Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranja, Leticia Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4384
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal com relação às práticas, ações e programas de Responsabilidade Social Corporativa voltados para o público interno e propor melhorias. Para tal, foi realizada revisão da literatura sobre a evolução da Responsabilidade Social Corporativa, suas aplicações no âmbito do setor público e no ambiente interno das organizações. A pesquisa quantitativo-descritiva foi realizada a partir de levantamento (survey) utilizando questionário fechado desenvolvido a partir dos Indicadores Ethos voltados para as práticas de trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram a superioridade das percepções negativas dos servidores acerca das praticas de Responsabilidade Social Interna na autarquia, assim como o maior percentual de percepção negativa dos servidores sem cargo de chefia e com menos tempo de trabalho em relação à percepção dos servidores com cargo de chefia e com mais tempo de trabalho na autarquia. A pesquisa permitiu identificar o grupo de práticas relativas às Condições de Trabalho, Jornada e Qualidade de Vida como o mais relevante e o grupo de práticas relativas à Relação com Sindicatos o menos relevante para os servidores. De forma a melhorar a percepção dos servidores quanto às questões avaliadas negativamente é recomendável que sejam desenvolvidas ações e programas relacionados com o desenvolvimento profissional, empregabilidade e aposentadoria, saúde e segurança, condições de trabalho e qualidade de vida, e que sejam desenvolvidas ações direcionadas aos servidores sem cargos de chefia e com menos tempo de serviço, cujas percepções foram mais negativas.
id UFF-2_9294fdf2a6fb7e4d9988b7550c046a65
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4384
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federalResponsabilidade social corporativaResponsabilidade social internaAdministração públicaServidores públicosResponsabilidade socialAdministração públicaServidor públicoCorporate social responsibilityInternal social responsibilityPublic administrationCivil servantsO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal com relação às práticas, ações e programas de Responsabilidade Social Corporativa voltados para o público interno e propor melhorias. Para tal, foi realizada revisão da literatura sobre a evolução da Responsabilidade Social Corporativa, suas aplicações no âmbito do setor público e no ambiente interno das organizações. A pesquisa quantitativo-descritiva foi realizada a partir de levantamento (survey) utilizando questionário fechado desenvolvido a partir dos Indicadores Ethos voltados para as práticas de trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram a superioridade das percepções negativas dos servidores acerca das praticas de Responsabilidade Social Interna na autarquia, assim como o maior percentual de percepção negativa dos servidores sem cargo de chefia e com menos tempo de trabalho em relação à percepção dos servidores com cargo de chefia e com mais tempo de trabalho na autarquia. A pesquisa permitiu identificar o grupo de práticas relativas às Condições de Trabalho, Jornada e Qualidade de Vida como o mais relevante e o grupo de práticas relativas à Relação com Sindicatos o menos relevante para os servidores. De forma a melhorar a percepção dos servidores quanto às questões avaliadas negativamente é recomendável que sejam desenvolvidas ações e programas relacionados com o desenvolvimento profissional, empregabilidade e aposentadoria, saúde e segurança, condições de trabalho e qualidade de vida, e que sejam desenvolvidas ações direcionadas aos servidores sem cargos de chefia e com menos tempo de serviço, cujas percepções foram mais negativas.The following paper aims to analyze the perception of civil servants from a federal autarchy regarding its practices, actions and Corporate Social Responsibility programs towards its servants, as well as proposing improvements. Thus, a revision of the existing literature on the evolution of Corporate Social Responsibility was carried out, as well as its applications on the public sector and inside its organizations. The quantitative-descriptive research was performed from a survey using a closed questionnaire developed from the Ethos Indicators focused on workforce. The research results indicated the dominance of a negative perception by the servants regarding Internal Social Responsibility practices in the autarchy, as well as the dominant negative perception from servants without leadership positions and with shorter length of service against the point of view of servants that occupy leadership positions and with longer length of service. The research allowed the identification of practices related to Working Conditions, Working Day and Life Quality as being more relevant, and practices regarding Unions Relations as being the least relevant for servants. In order to improve the perception of the servants on the issues evaluated negatively it is recommended to developed actions and programs related to professional development, employability and retirement, health and safety, working conditions and life quality, and to developed actions aimed at employees without leadership positions and with shorter length of service, whose perceptions were more negative.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Stella Regina Reis daLourenço, Maristela SoaresSantos, Isaac José Antônio Luquetti dosLaranja, Leticia Cruz2017-09-04T13:24:00Z2017-09-04T13:24:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4384Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:56Zoai:app.uff.br:1/4384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:34.341476Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
title Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
spellingShingle Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
Laranja, Leticia Cruz
Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social interna
Administração pública
Servidores públicos
Responsabilidade social
Administração pública
Servidor público
Corporate social responsibility
Internal social responsibility
Public administration
Civil servants
title_short Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
title_full Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
title_fullStr Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
title_full_unstemmed Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
title_sort Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal
author Laranja, Leticia Cruz
author_facet Laranja, Leticia Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Stella Regina Reis da
Lourenço, Maristela Soares
Santos, Isaac José Antônio Luquetti dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranja, Leticia Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social interna
Administração pública
Servidores públicos
Responsabilidade social
Administração pública
Servidor público
Corporate social responsibility
Internal social responsibility
Public administration
Civil servants
topic Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social interna
Administração pública
Servidores públicos
Responsabilidade social
Administração pública
Servidor público
Corporate social responsibility
Internal social responsibility
Public administration
Civil servants
description O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal com relação às práticas, ações e programas de Responsabilidade Social Corporativa voltados para o público interno e propor melhorias. Para tal, foi realizada revisão da literatura sobre a evolução da Responsabilidade Social Corporativa, suas aplicações no âmbito do setor público e no ambiente interno das organizações. A pesquisa quantitativo-descritiva foi realizada a partir de levantamento (survey) utilizando questionário fechado desenvolvido a partir dos Indicadores Ethos voltados para as práticas de trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram a superioridade das percepções negativas dos servidores acerca das praticas de Responsabilidade Social Interna na autarquia, assim como o maior percentual de percepção negativa dos servidores sem cargo de chefia e com menos tempo de trabalho em relação à percepção dos servidores com cargo de chefia e com mais tempo de trabalho na autarquia. A pesquisa permitiu identificar o grupo de práticas relativas às Condições de Trabalho, Jornada e Qualidade de Vida como o mais relevante e o grupo de práticas relativas à Relação com Sindicatos o menos relevante para os servidores. De forma a melhorar a percepção dos servidores quanto às questões avaliadas negativamente é recomendável que sejam desenvolvidas ações e programas relacionados com o desenvolvimento profissional, empregabilidade e aposentadoria, saúde e segurança, condições de trabalho e qualidade de vida, e que sejam desenvolvidas ações direcionadas aos servidores sem cargos de chefia e com menos tempo de serviço, cujas percepções foram mais negativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04T13:24:00Z
2017-09-04T13:24:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4384
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4384
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700642627584