O perfil do transporte rodoviário de produtos perigosos no Distrito Federal - : uma proposta metodológica
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6506 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006. |
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O perfil do transporte rodoviário de produtos perigosos no Distrito Federal - : uma proposta metodológicaThe situation of the road transport of Hazardous materials in the Federal District of Brazil - : A methodological proposalTransporte rodoviário de cargaSubstâncias perigosasPoluição - aspectos ambientaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.Desenvolver e testar uma metodologia para traçar o perfil do transporte rodoviário de produtos perigosos no Distrito Federal, subsidiando políticas públicas nas áreas de proteção civil, meio ambiente, saúde e segurança pública. Metodologia. Realizar uma pesquisa prospectiva e verificar a existência de outras pesquisas similares anteriores, avaliando os pontos positivos, deficiências dessas e razão pela qual deixaram de ser aplicadas. Em seguida, verificar os arranjos institucionais dos órgãos afetos ao tema da pesquisa, identificando aquele que possui o perfil mais adequado para aplicação do questionário (aceitação/rejeição pelo público-alvo, facilidade de mobilização, incentivos institucionais para aplicação do mesmo, interesse nos resultados, etc). Elaborar e aplicar o instrumento de pesquisa após a capacitação dos responsáveis pelo preenchimento dos questionários. Análise e tratamento estatístico dos dados e disponibilização dos resultados. Resultados. A maior parte dos produtos transportados destina-se ao Distrito Federal. Sendo que os líquidos inflamáveis respondem por 63,5%, os gases com 30,2%, as substâncias perigosas diversas com 2,5% e os corrosivos com 2,1%. A classe dos radioativos não foi detectada na pesquisa. Para os produtos da classe dos explosivos e das substâncias oxidantes, o período de maior fluxo foi entre 9 horas e 12 horas. As substâncias corrosivas concentram-se entre 9 horas e 15 horas e as cargas mistas têm seu fluxo concentrado entre 9 horas e 18 horas. Quanto aos condutores dos caminhões, 95,7% são especializados, 1,8% não o são e 2,5% não responderam ao quesito. Conclusões. A metodologia proposta pode ser utilizada para a coleta de informações do transporte de produtos perigosos em outras unidades da federação, com uma enorme gama de informações coletadas que servem de subsídio para a implantação do Programa TransAPELL/PNUMA no Distrito Federal, utilizando-se os núcleos comunitários de Defesa Civil. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTOBJECTIVE: Develop and test a methodology to draw the situation of the Road transport of hazardous materials in Federal District, subsidizing public politics in areas such as civil protection, environment, health and public security. METHODOLOGY: Accomplishment of a prospective research after verifying the existence of previous studies in the same area highlighting the positive aspects and the deficiencies found, besides the reason why some of them were not accomplished. Afterwards, the institutional arrangements of the entities related to the theme of the research were investigated, providing data to indentify which of them would have an adequate profile to be examined through questionnaires. Elaboration and application of the research instrument after the training of the people responsible for the completion of the questionnaires. Analysis and statistical examination of the gathered data and presentation of the results. RESULTS: Most road transported hazardous head to Federal District. Flammable liquids correspond to 63.5% of the total; gases to 30.2%; hazardous miscellaneous substances to 2.5% and corrosives 2.1%. Radioactive materials class was not found during the research. Explosives and oxidizing substances were found between 9 a.m. and 12 p.m. Corrosive substances appeared mostly between 9 a.m. and 3 p.m. and miscellaneous cargoes were transported between 9 a.m. and 6 p.m. In regard to hazardous material truck drivers, 95.7% were submitted to training programs, 1.8% do not, and 2.5% did not answer this requirement. CONCLUSIONS: The proposed methodology is useful to gather information about to road transport of hazardous material in other states as well, providing a lot of information that works as a background for the implementation of the TransAPELL/PNUMA Program in District Federal (Federal District), with the support of the civil defense community groups.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelCotta, Taís Augusto Pitta GarciaSantos, David Rodrigues dos2011-01-19T11:52:53Z2011-01-19T11:52:53Z2006-082006-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, David Rodrigues dos. O perfil do transporte rodoviário de produtos perigosos no Distrito Federal - : uma proposta metodológica. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6506info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/6506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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