Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34072
Resumo: A presente pesquisa buscou realizar, à luz da Antropologia Urbana, uma etnografia à margem da Avenida Brasil – mais antiga via arterial da cidade que modificou permanentemente o tecido urbano – e no interior do campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz – instituição que faz fronteira com a referida via e é anterior à construção dela. Os objetivos do estudo são, portanto, destacar os contrastes urbanos e sociais no espaço, investigar as formas de uso e apropriação da materialidade da cidade e analisar as fronteiras que se manifestam em um “ponto nodal” do Rio de Janeiro. Para atingir tais objetivos, este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo em paralelo com registros fotográficos, observação participante e levantamento de documentos em acervo disponível na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Os resultados revelaram que a cidade é criativamente apropriada pelos seus habitantes, demonstrando que os usos e práticas podem transformar a função original de um equipamento urbano. Com relação às fronteiras, a pesquisa evidenciou que algumas são mais rígidas do que outras, mas elas têm o potencial de serem também transformadas de acordo com seus usos, como revelou o caso dos “buraquinhos” em um dos muros da Fiocruz.
id UFF-2_9324183b02af5ad0fc200bc1a2daabbb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34072
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e FiocruzAvenida BrasilFiocruzFronteirasTransformações urbanasManguinhosAntropologia urbanaEtnografiaFundação Oswaldo CruzAvenida BrasilFiocruzBoundariesUrban transformationsManguinhosA presente pesquisa buscou realizar, à luz da Antropologia Urbana, uma etnografia à margem da Avenida Brasil – mais antiga via arterial da cidade que modificou permanentemente o tecido urbano – e no interior do campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz – instituição que faz fronteira com a referida via e é anterior à construção dela. Os objetivos do estudo são, portanto, destacar os contrastes urbanos e sociais no espaço, investigar as formas de uso e apropriação da materialidade da cidade e analisar as fronteiras que se manifestam em um “ponto nodal” do Rio de Janeiro. Para atingir tais objetivos, este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo em paralelo com registros fotográficos, observação participante e levantamento de documentos em acervo disponível na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Os resultados revelaram que a cidade é criativamente apropriada pelos seus habitantes, demonstrando que os usos e práticas podem transformar a função original de um equipamento urbano. Com relação às fronteiras, a pesquisa evidenciou que algumas são mais rígidas do que outras, mas elas têm o potencial de serem também transformadas de acordo com seus usos, como revelou o caso dos “buraquinhos” em um dos muros da Fiocruz.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro139 p.Veiga, Felipe BerocanPires, Lenin dos SantosFreire, Leticia de Lunahttp://lattes.cnpq.br/2458436901945268Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de2024-08-12T14:03:49Z2024-08-12T14:03:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Gabriel Guimarães Vasconcelos de. Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34072CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-12T14:03:54Zoai:app.uff.br:1/34072Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:51.051401Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
title Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
spellingShingle Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de
Avenida Brasil
Fiocruz
Fronteiras
Transformações urbanas
Manguinhos
Antropologia urbana
Etnografia
Fundação Oswaldo Cruz
Avenida Brasil
Fiocruz
Boundaries
Urban transformations
Manguinhos
title_short Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
title_full Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
title_fullStr Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
title_full_unstemmed Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
title_sort Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz
author Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de
author_facet Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Felipe Berocan
Pires, Lenin dos Santos
Freire, Leticia de Luna
http://lattes.cnpq.br/2458436901945268
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gabriel Guimarães Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Avenida Brasil
Fiocruz
Fronteiras
Transformações urbanas
Manguinhos
Antropologia urbana
Etnografia
Fundação Oswaldo Cruz
Avenida Brasil
Fiocruz
Boundaries
Urban transformations
Manguinhos
topic Avenida Brasil
Fiocruz
Fronteiras
Transformações urbanas
Manguinhos
Antropologia urbana
Etnografia
Fundação Oswaldo Cruz
Avenida Brasil
Fiocruz
Boundaries
Urban transformations
Manguinhos
description A presente pesquisa buscou realizar, à luz da Antropologia Urbana, uma etnografia à margem da Avenida Brasil – mais antiga via arterial da cidade que modificou permanentemente o tecido urbano – e no interior do campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz – instituição que faz fronteira com a referida via e é anterior à construção dela. Os objetivos do estudo são, portanto, destacar os contrastes urbanos e sociais no espaço, investigar as formas de uso e apropriação da materialidade da cidade e analisar as fronteiras que se manifestam em um “ponto nodal” do Rio de Janeiro. Para atingir tais objetivos, este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo em paralelo com registros fotográficos, observação participante e levantamento de documentos em acervo disponível na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Os resultados revelaram que a cidade é criativamente apropriada pelos seus habitantes, demonstrando que os usos e práticas podem transformar a função original de um equipamento urbano. Com relação às fronteiras, a pesquisa evidenciou que algumas são mais rígidas do que outras, mas elas têm o potencial de serem também transformadas de acordo com seus usos, como revelou o caso dos “buraquinhos” em um dos muros da Fiocruz.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-12T14:03:49Z
2024-08-12T14:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Gabriel Guimarães Vasconcelos de. Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34072
identifier_str_mv SOUSA, Gabriel Guimarães Vasconcelos de. Entre fronteiras e passagens: uma etnografia urbana a partir da Avenida Brasil e Fiocruz. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823606083092480