Análise da implantação de ações para melhoria da ecoeficiência no transporte rodoviário de produtos perigosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2465 |
Resumo: | o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, porém não é o modo que tem melhor desempenhoem termos de ecoeficiência em relação a outros tipos de transporte disponíveis. O transporte, que é uma área estratégica para muitas empresas, causa impactos ao meio ambiente, e se o produto transportado for perigoso, as influências causadas ao meio ambiente podem ser ainda mais severas. Por isso, a preocupação crescente com a sustentabilidade tem favorecido o desenvolvimento e aplicação de diversas ações que são capazes de reduzir impactos ao meio ambiente. O presente estudo busca embasar, conceituar, coletar dados, analisar dados obtidos e chegar aos resultados de desempenho modal, avaliando ações de ecoeficiência que podem ser aplicadas no transporte rodoviário de cargas. No estudo de caso apresentado, a priori, o transporte rodoviário é o que tem o pior desempenhoem ecoeficiência em relação a diferentes alternativas intermodais, entretanto, é possível que este modo alcance melhor colocação após a implantação de ações ecoeficientes. Estas ações são capazes de reduzir os impactos ambientais, como: consumo de energia, emissão de CO2 e segurança |
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Análise da implantação de ações para melhoria da ecoeficiência no transporte rodoviário de produtos perigososTransporte rodoviárioEcoeficiênciaProdutos perigososTransporte rodoviário; aspecto ambientalTransporte de cargasEcoeficiênciaSubstância perigosaRoad transportEcoefficiencyDangerous productso transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, porém não é o modo que tem melhor desempenhoem termos de ecoeficiência em relação a outros tipos de transporte disponíveis. O transporte, que é uma área estratégica para muitas empresas, causa impactos ao meio ambiente, e se o produto transportado for perigoso, as influências causadas ao meio ambiente podem ser ainda mais severas. Por isso, a preocupação crescente com a sustentabilidade tem favorecido o desenvolvimento e aplicação de diversas ações que são capazes de reduzir impactos ao meio ambiente. O presente estudo busca embasar, conceituar, coletar dados, analisar dados obtidos e chegar aos resultados de desempenho modal, avaliando ações de ecoeficiência que podem ser aplicadas no transporte rodoviário de cargas. No estudo de caso apresentado, a priori, o transporte rodoviário é o que tem o pior desempenhoem ecoeficiência em relação a diferentes alternativas intermodais, entretanto, é possível que este modo alcance melhor colocação após a implantação de ações ecoeficientes. Estas ações são capazes de reduzir os impactos ambientais, como: consumo de energia, emissão de CO2 e segurançaRoad transport is the most widely used in Brazil, but is not the way it has better performance in terms of ecoefficiency compared to other types of transport available. Transport, which is a strategic area for many companies, has an impact on the environment, and if the products transported are dangerous, the influences caused to the environment may be even more severe. Therefore, the growing concem over the sustainability has favored the development and implementation of several actions that can reduce impacts to the environment. This study seeks to base, to conceptualize, collect data, analyze data and reach the modal performance results, assessing ecoefficiency actions that can be applied in road transport of cargo. In the study of case presented, from the outset this alterna tive is what the worst performance in ecoefficiency in relation to different intermodal alternatives, thought it is possible that road transport reach the a best place after the implamentation of actions ecoefficient. These actions can reduce environmental impacts by as: energy consumption, C02emissions and accident rates, and securityLeal Junior, Ilton CurtyTeodoro, PítiasGarcia, Pauli Adriano de AlmadaZacarias, Leonardo Machado dos Santos2016-10-13T21:53:24Z2016-10-13T21:53:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2465CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T19:59:09Zoai:app.uff.br:1/2465Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:50.488037Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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