Construção de indicadores de sustentabilidade em uma pequena empresa moveleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith, Pedro Silva Chagas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28545
Resumo: Os aspectos sustentáveis estão inseridos nas empresas, ao passo que o mercado começou a se mostrar preocupado em analisar as questões da sustentabilidade dos empreendimentos. Neste contexto, com o aumento da competitividade, diversos instrumentos surgiram para mensurar o cenário das empresas frente as questões sustentáveis. Através deste novo modelo de negócio os grandes empresários despontam na utilização de estratégias sustentáveis para os seus negócios, de contrapartida os pequenos empresários apresentam uma complexidade para lidar com essas questões em seus empreendimentos. Esse problema é acarretado pela falta de estrutura que muitos desses micros e pequenos empresários enfrentam muitas vezes. Deste modo, a empresa estudada está inserida no setor de varejo, sendo uma empresa de pequeno porte, onde esta é uma empresa moveleira, que apresenta diversas dificuldades no seu dia a dia e como a maioria dos empresários, se faz difícil a compreensão de qual o seu nível de maturidades nos aspectos sustentáveis, pela falta de sistematização dos dados da organização. Sendo assim, o presente trabalho objetiva compreender qual é o atual panorama da organização nas questões sustentáveis mediante a perspectiva de seus stakeholders. Foi utilizado o Design Thinking como metodologia do trabalho, e foi empregado a ferramenta da matriz de materialidade, para que seja possível a real compreensão de quais são os tópicos materiais pertinentes para o empreendimento. Após a realização da matriz foi possível comparar os tópicos materiais da organização com o mercado, para uma primeira validação se a questão estaria condizente. Por fim, foram elaborados indicadores de sustentabilidade a partir dos temas materiais para que a organização conseguisse mensurar o seu desenvolvimento sustentável. Foi utilizado a metodologia SMART para gerar indicadores mais precisos e pertinentes para o estudo. Também foram elaboradas metas ambiciosas e claras para gerar um caminho de auxílio para a empresa do estudo
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Deste modo, a empresa estudada está inserida no setor de varejo, sendo uma empresa de pequeno porte, onde esta é uma empresa moveleira, que apresenta diversas dificuldades no seu dia a dia e como a maioria dos empresários, se faz difícil a compreensão de qual o seu nível de maturidades nos aspectos sustentáveis, pela falta de sistematização dos dados da organização. Sendo assim, o presente trabalho objetiva compreender qual é o atual panorama da organização nas questões sustentáveis mediante a perspectiva de seus stakeholders. Foi utilizado o Design Thinking como metodologia do trabalho, e foi empregado a ferramenta da matriz de materialidade, para que seja possível a real compreensão de quais são os tópicos materiais pertinentes para o empreendimento. Após a realização da matriz foi possível comparar os tópicos materiais da organização com o mercado, para uma primeira validação se a questão estaria condizente. Por fim, foram elaborados indicadores de sustentabilidade a partir dos temas materiais para que a organização conseguisse mensurar o seu desenvolvimento sustentável. Foi utilizado a metodologia SMART para gerar indicadores mais precisos e pertinentes para o estudo. Também foram elaboradas metas ambiciosas e claras para gerar um caminho de auxílio para a empresa do estudoThe sustainable aspects are inserted in the companies, while the market started to show concern in analyzing the sustainability issues of the enterprises. In this context, with the increase in competitiveness, several instruments have emerged to measure the scenario of companies facing sustainable issues. Through this new business model, large entrepreneurs emerge in the use of sustainable strategies for their businesses, on the other hand, small entrepreneurs have a complexity to deal with these issues in their ventures. This problem is caused by the lack of structure that many of these micro and small entrepreneurs often face. In this way, the company studied is inserted in the retail sector, being a small company, where this is a furniture company, which presents several difficulties in its day to day and, like most entrepreneurs, it is difficult to understand which their level of maturity in sustainable aspects, due to the lack of systematization of the organization's data. Therefore, the present work aims to understand what the current panorama of the organization in terms of sustainable issues from the perspective of its stakeholders is. Design Thinking was used as a work methodology, and the materiality matrix tool was used, so that a real understanding of what are the relevant material topics for the enterprise is possible. After the creation of the matrix, it was possible to compare the material topics of the organization with the market, for a first validation if the question would be consistent. Finally, sustainability indicators were created based on material topics so that the organization could measure its sustainable development. The SMART methodology was used to generate more accurate and relevant indicators for the study. Ambitious and clear goals were also elaborated to generate a path of assistance for the company in the study80 p.Valdiviezo Viera, Luis EnriqueMachado, Flávio SilvaNarcizo, Ramon BaptistaSilva, Guido VazFleith, Pedro Silva Chagas2023-04-14T20:02:56Z2023-04-14T20:02:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFLEITH, Pedro Silva Chagas. Construção de indicadores de sustentabilidade em uma pequena empresa moveleira. 2022. 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