Corpo mosaico: transformações espaço-temporais na dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31254 |
Resumo: | A proposta desse trabalho é a de pesquisar os movimentos corporais na dança com base nos estudos de Rudolf Laban, que leva em conta o espaço do corpo do bailarino, sua esfera pessoal e o espaço ao redor, espaço comum ou geral. Os movimentos corporais, na perspectiva desse trabalho, são visualizados como traçados que o ponto desenha ao se deslocar nos planos de espaço, segundo a Teoria das transformações Pontiais do Desenho Geométrico. Esse esquema no qual configurações são definidas pelos percursos de pontos que se deslocam no plano é transposto para o movimento das partes do corpo do bailarino - tomadas como unidades pontuais - e também para o movimento do próprio corpo considerado como um ponto que se desloca na superfície do plano cenográfico. Como são inúmeras as possibilidades de criação na arte da dança, propõe-se associar às Transformações Pontuais, a Teoria das Estranhezas. Nesse sentido, essa teoria, que também trata de transformações, apóia a perspectiva de que formas fluidas do moviemtno conformam mosaicos de alta complexidade. Esses mosaicos são recochecidos na coreografia Presenças no tempo e nos corpos que a interpretam |
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Corpo mosaico: transformações espaço-temporais na dançaBody Mosaic: Space-Time Transformations in DanceDançaRudolf LabanTeoria das transformações pontuaisTeoria das estranhezasDançaBailarinoCoreografiaLaban, Rudolf von 1879-1958DanceRudolf LabanPunctual transformations theoryTeoria das estranhezasA proposta desse trabalho é a de pesquisar os movimentos corporais na dança com base nos estudos de Rudolf Laban, que leva em conta o espaço do corpo do bailarino, sua esfera pessoal e o espaço ao redor, espaço comum ou geral. Os movimentos corporais, na perspectiva desse trabalho, são visualizados como traçados que o ponto desenha ao se deslocar nos planos de espaço, segundo a Teoria das transformações Pontiais do Desenho Geométrico. Esse esquema no qual configurações são definidas pelos percursos de pontos que se deslocam no plano é transposto para o movimento das partes do corpo do bailarino - tomadas como unidades pontuais - e também para o movimento do próprio corpo considerado como um ponto que se desloca na superfície do plano cenográfico. Como são inúmeras as possibilidades de criação na arte da dança, propõe-se associar às Transformações Pontuais, a Teoria das Estranhezas. Nesse sentido, essa teoria, que também trata de transformações, apóia a perspectiva de que formas fluidas do moviemtno conformam mosaicos de alta complexidade. Esses mosaicos são recochecidos na coreografia Presenças no tempo e nos corpos que a interpretamThe purpose of this study is to investigate the body movements in the dance based on the studies of Rudolf Laban, which takes into account the space of the dancer's body, his personal sphere and the space around a common area or general. Body movements, from the perspective of this work, are seen as the point draws strokes that move in the space plans, according to the theory of transformations Pontiais Geometric Design. This scheme in which settings are defined by paths of moving points in the plane is transposed to the movement of parts of the dancer's body - taken as specific units - and also to the movement of the body itself considered as a point that moves on the surface scenographic plan. As there are countless possibilities for creation in the art of dance, it is proposed to involve the Teoria da Estranhezas to the punctual transformations. In that sense, this theory, which also handles trasformations, sopports the idea that the fluid movements of forms create mosaics of higjh complexity. These mosaics are recognized in the choreography Presenças no tempo and in the bodies of those dancers that interpret it162 p,Cerbino, Ana Beatriz Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8061466348939902Maluf, Ued Martins ManjudHofstra, Denise Telles NascimentoOliveira, Luiz Sérgio dehttp://lattes.cnpq.br/2991001523172455Brasil, Iris Aparecida2023-11-26T23:18:08Z2023-11-26T23:18:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRASIL, Iris Aparecida. Corpo mosaico: transformações espaço-temporais na dança. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31254CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-26T23:18:12Zoai:app.uff.br:1/31254Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:21.539237Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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