Análise de políticas públicas: uma contribuição ao debate da intersetorialidade a partir da experiência do Projeto Teias - Escola Manguinhos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15304 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é identificar possíveis abordagens na formulação de políticas públicas que privilegiem um maior grau de articulação entre elas de modo que se avance no debate do enfoque intersetorial com base na experiência do Projeto Teias – Escola Manguinhos. A partir dessa investigação, buscou-se descrever o contexto histórico, político e administrativo de formulação do projeto em questão e sua opção pela abordagem intersetorial, caracterizando as circunstâncias que favoreceram sua entrada nas agendas públicas do município, do estado e da união, levantando possibilidades e lacunas dessa abordagem e identificando possíveis outros enfoques na formulação de políticas públicas que estimulem uma maior interconexão entre elas e venham potencializar maiores ganhos sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo analítico e descritivo e utiliza a coleta de dados por meio de pesquisa documental e com fontes orais, tendo como sujeitos atores sociais envolvidos na elaboração do Projeto Teias – Escola Manguinhos. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo, tendo como sustentação o trabalho de Harold Lasswell e operacionalizados por meio do modelo analítico dos Múltiplos Fluxos, desenvolvido por John Kingdon. Os resultados da pesquisa confirmam a suposição inicial e, nesse sentido, comprovou-se a eficácia do modelo de Kingdon, que permitiu elencar fatores decisivos para a abertura da “janela política” que conduziu o Projeto Teias para dentro da agenda pública das três esferas governamentais, além de desconstruir o dilema da intersetorialidade apontando para a existência de um quadro multisetorialista. O estudo indica novas perspectivas, recomendando diretrizes para elaboração de uma nova matriz analítica que possa ser extravasada para um campo pleno de políticas, alargando o marco conceitual. Também sugere uma reflexão crítica sobre a realidade territorial do Complexo de Manguinhos, advertindo sobre a importância de transformar o aprendizado, adquirido no territórioescola, em ações e iniciativas que mudem para melhor a vida de uma população, em última análise, essencialmente dependente do SUS. |
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A partir dessa investigação, buscou-se descrever o contexto histórico, político e administrativo de formulação do projeto em questão e sua opção pela abordagem intersetorial, caracterizando as circunstâncias que favoreceram sua entrada nas agendas públicas do município, do estado e da união, levantando possibilidades e lacunas dessa abordagem e identificando possíveis outros enfoques na formulação de políticas públicas que estimulem uma maior interconexão entre elas e venham potencializar maiores ganhos sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo analítico e descritivo e utiliza a coleta de dados por meio de pesquisa documental e com fontes orais, tendo como sujeitos atores sociais envolvidos na elaboração do Projeto Teias – Escola Manguinhos. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo, tendo como sustentação o trabalho de Harold Lasswell e operacionalizados por meio do modelo analítico dos Múltiplos Fluxos, desenvolvido por John Kingdon. Os resultados da pesquisa confirmam a suposição inicial e, nesse sentido, comprovou-se a eficácia do modelo de Kingdon, que permitiu elencar fatores decisivos para a abertura da “janela política” que conduziu o Projeto Teias para dentro da agenda pública das três esferas governamentais, além de desconstruir o dilema da intersetorialidade apontando para a existência de um quadro multisetorialista. O estudo indica novas perspectivas, recomendando diretrizes para elaboração de uma nova matriz analítica que possa ser extravasada para um campo pleno de políticas, alargando o marco conceitual. Também sugere uma reflexão crítica sobre a realidade territorial do Complexo de Manguinhos, advertindo sobre a importância de transformar o aprendizado, adquirido no territórioescola, em ações e iniciativas que mudem para melhor a vida de uma população, em última análise, essencialmente dependente do SUS.The purpose of the research is to identify possible approaches in the development of public policies that emphasize a greater articulation between themselves in order to move forward the debate about the intersectoral approach based on the experience of Project Teias – Escola Manguinhos. From this investigation, the aim was to describe the historical, political and administrative context of the development of project in question and the option for an intersectoral approach, caracterizing the circumstances that favoured its entrance into the public agenda in the municipal, state and federal levels, raising possibilities and gaps of this approach and identifying other possible guidelines to the development of public policies that stimulate a greater interconnection between them and result in greater social gains. The research is of qualitative nature, analytical and descriptive, and utilizes data collection through research of documental and oral sources, with social actors involved in the development of Project Teias – Escola Manguinhos as its subjects. The data were analysed using the technique of Content Analysis, supported by the work of Harold Laswell and operationalised by way of the Multiple Stream analytical model developed by John Kingdon. The results of the research confirm the initial assumption and, in that sense, it was verified the eficacy of the Kingdon model, which made possible to enumerate the decisive factors to the opening of the “political window” that led the Project Teias inside the public agenda in the three levels of government, as well as to deconstruct the dilemma of intersectoriality pointing to the existence of a multisectoral framework. The study indicates new perspectives, recommending directives to the development of a new analytical matrix that may spill over to a wide field of policies, broadening the conceptual framework. It also suggests a critical reflection about the territorial reality of the Complexo de Manguinhos, warning about the importance of transforming the learning acquired at the territory-school in actions and initiatives that change for the better the life of a population ultimately dependent on SUS.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPolíticas PúblicasIntersetorialidadeProjeto Teias - Escola ManguinhosFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)Ciência PolíticaAnálise de políticas públicas: uma contribuição ao debate da intersetorialidade a partir da experiência do Projeto Teias - Escola ManguinhosPublic policies analysis: a contribution to the debate of intersectoriality from the experience of Project Teias – Escola Manguinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10331/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15992/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22308/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28676/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35108/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41456/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47912/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54302/2015%20-%20Antonio%20Lima%20Ornelas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2822Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-08-21T17:19:11Z No. of bitstreams: 1 2015 - Antonio Lima Ornelas.pdf: 2717091 bytes, checksum: e8d38162ad60bd6437d55d907cec141b (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-21T17:19:12Z (GMT). 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