Residência em enfermagem em saúde da família na cidade do Rio de Janeiro: gênese e trajetória
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22930 http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.13393873792 |
Resumo: | Esta pesquisa foi pautada procurando entender quais são os percursos, desafios e contribuições dos Programas de Residência de Enfermagem em Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Objetivou-se analisar os Programas de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Família vinculados à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Buscou-se descrever os Programas de Residência, caracterizar o perfil dos seus egressos, bem como, discutir os percursos e dilemas dos Programas de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo combinado, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, através do levantamento de documentos norteadores dos Programas, de entrevistas com coordenadores e formuladores dos Programas de Residência, além da auto aplicação de questionário com os egressos das turmas de 2017, 2018 e 2019. Verificou-se que, os Projetos Políticos Pedagógicos dos programas de enfermagem em saúde da família do Rio de Janeiro apresentam similaridade nos objetivos educacionais e no perfil do egresso esperado. Entretanto, constatou-se heterogeneidade na organização didático-pedagógica e matrizes pedagógicas dos currículos formais dos programas. Na caracterização do perfil dos egressos, ficou evidenciado que um percentual significativo destes profissionais está atuando na Atenção Primária à Saúde carioca, demonstrando ordenação entre a formação de especialistas e necessidade da Rede. Na percepção dos egressos é uma formação apropriada, pois, oportuniza um agregar de conhecimento, de aperfeiçoamento das técnicas, de habilidades e atitudes para desenvolver competência. Constatou-se que, o ingresso dos profissionais entrevistados no competitivo mercado de trabalho foi potencializado, devido às competências adquiridas com a especialização nos moldes de Residência Uniprofissional em Enfermagem de Família e Comunidade. O município do Rio de Janeiro tem investido expressivamente em programas de formação de Enfermeiros de Família, priorizando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e atitudes na perspectiva nuclear. A implantação dos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família proporciona a integração ensino-serviço comunidade, tendo em vista uma proposta político-pedagógica reorientadas na perspectiva do Sistema Único de Saúde, mas especificamente, para Atenção Primária à Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisas sobre formação uniprofissional de enfermagem de família e comunidade ainda são escassas, por isso este estudo teve caráter exploratório e descritivo visando fornecer elementos para futuras pesquisas e para o debate sobre a temática. Cabe salientar que, atualmente, é um desafio discutir formação em serviço, devido ao cenário preocupante de reestruturação da Rede de Atenção Primária à Saúde, que teve como consequência a precarização da saúde e de seus profissionais |
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Foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo combinado, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, através do levantamento de documentos norteadores dos Programas, de entrevistas com coordenadores e formuladores dos Programas de Residência, além da auto aplicação de questionário com os egressos das turmas de 2017, 2018 e 2019. Verificou-se que, os Projetos Políticos Pedagógicos dos programas de enfermagem em saúde da família do Rio de Janeiro apresentam similaridade nos objetivos educacionais e no perfil do egresso esperado. Entretanto, constatou-se heterogeneidade na organização didático-pedagógica e matrizes pedagógicas dos currículos formais dos programas. Na caracterização do perfil dos egressos, ficou evidenciado que um percentual significativo destes profissionais está atuando na Atenção Primária à Saúde carioca, demonstrando ordenação entre a formação de especialistas e necessidade da Rede. Na percepção dos egressos é uma formação apropriada, pois, oportuniza um agregar de conhecimento, de aperfeiçoamento das técnicas, de habilidades e atitudes para desenvolver competência. Constatou-se que, o ingresso dos profissionais entrevistados no competitivo mercado de trabalho foi potencializado, devido às competências adquiridas com a especialização nos moldes de Residência Uniprofissional em Enfermagem de Família e Comunidade. O município do Rio de Janeiro tem investido expressivamente em programas de formação de Enfermeiros de Família, priorizando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e atitudes na perspectiva nuclear. A implantação dos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família proporciona a integração ensino-serviço comunidade, tendo em vista uma proposta político-pedagógica reorientadas na perspectiva do Sistema Único de Saúde, mas especificamente, para Atenção Primária à Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisas sobre formação uniprofissional de enfermagem de família e comunidade ainda são escassas, por isso este estudo teve caráter exploratório e descritivo visando fornecer elementos para futuras pesquisas e para o debate sobre a temática. Cabe salientar que, atualmente, é um desafio discutir formação em serviço, devido ao cenário preocupante de reestruturação da Rede de Atenção Primária à Saúde, que teve como consequência a precarização da saúde e de seus profissionaisThis research was guided trying to understand what are the paths, challenges and contributions of Nursing Residency Programs in Family Health in the city of Rio de Janeiro. The objective was to analyze the Uniprofessional Residency Programs in Family Health Nursing linked to the Municipal Health Department of Rio de Janeiro. We aimed to describe the Residency Programs, to characterize the profile of its graduates, as well as to discuss the paths and dilemmas of Uniprofessional Residency Programs in Family Health Nursing in Rio de Janeiro City. A combined descriptive exploratory study with a quantitative and qualitative approach was carried out in Rio de Janeiro City, Rio de Janeiro, Brazil. Data were collected from December 2019 to February 2020, through the survey of guiding documents from Programs, interviews with coordinators and formulators of Residency Programs proposal, in addition to the self-application of a questionnaire with graduates from 2017, 2018 and 2019 classes. It was found that Pedagogical Political Projects of Programs in Family Health Nursing in Rio de Janeiro have similarities in educational objectives and in the profile of expected graduate. However, there was heterogeneity in the didactic-pedagogical organization and pedagogical matrixes of formal curriculum. By characterizing the profile of graduates, it was evident that a significant percentage of these professionals are working in Primary Health Care in Rio de Janeiro, presenting ordering between specialists training and network needs. In graduate perception, it is an appropriate training, because it provides an opportunity to add knowledge, improve techniques, skills and attitudes to develop competence. It was found that the entry of professionals interviewed in the competitive labor market was enhanced, due to the skills acquired through specialization in Uniprofessional Residency in Family and Community Nursing terms. Rio de Janeiro county has significantly invested in training programs for Family Nurses, prioritizing knowledge, skills and attitudes development in nuclear perspective. The implementation of Family Health Nursing Residency Programs provides teachingservice-community integration, considering a political pedagogical proposal reoriented from the perspective of Brazilian Unified Health System, specifically for Primary Health Care in Rio de Janeiro City. Research on uniprofessional training in family andcommunity nursing is still scarce, therefore this study was exploratory and descriptive in order to provide elements for future research and to discuss this theme. We highlightthat nowadays it is a challenge to discuss in-service training, due to the worryingscenario of Primary Health Care Network restructuring, which has resulted in precariousness of health and its professionals113 f.NiteróiSilva Júnior, Aluísio Gomes daHenriques, Regina Lúcia MonteiroSilva, Ana Lúcia Abrahão daFlauzino, Regina FernandesFaria, Magda Guimarães de Araujohttp://lattes.cnpq.br/9535251214565678http://lattes.cnpq.br/9187474194134055http://lattes.cnpq.br/6191188266722058http://lattes.cnpq.br/7027005675544329http://lattes.cnpq.br/2119554238422949http://lattes.cnpq.br/4189110021351761Silva, Angela Fernandes Leal da2021-08-15T05:55:13Z2021-08-15T05:55:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Angela Fernandes Leal da. Residência em enfermagem em saúde da família na cidade do Rio de Janeiro: gênese e trajetória. 2020. 113 f. 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Esta pesquisa foi pautada procurando entender quais são os percursos, desafios e contribuições dos Programas de Residência de Enfermagem em Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Objetivou-se analisar os Programas de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Família vinculados à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Buscou-se descrever os Programas de Residência, caracterizar o perfil dos seus egressos, bem como, discutir os percursos e dilemas dos Programas de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo combinado, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, através do levantamento de documentos norteadores dos Programas, de entrevistas com coordenadores e formuladores dos Programas de Residência, além da auto aplicação de questionário com os egressos das turmas de 2017, 2018 e 2019. Verificou-se que, os Projetos Políticos Pedagógicos dos programas de enfermagem em saúde da família do Rio de Janeiro apresentam similaridade nos objetivos educacionais e no perfil do egresso esperado. Entretanto, constatou-se heterogeneidade na organização didático-pedagógica e matrizes pedagógicas dos currículos formais dos programas. Na caracterização do perfil dos egressos, ficou evidenciado que um percentual significativo destes profissionais está atuando na Atenção Primária à Saúde carioca, demonstrando ordenação entre a formação de especialistas e necessidade da Rede. Na percepção dos egressos é uma formação apropriada, pois, oportuniza um agregar de conhecimento, de aperfeiçoamento das técnicas, de habilidades e atitudes para desenvolver competência. Constatou-se que, o ingresso dos profissionais entrevistados no competitivo mercado de trabalho foi potencializado, devido às competências adquiridas com a especialização nos moldes de Residência Uniprofissional em Enfermagem de Família e Comunidade. O município do Rio de Janeiro tem investido expressivamente em programas de formação de Enfermeiros de Família, priorizando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e atitudes na perspectiva nuclear. A implantação dos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família proporciona a integração ensino-serviço comunidade, tendo em vista uma proposta político-pedagógica reorientadas na perspectiva do Sistema Único de Saúde, mas especificamente, para Atenção Primária à Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisas sobre formação uniprofissional de enfermagem de família e comunidade ainda são escassas, por isso este estudo teve caráter exploratório e descritivo visando fornecer elementos para futuras pesquisas e para o debate sobre a temática. Cabe salientar que, atualmente, é um desafio discutir formação em serviço, devido ao cenário preocupante de reestruturação da Rede de Atenção Primária à Saúde, que teve como consequência a precarização da saúde e de seus profissionais |
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