A biblioteca e a formação do pequeno leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Teresa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor.
id UFF-2_8f543d0899d5dae2b05b2643cd06d4b0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24426
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A biblioteca e a formação do pequeno leitorBiblioteca escolarFormação de leitoresLiteratura infantilPapel do bibliotecárioBiblioteca infantilBiblioteca escolarLiteratura infantilBibliotecárioLeitorForming readersInfant literatureLibrarian roleScholar libraryEste trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor.This paper claims to present the importance of a scholar library forming infants readers and the librarian role in this environment. The theoretical framework is based on the social role of the librarian and the role of book as a knowledge source. In addition, the importance of the mediator and teacher in these activities considering the multidisciplinary issue. In the beginning is presented an overview of the context of reading, forming readers and finally forming infant readers. Presents also the Brazilian reality about reading and the places provided to it as well motivation activities including the role of the family forming the infant reader. The scholar library Flor de Papel is presented as a benchmark where there are specific activities for infants, allowing children to have a relation with books and build the reading habit, as well the acquisition of reading fluency. Using the experience of the scholar library Flor de Papel, the benefits of these activities are presented in final considerations and also what is the expectations for the future of reading and infants readers.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesMilani, Suellen OliveiraBossy, Marcia JurkiewiczSilva, Daniela Teresa da2022-01-31T18:28:51Z2022-01-31T18:28:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-31T18:28:54Zoai:app.uff.br:1/24426Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:45.951602Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca e a formação do pequeno leitor
title A biblioteca e a formação do pequeno leitor
spellingShingle A biblioteca e a formação do pequeno leitor
Silva, Daniela Teresa da
Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literatura infantil
Papel do bibliotecário
Biblioteca infantil
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Bibliotecário
Leitor
Forming readers
Infant literature
Librarian role
Scholar library
title_short A biblioteca e a formação do pequeno leitor
title_full A biblioteca e a formação do pequeno leitor
title_fullStr A biblioteca e a formação do pequeno leitor
title_full_unstemmed A biblioteca e a formação do pequeno leitor
title_sort A biblioteca e a formação do pequeno leitor
author Silva, Daniela Teresa da
author_facet Silva, Daniela Teresa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Milani, Suellen Oliveira
Bossy, Marcia Jurkiewicz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Teresa da
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literatura infantil
Papel do bibliotecário
Biblioteca infantil
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Bibliotecário
Leitor
Forming readers
Infant literature
Librarian role
Scholar library
topic Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literatura infantil
Papel do bibliotecário
Biblioteca infantil
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Bibliotecário
Leitor
Forming readers
Infant literature
Librarian role
Scholar library
description Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-31T18:28:51Z
2022-01-31T18:28:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Silva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823649509867520