Planejamento da mobilidade urbana como ferramenta de gestão: reflexões sobre o caso da cidade de São Gonçalo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23794 |
Resumo: | A cidade de São Gonçalo teve seu auge em meados do século XX quando era reconhecida como a Manchester Fluminense, referência à cidade inglesa conhecida pela sua concentração industrial. Entretanto São Gonçalo perdeu seu status em alguns anos devido a uma série de fatores, um deles caracterizado como a obsolescência devido ao pouco estimulo do Estado e a ausência de um reconhecimento do seu potencial econômico. O desdobramento desse processo de desindustrialização culminou na consolidação do município como cidade dormitório, ou melhor, uma periferia consolidada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atualmente a cidade vive em meio a uma crise da mobilidade - a qual abrange toda a região metropolitana - e sofre com a precarização de sua infraestrutura urbana. Dado o cenário econômico municipal e federal, caracterizado pela redução de investimentos, a pesquisa busca encontrar proposições que estabeleçam um caminho que corrobore para o desenvolvimento sustentável da cidade. O objetivo geral será demonstrar a importância da mobilidade urbana como instrumento estruturante na gestão da cidade. O processo de planejamento da mobilidade então se coloca como uma ferramenta capaz de contribuir para ordenar o território e viabilizar instrumentos urbanísticos para o financiamento de melhorias urbanas. |
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Planejamento da mobilidade urbana como ferramenta de gestão: reflexões sobre o caso da cidade de São GonçaloMobilidade urbanaPlanejamento urbanoGestão públicaTerritórioPeriferiaMobilidade urbanaPllanejamento urbanoOrganização espacialSão Gonçalo (RJ)Urban mobilityUrban planningPublic managementTerritoryPeripheryA cidade de São Gonçalo teve seu auge em meados do século XX quando era reconhecida como a Manchester Fluminense, referência à cidade inglesa conhecida pela sua concentração industrial. Entretanto São Gonçalo perdeu seu status em alguns anos devido a uma série de fatores, um deles caracterizado como a obsolescência devido ao pouco estimulo do Estado e a ausência de um reconhecimento do seu potencial econômico. O desdobramento desse processo de desindustrialização culminou na consolidação do município como cidade dormitório, ou melhor, uma periferia consolidada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atualmente a cidade vive em meio a uma crise da mobilidade - a qual abrange toda a região metropolitana - e sofre com a precarização de sua infraestrutura urbana. Dado o cenário econômico municipal e federal, caracterizado pela redução de investimentos, a pesquisa busca encontrar proposições que estabeleçam um caminho que corrobore para o desenvolvimento sustentável da cidade. O objetivo geral será demonstrar a importância da mobilidade urbana como instrumento estruturante na gestão da cidade. O processo de planejamento da mobilidade então se coloca como uma ferramenta capaz de contribuir para ordenar o território e viabilizar instrumentos urbanísticos para o financiamento de melhorias urbanas.The city of São Gonçalo had its peak in the middle of the 20th century when it was recognized as Manchester Fluminense, a reference to the English city known for its industrial concentration. However, São Gonçalo lost its status in a few years due to a number of factors, one characterized as obsolescence due to the lack of state stimulation and the lack of recognition of its economic potential. The unfolding of this process of deindustrialization culminated in the consolidation of the city as a dormitory city, or rather a consolidated periphery of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. Today the city lives in the middle of a mobility crisis - which covers the entire metropolitan region - and suffers from the precariousness of its urban infrastructure. Given the municipal and federal economic scenario, characterized by the reduction of investments, the research seeks to find propositions that establish a path that corroborates for the sustainable development of the city. The overall objective will be to demonstrate the importance of urban mobility as a structuring tool in city management. So, the process of mobility planning is as a tool capable of helping to organize the territory and make feasible urban planning instruments for the financing of urban improvements.153 f.NiteróiAraujo, Eloísa Carvalho deSalandia, Luis Fernando ValverdeMoreira, Pedro da LuzNacif, Cristina LontraFrança, Poliana de Souza Borges2021-12-06T18:30:49Z2021-12-06T18:30:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23794Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T18:30:49Zoai:app.uff.br:1/23794Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:49.039125Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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