Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Amanda da Silva Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30368
Resumo: Com base nas dificuldades encontradas pelo professor para compreender as manifestações comportamentais e identificar habilidades básicas do funcionamento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a pesquisa buscou elaborar um instrumento capaz de auxiliar o educador em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Diz respeito a um Protocolo de Investigação sócio Acadêmica para Atendimento Escolar de Aluno Autistas em Sala de Aula, subsidiado por um Curso de Capacitação para sua aplicabilidade. Com o fortalecimento técnico do professor e sua instrumentalização em sala de aula, tratar-se-á da importância da avaliação, diagnóstico educacional, intervenção e estimulação psico educacional, a partir das características neuro diversas do aluno com TEA para elaboração do Plano de Ensino Individualizado. O atendimento educacional especializado levará em consideração a importância dessas informações, contribuindo para o respeito à singularidade, escolarização e promoção da cidadania do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Através de um estudo exploratório aplicado com abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisas bibliográficas com o mesmo interesse temático e sob influência de escalas e instrumentos respeitados pela comunidade científica, a pesquisa foi conduzida com um grupo de 10 professores de uma Unidade Municipal de Educação Infantil do município de Niterói. O grupo de professores participantes, respondeu de maneira favorável ao Protocolo, validando sua importância e aplicabilidade para a categoria como estratégia de ensino em sala de aula, reforçando sua função mediadora na elaboração do PEI para o atendimento escolar de alunos autistas em sala de aula.
id UFF-2_8f114bbe3185b8448aa14cd3f8328931
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30368
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativosAutismo, Protocolo, Avaliação, Atendimento Educacional EspecializadoTranstorno autístico, Educação inclusiva, Avaliação educacional, Educação infantilBased on the difficulties encountered by the teacher to understand the behavioral manifestations and to identify basic functioning skills of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the research sought to develop an instrument capable of assisting the educator in his pedagogical practices in the classroom. It concerns a Socio-Academic Research Protocol for School Assistance of Autistic Students in the Classroom, subsidized by a Training Course for its applicability. With the technical strengthening of the teacher and his instrumentalization in the classroom, the importance of assessment, educational diagnosis, intervention, and psychoeducational stimulation will be addressed, based on the neurodiverse characteristics of the student with ASD for the preparation of the Individualized Teaching Plan. The specialized educational service will consider the importance of this information, contributing to the respect for the singularity, schooling, and promotion of citizenship of the student with Autism Spectrum Disorder. Through an exploratory study applied with a quantitative and qualitative approach, bibliographic research with the same thematic interest and being influenced by scales and instruments respected by the scientific community, the research was conducted with a group of 10 teachers from a Municipal Unit of Early Childhood Education in the municipality from Niteroi. The group of participating teachers responded favorably to the Protocol, validating its importance and applicability for the category as a classroom teaching strategy, reinforcing its mediating role in the elaboration of the PEI for the school attendance of autistic students in the classroom.Autism, Protocol, Evaluation, Educational ServiceCom base nas dificuldades encontradas pelo professor para compreender as manifestações comportamentais e identificar habilidades básicas do funcionamento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a pesquisa buscou elaborar um instrumento capaz de auxiliar o educador em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Diz respeito a um Protocolo de Investigação sócio Acadêmica para Atendimento Escolar de Aluno Autistas em Sala de Aula, subsidiado por um Curso de Capacitação para sua aplicabilidade. Com o fortalecimento técnico do professor e sua instrumentalização em sala de aula, tratar-se-á da importância da avaliação, diagnóstico educacional, intervenção e estimulação psico educacional, a partir das características neuro diversas do aluno com TEA para elaboração do Plano de Ensino Individualizado. O atendimento educacional especializado levará em consideração a importância dessas informações, contribuindo para o respeito à singularidade, escolarização e promoção da cidadania do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Através de um estudo exploratório aplicado com abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisas bibliográficas com o mesmo interesse temático e sob influência de escalas e instrumentos respeitados pela comunidade científica, a pesquisa foi conduzida com um grupo de 10 professores de uma Unidade Municipal de Educação Infantil do município de Niterói. O grupo de professores participantes, respondeu de maneira favorável ao Protocolo, validando sua importância e aplicabilidade para a categoria como estratégia de ensino em sala de aula, reforçando sua função mediadora na elaboração do PEI para o atendimento escolar de alunos autistas em sala de aula.202 p.Caminha, Vera Lúcia Prudência dos SantosLione, Viviane de Oliveira FreitasCoelho, Cristina Lúcia MaiaSantos, Flávio Roberto de CarvalhoBraz, Ruth Maria MarianiTorres, Amanda da Silva Pereira2023-09-15T16:49:12Z2023-09-15T16:49:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORRES, Amanda da Silva Pereira. Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos. 2020. 202 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30368CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-15T16:49:16Zoai:app.uff.br:1/30368Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-15T16:49:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
title Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
spellingShingle Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
Torres, Amanda da Silva Pereira
Autismo, Protocolo, Avaliação, Atendimento Educacional Especializado
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Avaliação educacional, Educação infantil
Based on the difficulties encountered by the teacher to understand the behavioral manifestations and to identify basic functioning skills of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the research sought to develop an instrument capable of assisting the educator in his pedagogical practices in the classroom. It concerns a Socio-Academic Research Protocol for School Assistance of Autistic Students in the Classroom, subsidized by a Training Course for its applicability. With the technical strengthening of the teacher and his instrumentalization in the classroom, the importance of assessment, educational diagnosis, intervention, and psychoeducational stimulation will be addressed, based on the neurodiverse characteristics of the student with ASD for the preparation of the Individualized Teaching Plan. The specialized educational service will consider the importance of this information, contributing to the respect for the singularity, schooling, and promotion of citizenship of the student with Autism Spectrum Disorder. Through an exploratory study applied with a quantitative and qualitative approach, bibliographic research with the same thematic interest and being influenced by scales and instruments respected by the scientific community, the research was conducted with a group of 10 teachers from a Municipal Unit of Early Childhood Education in the municipality from Niteroi. The group of participating teachers responded favorably to the Protocol, validating its importance and applicability for the category as a classroom teaching strategy, reinforcing its mediating role in the elaboration of the PEI for the school attendance of autistic students in the classroom.
Autism, Protocol, Evaluation, Educational Service
title_short Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
title_full Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
title_fullStr Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
title_full_unstemmed Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
title_sort Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
author Torres, Amanda da Silva Pereira
author_facet Torres, Amanda da Silva Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos
Lione, Viviane de Oliveira Freitas
Coelho, Cristina Lúcia Maia
Santos, Flávio Roberto de Carvalho
Braz, Ruth Maria Mariani
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Amanda da Silva Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo, Protocolo, Avaliação, Atendimento Educacional Especializado
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Avaliação educacional, Educação infantil
Based on the difficulties encountered by the teacher to understand the behavioral manifestations and to identify basic functioning skills of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the research sought to develop an instrument capable of assisting the educator in his pedagogical practices in the classroom. It concerns a Socio-Academic Research Protocol for School Assistance of Autistic Students in the Classroom, subsidized by a Training Course for its applicability. With the technical strengthening of the teacher and his instrumentalization in the classroom, the importance of assessment, educational diagnosis, intervention, and psychoeducational stimulation will be addressed, based on the neurodiverse characteristics of the student with ASD for the preparation of the Individualized Teaching Plan. The specialized educational service will consider the importance of this information, contributing to the respect for the singularity, schooling, and promotion of citizenship of the student with Autism Spectrum Disorder. Through an exploratory study applied with a quantitative and qualitative approach, bibliographic research with the same thematic interest and being influenced by scales and instruments respected by the scientific community, the research was conducted with a group of 10 teachers from a Municipal Unit of Early Childhood Education in the municipality from Niteroi. The group of participating teachers responded favorably to the Protocol, validating its importance and applicability for the category as a classroom teaching strategy, reinforcing its mediating role in the elaboration of the PEI for the school attendance of autistic students in the classroom.
Autism, Protocol, Evaluation, Educational Service
topic Autismo, Protocolo, Avaliação, Atendimento Educacional Especializado
Transtorno autístico, Educação inclusiva, Avaliação educacional, Educação infantil
Based on the difficulties encountered by the teacher to understand the behavioral manifestations and to identify basic functioning skills of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the research sought to develop an instrument capable of assisting the educator in his pedagogical practices in the classroom. It concerns a Socio-Academic Research Protocol for School Assistance of Autistic Students in the Classroom, subsidized by a Training Course for its applicability. With the technical strengthening of the teacher and his instrumentalization in the classroom, the importance of assessment, educational diagnosis, intervention, and psychoeducational stimulation will be addressed, based on the neurodiverse characteristics of the student with ASD for the preparation of the Individualized Teaching Plan. The specialized educational service will consider the importance of this information, contributing to the respect for the singularity, schooling, and promotion of citizenship of the student with Autism Spectrum Disorder. Through an exploratory study applied with a quantitative and qualitative approach, bibliographic research with the same thematic interest and being influenced by scales and instruments respected by the scientific community, the research was conducted with a group of 10 teachers from a Municipal Unit of Early Childhood Education in the municipality from Niteroi. The group of participating teachers responded favorably to the Protocol, validating its importance and applicability for the category as a classroom teaching strategy, reinforcing its mediating role in the elaboration of the PEI for the school attendance of autistic students in the classroom.
Autism, Protocol, Evaluation, Educational Service
description Com base nas dificuldades encontradas pelo professor para compreender as manifestações comportamentais e identificar habilidades básicas do funcionamento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a pesquisa buscou elaborar um instrumento capaz de auxiliar o educador em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Diz respeito a um Protocolo de Investigação sócio Acadêmica para Atendimento Escolar de Aluno Autistas em Sala de Aula, subsidiado por um Curso de Capacitação para sua aplicabilidade. Com o fortalecimento técnico do professor e sua instrumentalização em sala de aula, tratar-se-á da importância da avaliação, diagnóstico educacional, intervenção e estimulação psico educacional, a partir das características neuro diversas do aluno com TEA para elaboração do Plano de Ensino Individualizado. O atendimento educacional especializado levará em consideração a importância dessas informações, contribuindo para o respeito à singularidade, escolarização e promoção da cidadania do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Através de um estudo exploratório aplicado com abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisas bibliográficas com o mesmo interesse temático e sob influência de escalas e instrumentos respeitados pela comunidade científica, a pesquisa foi conduzida com um grupo de 10 professores de uma Unidade Municipal de Educação Infantil do município de Niterói. O grupo de professores participantes, respondeu de maneira favorável ao Protocolo, validando sua importância e aplicabilidade para a categoria como estratégia de ensino em sala de aula, reforçando sua função mediadora na elaboração do PEI para o atendimento escolar de alunos autistas em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T16:49:12Z
2023-09-15T16:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Amanda da Silva Pereira. Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos. 2020. 202 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30368
identifier_str_mv TORRES, Amanda da Silva Pereira. Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos. 2020. 202 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838675531202560