O que/como os estudantes do ensino médio precisam viveraprender na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Simone Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24831
Resumo: O objetivo geral dessa tese de Doutorado foi o de compreender os desejos de aprendizagens escolares de alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em permanente relação com vivências ocorridas no Espaço de Autogestão das Aprendizagens, como ambiente diferenciado de experiências de vida. O lócus é uma escola da rede privada, situada no Município de Niterói, RJ, e os viventes (sujeitos) da pesquisa narrativa constituem-se de um grupo de discentes do referido segmento, além de representantes da Equipe Técnico Pedagógica (Coordenadores, Orientadora Educacional e um Padre). A base teórico-metodológica foi tecida a partir de ideias e princípios do filósofo francês Edgar Morin, com o Paradigma da Complexidade, e do sociólogo conterrâneo Michel Maffesoli, com a Sociologia Compreensiva, além de outros relevantes aportes teóricos que se fundamentam no campo da análise simbólica, sensível e poética. No trajeto, historicizamos (eu e os viventes) as diferentes configurações do Espaço, ao longo de 14 anos, a fim de dar visibilidade ao que foi instituído durante esse tempo, e o que se fez instituinte nas vivências buscando, nesse movimento, compreender como os alunos perceberam a unidualidade sujeito-espaço, enquanto experiência, que ressoou na composição das suas humanidades. Como heurísticas para me encontrar com as “ideias- força” que emergiram no trajeto da pesquisa, utilizei a entrevista narrativa, conversas, textos escritos pelos sujeitos, análise de documentos escolares, fotografias e músicas. Para enfrentar a pergunta central “O que/como os estudantes do Ensino Médio precisam viveraprender na Escola?”, os achados foram analisados em consonância com os aportes teóricos que constituíram a base teórica metodológica do estudo, onde as palavras e seus sentidos, formaram grupos representativos de ideias/respostas, a partir de uma hermenêutica sensível e poética. A presente pesquisa revelou ações possíveis e necessárias de serem realizadas no espaço escolar, que atendam aos anseios dos estudantes do referido segmento, no que tange às suas formações como parte e como todo, que podem servir de inspiração para outras instituições e mesmo às políticas públicas em Educação.
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A base teórico-metodológica foi tecida a partir de ideias e princípios do filósofo francês Edgar Morin, com o Paradigma da Complexidade, e do sociólogo conterrâneo Michel Maffesoli, com a Sociologia Compreensiva, além de outros relevantes aportes teóricos que se fundamentam no campo da análise simbólica, sensível e poética. No trajeto, historicizamos (eu e os viventes) as diferentes configurações do Espaço, ao longo de 14 anos, a fim de dar visibilidade ao que foi instituído durante esse tempo, e o que se fez instituinte nas vivências buscando, nesse movimento, compreender como os alunos perceberam a unidualidade sujeito-espaço, enquanto experiência, que ressoou na composição das suas humanidades. Como heurísticas para me encontrar com as “ideias- força” que emergiram no trajeto da pesquisa, utilizei a entrevista narrativa, conversas, textos escritos pelos sujeitos, análise de documentos escolares, fotografias e músicas. Para enfrentar a pergunta central “O que/como os estudantes do Ensino Médio precisam viveraprender na Escola?”, os achados foram analisados em consonância com os aportes teóricos que constituíram a base teórica metodológica do estudo, onde as palavras e seus sentidos, formaram grupos representativos de ideias/respostas, a partir de uma hermenêutica sensível e poética. A presente pesquisa revelou ações possíveis e necessárias de serem realizadas no espaço escolar, que atendam aos anseios dos estudantes do referido segmento, no que tange às suas formações como parte e como todo, que podem servir de inspiração para outras instituições e mesmo às políticas públicas em Educação.The general objective of this PHD thesis was to understand the desires for school learning of high school students at Colégio Salesiano Santa Rosa, in permanent relationship with experiences that took place in the Learning Self-Management Space, as a unique environment for life experiences. The locus is a private school, located in the city of Niterói, RJ, and the individuals (subjects) of the narrative research consist of a group of students from that segment, in addition to representatives from the Pedagogical Technical Team (Coordinators, Educational Advisor and a Priest). The theoretical-methodological basis was based on the ideas and principles from the French philosopher Edgar Morin, with the Complexity Paradigm, and the compatriot sociologist Michel Maffesoli, with the Comprehensive Sociology, in addition to other relevant theoretical contributions based on the field of symbolic, sensitive and poetic analysis. Along the way, we historicized (the individuals and I) the different configurations of Space, over 14 years, in order to give visibility to what was instituted during that time, and what became instituting in the experiences, seeking, in this movement, how to understand how the students perceived the subject-space oneness, as an experience, which resonated in the composition of their humanities. As heuristics to meet the “force-ideas” that emerged in the course of the research, I used the narrative interview, conversations, texts written by the individuals, analysis of school documents, photographs and music. To face the central question “What/how do hight school students need to live and learn at school?”, the findings were analysed in line with the theoretical contributions which constituted the theoretical methodological basis of the study, where words and their meanings formed groups representatives of ideas/answers, from a sensitive and poetics hermeneutics. The present research revealed possible and necessary actions to be carried out in the school space, which meet the wishes of students in that segment, with regards to their training as a part and as a whole, which can inspire other institutions and even public policies in Education.206 p.Rangel, Mary TherezinhaChaves, Iduina Edith Mont ́Alverne BraunRojas, Angelina AccettaTerra, Dinah VasconcelosCardoso, Fernanda SerpaSouza, Ruidglan Barros deAlmeida, Leandro GouveiaSilva, Maria Letícia Miranda Barbosa daMoreira, Simone Araujo2022-03-31T17:44:59Z2022-03-31T17:44:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOREIRA, Simone Araujo. O que/como os estudantes do ensino médio precisam viveraprender na escola? 2022. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24831CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-31T17:45:04Zoai:app.uff.br:1/24831Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-31T17:45:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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