produzidos durante a pesquisa e destacar informações importantes e que podem contribuir com a aprendizagem/comunicação/inclusão desses alunos, dentre eles a comunicação alterativa para esses alunos por meio de imagens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T16:11:24Z
2023-09-19T16:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442
identifier_str_mv CARMO, Jacqueline de Souza do. A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823661993164800