Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thalita Bandeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3233
Resumo: Esta pesquisa objetivou descobrir a partir de um estudo de caso, como uma empresa de médio porte realiza suas decisões estratégicas e conforme suas características ao definir seus procedimentos estratégicos, ser capaz de classificá-la de acordo com as escolas de pensamento estratégico. O problema de pesquisa foi definido da seguinte maneira: Como uma empresa de médio porte define suas estratégias e em qual das dez escolas de pensamento estratégico pode ser classificada? Para alcançar os resultados do estudo, além de observação dos procedimentos estratégicos da empresa, foram realizadas entrevistas com os principais líderes, como o presidente, a diretora geral, o gerente de logística e o gerente comercial. Foi utilizado também a aplicação de um survey a 68 funcionários integrantes dos setores de logística, comercial, marketing, recursos humanos e financeiro. A partir da aplicação da metodologia foi possível descobrir o nível de envolvimento e conhecimento dos funcionários a respeito das estratégias, as principais características da empresa ao elaborar suas estratégias e sua classificação de acordo com as dez escolas de pensamento estratégico da obra Safári de Estratégia de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010). Descobriu-se que a empresa apresenta características da escola do design, do empreendedorismo e do poder ao elaborar suas estratégias, que somente as ,lideranças participam da fase de elaboração, sendo a palavra final dada pelo presidente e que os demais funcionários são envolvidos somente na fase de implementação das estratégias. Concluiu-se também que as estratégias da empresa são definidas principalmente para os setores comercial e marketing e não seguem nenhum tipo de procedimento formal em suas decisões estratégicas
id UFF-2_8eee0c52e6d74d51a8857998fa57fc04
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3233
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul FluminenseEscolas de planejamentoEstratégia empresarialDecisões estratégicasMédia empresaEstratégia empresarialEsta pesquisa objetivou descobrir a partir de um estudo de caso, como uma empresa de médio porte realiza suas decisões estratégicas e conforme suas características ao definir seus procedimentos estratégicos, ser capaz de classificá-la de acordo com as escolas de pensamento estratégico. O problema de pesquisa foi definido da seguinte maneira: Como uma empresa de médio porte define suas estratégias e em qual das dez escolas de pensamento estratégico pode ser classificada? Para alcançar os resultados do estudo, além de observação dos procedimentos estratégicos da empresa, foram realizadas entrevistas com os principais líderes, como o presidente, a diretora geral, o gerente de logística e o gerente comercial. Foi utilizado também a aplicação de um survey a 68 funcionários integrantes dos setores de logística, comercial, marketing, recursos humanos e financeiro. A partir da aplicação da metodologia foi possível descobrir o nível de envolvimento e conhecimento dos funcionários a respeito das estratégias, as principais características da empresa ao elaborar suas estratégias e sua classificação de acordo com as dez escolas de pensamento estratégico da obra Safári de Estratégia de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010). Descobriu-se que a empresa apresenta características da escola do design, do empreendedorismo e do poder ao elaborar suas estratégias, que somente as ,lideranças participam da fase de elaboração, sendo a palavra final dada pelo presidente e que os demais funcionários são envolvidos somente na fase de implementação das estratégias. Concluiu-se também que as estratégias da empresa são definidas principalmente para os setores comercial e marketing e não seguem nenhum tipo de procedimento formal em suas decisões estratégicasThielmann, RicardoLima, Thalita Bandeira2017-03-31T15:07:18Z2017-03-31T15:07:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3233CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T20:52:36Zoai:app.uff.br:1/3233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-02T20:52:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
title Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
spellingShingle Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
Lima, Thalita Bandeira
Escolas de planejamento
Estratégia empresarial
Decisões estratégicas
Média empresa
Estratégia empresarial
title_short Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
title_full Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
title_fullStr Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
title_full_unstemmed Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
title_sort Decisões estratégicas: um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região Sul Fluminense
author Lima, Thalita Bandeira
author_facet Lima, Thalita Bandeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thalita Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de planejamento
Estratégia empresarial
Decisões estratégicas
Média empresa
Estratégia empresarial
topic Escolas de planejamento
Estratégia empresarial
Decisões estratégicas
Média empresa
Estratégia empresarial
description Esta pesquisa objetivou descobrir a partir de um estudo de caso, como uma empresa de médio porte realiza suas decisões estratégicas e conforme suas características ao definir seus procedimentos estratégicos, ser capaz de classificá-la de acordo com as escolas de pensamento estratégico. O problema de pesquisa foi definido da seguinte maneira: Como uma empresa de médio porte define suas estratégias e em qual das dez escolas de pensamento estratégico pode ser classificada? Para alcançar os resultados do estudo, além de observação dos procedimentos estratégicos da empresa, foram realizadas entrevistas com os principais líderes, como o presidente, a diretora geral, o gerente de logística e o gerente comercial. Foi utilizado também a aplicação de um survey a 68 funcionários integrantes dos setores de logística, comercial, marketing, recursos humanos e financeiro. A partir da aplicação da metodologia foi possível descobrir o nível de envolvimento e conhecimento dos funcionários a respeito das estratégias, as principais características da empresa ao elaborar suas estratégias e sua classificação de acordo com as dez escolas de pensamento estratégico da obra Safári de Estratégia de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010). Descobriu-se que a empresa apresenta características da escola do design, do empreendedorismo e do poder ao elaborar suas estratégias, que somente as ,lideranças participam da fase de elaboração, sendo a palavra final dada pelo presidente e que os demais funcionários são envolvidos somente na fase de implementação das estratégias. Concluiu-se também que as estratégias da empresa são definidas principalmente para os setores comercial e marketing e não seguem nenhum tipo de procedimento formal em suas decisões estratégicas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31T15:07:18Z
2017-03-31T15:07:18Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3233
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135429659492352