A biblioteca e a formação do pequeno leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor. |
id |
UFF-2_8f543d0899d5dae2b05b2643cd06d4b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24426 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A biblioteca e a formação do pequeno leitorBiblioteca escolarFormação de leitoresLiteratura infantilPapel do bibliotecárioBiblioteca infantilBiblioteca escolarLiteratura infantilBibliotecárioLeitorForming readersInfant literatureLibrarian roleScholar libraryEste trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor.This paper claims to present the importance of a scholar library forming infants readers and the librarian role in this environment. The theoretical framework is based on the social role of the librarian and the role of book as a knowledge source. In addition, the importance of the mediator and teacher in these activities considering the multidisciplinary issue. In the beginning is presented an overview of the context of reading, forming readers and finally forming infant readers. Presents also the Brazilian reality about reading and the places provided to it as well motivation activities including the role of the family forming the infant reader. The scholar library Flor de Papel is presented as a benchmark where there are specific activities for infants, allowing children to have a relation with books and build the reading habit, as well the acquisition of reading fluency. Using the experience of the scholar library Flor de Papel, the benefits of these activities are presented in final considerations and also what is the expectations for the future of reading and infants readers.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesMilani, Suellen OliveiraBossy, Marcia JurkiewiczSilva, Daniela Teresa da2022-01-31T18:28:51Z2022-01-31T18:28:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-31T18:28:54Zoai:app.uff.br:1/24426Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:45.951602Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
title |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
spellingShingle |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor Silva, Daniela Teresa da Biblioteca escolar Formação de leitores Literatura infantil Papel do bibliotecário Biblioteca infantil Biblioteca escolar Literatura infantil Bibliotecário Leitor Forming readers Infant literature Librarian role Scholar library |
title_short |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
title_full |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
title_fullStr |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
title_full_unstemmed |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
title_sort |
A biblioteca e a formação do pequeno leitor |
author |
Silva, Daniela Teresa da |
author_facet |
Silva, Daniela Teresa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lück, Esther Hermes Milani, Suellen Oliveira Bossy, Marcia Jurkiewicz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Teresa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Formação de leitores Literatura infantil Papel do bibliotecário Biblioteca infantil Biblioteca escolar Literatura infantil Bibliotecário Leitor Forming readers Infant literature Librarian role Scholar library |
topic |
Biblioteca escolar Formação de leitores Literatura infantil Papel do bibliotecário Biblioteca infantil Biblioteca escolar Literatura infantil Bibliotecário Leitor Forming readers Infant literature Librarian role Scholar library |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-01-31T18:28:51Z 2022-01-31T18:28:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Silva, Daniela Teresa da. A biblioteca e a formação do pequeno leitor. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823649509867520 |